Cangaço novo: A história real por trás da série que está bombando no Prime Video

Você sabia que Cangaço Novo do Prime Video é inspirada em uma história real?

Cangaço novo
Divulgação

Desde sua estreia, a série Cangaço Novo conquistou os assinantes do Prime Video permanecendo no Top 10 da plataforma desde então.  A produção fez sua estreia no Festival de Cinema de Gramado conta a história de Ubaldo (Allan Souza Lima), um infeliz bancário da zona urbana de São Paulo sem nenhuma lembrança de sua infância.

Ubaldo descobre que tem uma herança e duas irmãs no sertão cearense: Dilvânia (Thainá Duarte) lidera um grupo que adora seu famoso pai falecido; e Dinorah (Alice Carvalho) é a única mulher em uma gangue de ladrões de banco.

Ubaldo chega à cidade, passa a ser cultuado pela forte semelhança com o pai, e é chamado a cumprir seu destino como o novo mítico “cangaceiro” e líder supremo da gangue. Ubaldo terá que enfrentar bandidos, assassinos, policiais corruptos e literalmente explodir pequenas cidades enquanto embarca em sua jornada, tentando desesperadamente manter seus valores morais sob controle.

Mas uma coisa que muita gente não sabe, é que Cangaço Novo é inspirada em uma história real, e aqui a gente te conta ela!

Afinal qual é a história real por trás da série Cangaço novo do Prime Video:

A Trama da série Cangaço novo é inspirada em eventos que aconteceram entre 1990 e 2000. A Primeira temporada da série, aborda muito inicialmente a vida dos filhos de Valdetário Carneiro e tem como base um livro sobre a história de Valdetário Carneiro, escrito por Paulo Nascimento e Rafael Barbosa.

O Pai de Ubaldo, o Amar Vaqueiro, é inspirado em Valdetário Carneiro, que foi um homem considerado o precursor do novo cangaço, que são os ataques a bancos em cidades pequenas comandadas por quadrilhas fortemente armadas.

Valdetário Carneiro
Divulgação

Apaixonado por Lampião, teve pelo menos 100 ataques à banco colocados na sua conta durante o período de 10 anos. Um dos maiores assaltos de Valdetário aconteceu em um banco no Rio Grande do Norte, onde eles fecharam toda a cidade para roubar a agência.

E algo muito interessante foi um evento real que foi reproduzido na série. Valdetário foi acusado de roubar o carro de seu primo, e por este crime foi condenado a sete anos por ter roubado um carro do próprio primo, por conta deste crime ele foi humilhado pela polícia e encaminhado para um presídio de onde fugiu um ano depois.

O mesmo aconteceu de maneira semelhante em Cangaço novo do Prime Video, onde Ubaldo teria sido amarrado no Capô do carro pelos assaltantes.

Cangaço Novo
Divulgação

Depois de fugir do presídio ele foi recapturado ficando quase 5 anos em reclusão. Ao sair em 1997, foi novamente acusado, agora de roubar um carro e 13 mil reais em dinheiro. Ele negou a autoria e posteriormente provou a injustiça.

Valdetário morreu em 2003 assassinado a tiros. Ele tinha 44 anos e seu funeral atraiu cerca de 10 mil pessoas.

Confira também: 4 séries (e 2 filmes) que estão em destaque no Prime Video e são baseadas em livros

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games no Jornada Geek. Aproveite para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitterinstagram e também no Google News.

Notícias Relacionadas

Juliana Brito
Juliana Brito
Sou brasileira, carioca da Gema, Bióloga, professora, Nerd, Traveller e geminiana. 39 anos com carinha de 25. Movida a filmes, séries e livros (falo sobre isso também nas minhas redes sociais @geekthingsblog). Tenho mais fases do que a própria lua, mas uma coisa que todos precisam saber sobre mim é que eu sempre realizo meus sonhos, por mais que isso demore um tempinho!

Jornada Geek + Lolja

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui