8 detalhes ocultos em A Sociedade da Neve que tornam o filme da Netflix ainda mais poderoso

detalhes ocultos do filme sociedade da neve

O épico filme de sobrevivência de JA Bayona, A Sociedade da Neve, foi feito com incrível cuidado e consideração para com os sobreviventes da vida real e as famílias dos falecidos. Embora existam várias diferenças entre A Sociedade da Neve e o filme Vivo de 1993, que narram a mesma incrível história real do horrível acidente de avião de Andres em 1972, o filme de Bayona vai além para capturar o realismo dos eventos, tanto quanto possível.

A cada linha de diálogo e escolha de figurino. Sociedade da Neve estreou na Netflix em 4 de janeiro de 2024 e atualmente é o filme número um na lista dos 10 melhores da plataforma nos Estados Unidos.

Sociedade da Neve é ​​contada inteiramente em espanhol para replicar o time uruguaio de rugby que compõe muitos dos sobreviventes do infame acidente de avião. O filme é a entrada oficial da Espanha para o Oscar de Melhor Longa-Metragem Internacional de 2024 e foi recentemente indicado ao Globo de Ouro em categoria semelhante.

Bayona, que recebeu seu primeiro crédito como escritor com A Sociedade da Neve, é um diretor proeminente conhecido por seu trabalho em O Impossível, Jurassic World: Reino Perdido e O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder. Bayona trabalhou no roteiro em estreita colaboração com Pablo Vierci, que escreveu o livro de mesmo nome e cresceu com muitos dos sobreviventes e falecidos.

8 – partes de A Sociedade da Neve foram filmadas no local do acidente nos Andes

Enzo Vogrincic como Numa ajoelhado em uma montanha nevada em A Sociedade da Neve

Algumas partes de Society of the Snow foram filmadas no local real do acidente de avião nos Andes. A região continua a ser um local perigoso, por isso nem todas as filmagens puderam ser feitas lá por razões de segurança, com a maioria das cenas da fuselagem sendo filmadas em uma estação de esqui em Granada, Espanha, a uma altitude de 2.000 metros.

A equipe conseguiu filmar lá em três ocasiões distintas, capturando o fundo e estabelecendo as tomadas, que levaram mais de três horas para serem feitas todas as vezes. Foi uma parte trabalhosa, mas necessária do processo de filmagem, à qual Bayona deu grande importância.

7 – O sobrevivente Carlitos Páez interpreta seu pai no filme

Carlitos Paez interpretando seu pai, Sociedade da Neve

O sobrevivente da vida real Carlitos Páez interpreta seu próprio pai no filme, que lê os nomes dos 16 sobreviventes no final de Sociedade da Neve. O pai de Carlitos, Carlos Páez Vilaró, foi um artista e pintor muito famoso no Uruguai que morreu aos 90 anos em 2014.

Na breve cena em que Carlos lê os nomes em A Sociedade da Neve, Carlitos também é retratado pelo ator Felipe González Otaño. É um lindo momento de círculo completo em que o próprio Carlitos Páez homenageia seu pai e a marcante experiência que viveu no Milagre dos Andes.

6 – Sobrevivente Nando Parrado aparece em cena de aeroporto

Fernando Parrado da vida real abrindo as portas para o personagem de Fernando Parrado na Sociedade da Neve

O sobrevivente da vida real Nando Parrado também aparece em Sociedade da Neve como um membro da família de seu eu mais jovem no aeroporto antes da representação dele por Agustín Pardella embarcar no fatídico avião.

O Nando Parrado da vida real esteve fortemente envolvido nas várias representações e recontagens da incrível história real, aparecendo como ele mesmo em muitos documentários sobre o assunto, como I Am Alive: Surviving the Andes Plane Crash de 2010 e 2006 Alive: Back to the Andes. Ele também atuou como consultor no Vivos.

5 – O sobrevivente Roberto Canessa faz cameo como médico

O sorriso de Roberto Canessa interpretando um médico na sociedade da neve

O verdadeiro Roberto Canessa, que é creditado junto com Nando Ferrado como as pessoas que fizeram a notável caminhada de 10 dias através dos Andes até o Chile, também aparece em Sociedade da Neve como um médico que ajuda a guiar a versão ficcional de si mesmo interpretada habilmente por Matías Recalt.

Na vida real, Canessa tornou-se cardiologista pediátrico no Uruguai e palestrante motivacional cuja presença no filme guiando seu eu mais jovem para a tão esperada segurança é um dos aspectos ocultos mais significativos de todo o filme.

4- O sobrinho da vida real de Numa Turcatti aparece no filme

Enzo Vogrincic como Numa frequentando a igreja na Sociedade da Neve.

Numa Turcatti, que tem um papel muito mais importante em Sociedade da Neve como narrador e protagonista do filme do que em Alive, infelizmente foi a última pessoa a morrer no local do acidente de avião nos Andes. Numa é lembrado com atenção em Sociedade da Neve pela presença de seu sobrinho na vida real, Joaquín De Freitas Turcatti.

Esse tipo de detalhe oculto nunca teria sido conhecido apenas assistindo ao filme, mas adiciona uma camada oculta de profundidade e poder emocional aos sobreviventes e à família Turcatti. O verdadeiro sobrinho de Numa diz “boa noite” a Numa (Enzo Vogrincic) logo no início de Sociedade da Neve.

3 – A Sociedade da neve usa nomes reais dos falecidos

Esteban Kukuriczka como Adolfo Starch olhando pela janela do helicóptero em Sociedade da Neve

Embora isso possa não ser completamente aparente ao assistir ao filme, Society of the Snow usa os nomes dos falecidos na vida real, enquanto Alive não. Há uma exceção no caso dos pilotos, cujos nomes ficaram de fora do elenco da Sociedade da Neve.

Este detalhe acrescentado contribui para a intenção do filme, que pretende homenagear os vivos e os mortos, em vez de focar apenas um grupo específico dentro de toda a “sociedade”. A Sociedade da Neve que usa os nomes reais dos falecidos vem do relacionamento próximo e atencioso que Bayona formou com os sobreviventes e as famílias dos falecidos.

2 – Muitos membros do elenco eram atores iniciantes

Vários sobreviventes sentados do lado de fora do avião em ruínas na Sociedade da Neve

Muitos dos atores de Sociedade da Neve eram da Argentina ou do Uruguai e alguns deles não tinham absolutamente nenhuma experiência de atuação antes de aparecer no filme. Isso foi feito por Bayona e sua equipe para aumentar o senso social da comunidade, sem tentar elevar nenhum personagem acima dos outros.

Enquanto Alive apresentava estrelas de cinema como Ethan Hawke, Society of the Snow apresentava essencialmente todos os atores com mínima ou nenhuma experiência de atuação para dar poder aos nomes das pessoas da vida real envolvidas em comparação ao poder de estrela de qualquer ator.

1 – O filme foi rodado cronologicamente para capturar as mudanças físicas dos atores

A Sociedade da Neve - Imagem do filme
Divulgação

Um dos aspectos ocultos mais interessantes do processo de filmagem de A Sociedade da Neve foi como todos os atores empregaram uma abordagem metódica ao filme. Bayona rodou o filme inteiro em ordem cronológica, o que é extremamente incomum por questões financeiras e práticas, para captar a real involução do corpo dos atores, desde a perda de peso dos personagens até o comprimento das unhas.

Embora alguns diretores possam ter optado por atalhos e soluções alternativas para alcançar esse senso de realismo, Bayona tomou muitas medidas ocultas para tornar a Sociedade da Neve tão precisa quanto humanamente possível.

Confira também: Roblox: códigos de tempo universais (janeiro de 2024)

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games no Jornada Geek. Aproveite para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitterinstagram e também no Google News.

Notícias Relacionadas

Jornada Geek
Jornada Geek
Criado e liderado por Marco Victor Barbosa, jornalista formado pela UniAcademia (antigo CES/JF), o site Jornada Geek foi fundado em 2012 sob o nome de Cinefagia. Em 2016 seu nome foi alterado, e ao longo de todos estes anos foi atualizado constantemente com notícias e textos sobre filmes, séries e games.

Jornada Geek + Lolja

Últimas Notícias