Educação: o que é o apud em uma publicação científica e como usar o apud?

imagem texto apud
Divulgação

Um dos elementos mais misteriosos, curiosos e de certa forma até contraditórios das publicações científicas são as normas ABNT e a maneira mais adequada de se utilizar cada ponto das normas de forma adequada em sua publicação.

Pergunte a qualquer universitário novato ou pesquisador veterano, quem nunca precisou fazer consultas pontuais em normas específicas da ABNT que atire a primeira pedra. É completamente inviável decorar todas exatamente.

Um grande exemplo desta complexidade é a citação em formato apud. Não é tão comum que o apud apareça em publicações científicas, mas ele é um tipo de citação extremamente importante e necessário de ser utilizado sob o contexto adequado.

Mas o que é o apud, exatamente? Como usar o apud em citação? Como fazer o apud ou citação de citação? Como citar um autor que cita outro autor

Pensando na complexidade do assunto e no quão pouco artigos e reportagens sobre o apud são realizadas, é necessário que esta temática seja abordada de maneira clara, objetiva e sucinta para que o tema seja compreendido. 

O que é o apud e o que este termo significa?

Neste ponto muitas perguntas devem estar sendo realizadas em relação ao apud, como usar o apud nas normas da ABNT, como colocar o apud no texto ou até como fazer um apud com mais de um autor, por exemplo.

Porém, é essencial compreender o que exatamente é o apud para conseguirmos dizer qual a razão para ele ser empregado na literatura científica da maneira como ele é.

De acordo com sua própria página no Wikipédia, apud nada mais é do que uma expressão em latim cujo significado específico pode ser traduzido para alguma coisa similar a ‘’junto a’’. Sendo assim, é possível ver que o uso do apud remete-se a algo conjunto.

Também conhecido como citação da citação ou citação dentro de citação, o apud é utilizado na ciência, principalmente, para citar um autor que está citando outro autor em sua obra. Posteriormente veremos alguns exemplos sobre esta questão, especificamente.

Basicamente, a função do apud pode ser resumida em colocar uma obra em contato com a outra em seu trabalho científico. Ou seja, para citar a referência da referência que você está utilizando em seu projeto de pesquisa ou seu texto.

O uso do apud está claramente indicado nas normas da ABNT para a produção de diversos formatos textuais, mas especificamente para os textos e artigos científicos. No entanto, ainda de acordo com sua página na Wikipédia, seu uso não é tão comum.

Isso ocorre pois há um dilema em relação ao uso do apud no que diz respeito à cientificidade e compreensão de artigos acadêmicos. Com isso, geralmente é utilizado quando a informação citada é de uma fonte muito antiga ou rara.

Como utilizar o apud em um artigo científico?

Imagem 2 apud
Divulgação

Agora sim, ao compreender um pouco mais sobre a origem do termo apud e qual é exatamente sua utilização em uma publicação científica ou um artigo de conhecimento, é possível entender como exatamente utilizar o apud e como ele é utilizado.

Como vimos anteriormente, o apud possui uma tradução literal que se aproxima de junto a, mas na ciência, o sentido literal da expressão apud é citado por. 

Desta maneira fica mais claro compreender exatamente o que o apud quer dizer. Nada mais é do que uma citação de uma citação. Ou seja, a citar em seu texto uma citação da fonte que você consultou. Por isso citação da citação ou citação dentro da citação.

Sendo assim, o apud é um elemento que pode ser utilizado para enriquecer sua escrita textual em artigos científicos e textos acadêmicos.

De acordo com uma publicação da plataforma digital da Universidade Federal de Minas Gerais, a maneira correta de se utilizar o apud em uma publicação é a seguinte: Schlesinger (1993, p.182, apud DUARTE, 2010, p.307). Sempre o primeiro citando o segundo autor.

Considerações finais

O apud, assim como afirmado acima, é uma maneira de enriquecer seu texto através de um formato de citação extremamente técnica e rebuscada, mostrando extremo domínio das normas da ABNT.

Desta maneira, a análise do trabalho possivelmente já é realizada com outros olhos, pois além do conteúdo e da estrutura do projeto científico, a linguagem utilizada também é algo que pesa na hora de analisar e julgar trabalhos acadêmicos.

Sendo assim, é possível conquistar uma nota um pouco melhor e talvez obter uma colocação relativamente melhor em concursos extremamente concorridos, onde a diferença de uma posição é por meros décimos de nota.

Não deixe de acompanha todas as notícias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitterinstagram e também no Google News.

Notícias Relacionadas

Jornada Geek
Jornada Geek
Criado e liderado por Marco Victor Barbosa, jornalista formado pela UniAcademia (antigo CES/JF), o site Jornada Geek foi fundado em 2012 sob o nome de Cinefagia. Em 2016 seu nome foi alterado, e ao longo de todos estes anos foi atualizado constantemente com notícias e textos sobre filmes, séries e games.

Jornada Geek + Lolja

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui