15 filmes de guerra na era moderna para você assistir

Imagem dos filmes e guerra: Falcão Negro em Perigo, Top Gun: Maverick e O Grande Herói
Divulgação

Sendo um dos gêneros de filmes mais reconhecidos ao longo dos anos por conta dos seus efeitos (práticos e especiais) e suas abordagens de uma realidade dura que, muitas vezes, estão longe da realidade de vida da maioria dos espectadores que gostam esse tipo de produção, novos filmes de guerra são constantemente produzidos ao longo da história do cinema. E assim, mesmo que a maioria das pessoas assemelhem esse gênero à conflitos como as Guerras Mundiais e do Vietnã, existem vários projetos que focam em eras mais modernas e apresentam uma nova visão sob os combates modernos.

Pensando nisso, separamos alguns filmes de guerra da era moderna para você conferir quando tiver um tempinho e quiser embarcar em mais uma narrativa de ação que se passa em um cenário de conflitos.

Confira 15 filmes de guerra da era moderna para você assistir

Posto de Combate

Imagem do pôster de Posto de Combate
Divulgação

Durante a guerra do Afeganistão, vários postos avançados foram colocados para controlar o movimento Talibã e sua cadeia de suprimentos. Camp Keating, situado em um vale cercado por montanhas, era um deles. Um dia, quando 400 talibãs se reuniram para um ataque surpresa, cabia a eles alavancar as defesas precárias e a falta de munição e mão de obra que tinham, para sobreviver e voltar para seus entes queridos.

Aprovação da crítica: 92% no Rotten Tomatoes

Onde assistir: Netflix, Paramount+

Entre Irmãos

Imagem de divulgação do filme Entre Irmãos
Divulgação

Sam Cahill (Tobey Maguire) é um fuzileiro naval casado com Grace (Natalie Portman), sua namorada desde a infância, e com ela tem duas filhas: Isabelle (Bailee Madison) e Maggie (Taylor Grace Geare). Tommy (Jake Gyllenhaal) é seu irmão caçula, um andarilho que deixou recentemente a prisão. Ele é o provocador da família, o que vem à tona logo em sua primeira noite fora da prisão, em jantar com seus pais, Hank (Sam Shepard) e Elsie (Mare Winningham). Logo em seguida, Sam é enviado para o Afeganistão. Ele é dado como morto quando o helicóptero em que está é abatido nas montanhas.

A família Cahill fica em estado de choque e Tommy resolve assumir a responsabilidade por sua nora e sobrinhas. Só que Sam não está morto.

Aprovação da crítica: 64% no Rotten Tomatoes

Onde assistir: Prime Video

Guerra ao Terror

Cena do filme Guerra ao Terror
Divulgação

JT Sanborn (Anthony Mackie), Brian Geraghty (Owen Eldridge) e Matt Thompson (Guy Pearce) integram o esquadrão anti-bombas do exército americano, em ação em pleno Iraque. Eles trabalham na destruição de um explosivo, fazendo com que seja detonado sem que atinja alguém. Entretanto, um erro faz com que o artefato exploda e mate Thompson. Em seu lugar é enviado o sargento William James (Jeremy Renner), que possui grande sangue frio em ação. Isto gera alguns desentendimentos com Sanborn, que o considera irresponsável. Apesar disto, o trio segue na ativa, tendo consciência de que cada dia concluído de trabalho é um dia a mais de vida.

Aprovação da crítica: 97% no Rotten Tomatoes

Onde assistir: Prime Video, Netflix, Pluto TV

Rambo 4

Imagem de Sylvester Stallone em Rambo 4
Divulgação

Uma guerra civil acontece há quase 60 anos na fronteira com a Birmânia, envolvendo os birmaneses e a tribo karen. John Rambo (Sylvester Stallone) vive no norte da Tailândia, onde pilota um barco no rio Salween. Cansado de lutar, Rambo leva uma vida simples e solitária, apenas acompanhando o fluxo de rebeldes e refugiados. Até que surgem Sarah Miller (Julie Benz) e Michael Burnett (Paul Schulze), dois missionários que desejam levar alimentos e remédios às pessoas afetadas pela guerra.

Inicialmente relutante, Rambo aceita a proposta de levá-los pelo rio. Mas 10 dias depois o pastor Artur Marsh (Ken Howard) o procura, dizendo que os missionários foram capturados e que havia recolhido dinheiro para contratar mercenários para resgatá-los. O pastor agora quer que Rambo leve os mercenários até o local onde ele deixou os missionários, mas ele decide também participar da operação de resgate.

Aprovação da crítica: 37% no Rotten Tomatoes

Onde assistir: Prime Video, HBO Max

Atrás das Linhas Inimigas

Imagem do pôster do filme Atrás das Linhas Inimigas
Divulgação

Chris Burnett (Owen Wilson) é um aviador naval experiente que está frustrado por ter sido afastado das missões de combate. Durante uma missão de reconhecimento, Burnett fotografa algo que deveria ser mantido em sigilo e, por isso, tem seu avião abatido. Agora em meio às linhas inimigas, ele receberá ajuda do almirante Reignart (Gene Hackman), um oficial durão e antiquado que acredita que Burnett ainda não aprendeu o real significado de ser um soldado.

Aprovação da crítica: 37% no Rotten Tomatoes

Onde assistir: Por enquanto, o filme não está disponível para streaming.

Ato de Coragem

Imagem do poster do filme Ato de Coragem
Divulgação

Os conhecidos Navy SEALs são a divisão de elite da Marinha dos Estados Unidos e também os protagonistas desta produção, que conta a história da tentativa dos militares em resgatar um agente da CIA que foi sequestrado. O elenco conta com as presenças de verdadeiros oficiais da Marinha. A direção é da dupla Mike McCoy e Scott Waugh.

Aprovação da crítica: 28% no Rotten Tomatoes

Onde assistir: Por enquanto, o filme não está disponível para streaming.

Três Reis

Imagem do pôster do filme Três Reis
Divulgação

Em março de 1991, foi assinado o cessar-fogo na Guerra do Golfo. Em meio às comemorações no acampamento norte-americano, um mapa é descoberto junto a um dos prisioneiros iraquianos. Mostrando a rota de um tesouro enterrado no deserto do Iraque, quatro soldados americanos resolvem partir em sua busca.

Aprovação da crítica: 94% no Rotten Tomatoes

Onde assistir: HBO Max

Soldado Anônimo

Imagem do filme Soldado Anônimo
Divulgação

Swoff (Jake Gyllenhaal) é a terceira geração de sua família a servir ao exército. Ele passa pelo campo de treinamento antes de ser designado para lutar no Iraque, onde precisa carregar seu fuzil e cerca de 50 quilos de equipamento nas costas através de desertos escaldantes. Estando em local que não entende, lutando contra um inimigo que não consegue ver e sem entender direito o porquê de estar ali, Swoff e seus companheiros de batalhão sobrevivem à adversidade local usando o humor negro e o sarcasmo.

Aprovação da crítica: 60% no Rotten Tomatoes

Onde assistir: Disponível para alugar no Claro Vídeo, Amazon e Apple TV.

Lágrimas do Sol

Imagem do filme Lágrimas do Sol
Divulgação

A.K. Waters (Bruce Willis) é um dedicado e fiel tenente da Marinha, que recebe como missão ir até as selvas da Nigéria e resgatar a médica missionária Lena Hendricks (Monica Bellucci). Ao chegar ao local com sua unidade, Water precisa lidar com a imposição feita pela doutora: ou é levada juntamente a outros 70 refugiados de guerra, que seriam deixados na fronteira com Camarões, ou ficará onde está. Em dúvida entre cumprir sua missão e prestar ajuda humanitária aos refugiados, Waters decide atender ao apelo de Hendricks e levá-los com sua unidade. Porém logo a Marinha descobre que entre os refugiados está um homem procurado pela milícia rebelde nigeriana, o que põe toda a missão em perigo.

Aprovação da crítica: 34% no Rotten Tomatoes

Onde assistir: Netflix

Beasts of No Nation

Imagem do filme Beasts of No Nation
Divulgação

Em uma cidade africana, Agu (Abraham Attah) é uma criança, que atingida pela guerra, é transformada em soldado. Após a morte de seu pai por militantes, ele é obrigado a abandonar sua família para lutar na guerra civil da África do Sul, instruído por um grande comandante (Idris Elba) que o ensinará os caminhos de um conflito.

Aprovação da crítica: 91% no Rotten Tomatoes

Onde assistir: Netflix

A Hora Mais Escura

Imagem de Jessica Chastain no filme A Hora Mais Escura
Divulgação

Os ataques terroristas sofridos pelos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001 deram início a uma época de medo e paranoia do povo americano em relação ao inimigo, onde todos os esforços foram realizados na busca pelo líder da Al Qaeda, Osama bin Laden. Maya (Jessica Chastain) é uma agente da CIA que está por trás dos principais esforços em capturar Laden, por ter descoberto os interlocutores do líder do grupo terrorista. Com isso ela participa da operação que levou militares americanos a invadir o território paquistanês, com o objetivo de capturar e matar Bin Laden.

Aprovação da crítica: 91% no Rotten Tomatoes

Onde assistir: Prime Video, Netflix, Paramount+

Sniper Americano

Imagem de Bradley Cooper em Sniper Americano
Divulgação

Adaptado do livro “American Sniper: The Autobiography of the Most Lethal Sniper in U.S. Militar History“, Sniper Americano conta a história real de Chris Kyle (Bradley Cooper), atirador de elite das forças especiais da marinha americana. Durante cerca de dez anos ele matou mais de 150 pessoas, tendo recebido diversas condecorações por sua atuação na Guerra do Iraque.

Aprovação da crítica: 72% no Rotten Tomatoes

Onde assistir: HBO Max

O Grande Herói

Imagem do filme O Grande Herói
Divulgação

Baseada em fatos reais, a história acompanha o oficial da marinha norte-americana Marcus Luttrell (Mark Wahlberg), enviado ao Afeganistão em busca de um homem de confiança de Osama Bin Laden. Quando ele se depara com um homem idoso e três crianças, ele recebe ordens para matar os quatro, mas Marcus não tem coragem de fazê-lo. O paradeiro dos americanos é descoberto e logo toda a equipe é atacada por 250 homens armados, enviados pela Al Qaeda.

Aprovação da crítica: 75% no Rotten Tomatoes

Onde assistir: HBO Max

Top Gun: Maverick

Top Gun: Maverick imagem do filme
Divulgação

Na sequência de “Top Gun: Ases Indomáveis”, acompanhamos a história de Pete “Maverick” Mitchell (Tom Cruise), um piloto à moda antiga da Marinha que coleciona muitas condecorações, medalhas de combate e grande reconhecimento pela quantidade de aviões inimigos abatidos nos últimos 30 anos. Entretanto, nada disso foi suficiente para sua carreira decolar, visto que ele deixou de ser um capitão e tornou-se um instrutor. A explicação para esse declínio é simples: Ele continua sendo o mesmo piloto rebelde de sempre, que não hesita em romper os limites e desafiar a morte.

Nesta nova aventura, Maverick precisa provar que o fator humano ainda é fundamental no mundo contemporâneo das guerras tecnológicas. Após 34 anos do clássico, acompanhem o filme do premiado produtor Jerry Bruckheimer e de Joseph Kosinski, mesmo diretor de Tron: O Legado (2010) e Oblivion (2013).

Aprovação da crítica: 96% no Rotten Tomatoes

Onde assistir: Netflix, Paramount+

Falcão Negro em Segredo

Imagem do filme Falcão Negro em Segredo
Divulgação

Em outubro de 1993, os Estados Unidos enviaram um grande contingente de soldados para a Somália, que estava passando por uma guerra civil na época. O plano do exército americano era enviar tropas para o local a fim de desestabilizar o governo da Somália para poder levar comida e ajuda humanitária para a população faminta.

Em uma de suas missões, cerca de 100 soldados são enviados para capturar dois generais somalianos mas a operação, que deveria durar em torno de uma hora, passa por complicações quando dois helicópteros Black Hawk são abatidos por atiradores do exército local. A partir de então tem início um grande conflito entre os soldados americanos e o exército local, que resulta em uma batalha de 15 horas e centenas de mortes.

Aprovação da crítica: 77% no Rotten Tomatoes

Onde assistir: HBO Max, Paramount+

Confira também: Som Da Liberdade, filme que viralizou em 2023, estreia no Prime Video (Saiba mais!)

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games no Jornada Geek. Aproveite para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitterinstagram e também no Google News.

Apaixonada por cinema e interessada nos bastidores e curiosidades por trás de filmes, games e séries, se formou em Rádio, TV e Cinema em 2017. Seu jogo favorito é The Last of Us e dentre seus títulos favoritos estão as séries 24 Horas, Friends e Bones; a saga Harry Potter; e a animação Avatar: A Lenda de Aang.