Gran Turismo: Conheça a história real por trás do filme destaque na HBO Max

Filme Gran Turismo chegou recentemente ao catálogo da HBO Max prometendo se destacar diante dos assinantes!

Jann no pôster do Gran Turismo
Divulgação

Meses após ter sido lançado nos cinemas no Brasil e nos EUA, o filme Gran Turismo – De Jogador a Corredor chegou recentemente ao catálogo da HBO Max prometendo já se destacar em seu TOP 10. E claro, embora tenha toda a composição do jogo de Playstation como plano de fundo, é interessante justamente o fato de que ele também é baseado em uma história real.

O filme Gran Turismo é uma adaptação única de videogame, pois não tira a história do jogo em si, mas sim uma história verdadeira sobre o jogo. O enredo gira em torno do jogador de Gran Turismo, Jann Mardenborough, cujas habilidades no jogo de corrida o levam a uma série de competições de videogame patrocinadas pela Nissan.

Isso lhe dá a chance de sentar ao volante de um carro de corrida real e levar essas habilidades para uma pista de corrida real. Gran Turismo é dirigido por Neill Blomkamp, ​​mais conhecido por dirigir os filmes de ficção científica Distrito 9, Elysium e Chappie, e tem roteiro de Jason Hall, de Sniper Americano, e Zach Baylin, do King Richard.

Juntamente com o filme Uncharted, estrelado por Tom Holland, e a adaptação da série de TV da HBO The Last of Us, estrelada por Pedro Pascal e Bella Ramsey, Gran Turismo faz parte do esforço conjunto da PlayStation Productions para adaptar seus títulos de jogos mais populares em projetos live-action.

Quem é Jann Mardenborough, e quem o interpreta no Gran Turismo?

Imagem do filme Gran Turismo
Divulgação

Jann Mardenborough nasceu em Darlington, County Durham, Inglaterra, em 1991. Ele é filho de Steve Mardenborough, um ex-jogador de futebol profissional que fez mais de 300 partidas na Liga de Futebol ao longo de sua carreira.

No filme Gran Turismo, Jann Mardenborough é interpretado por Archie Madekwe, um ator britânico mais conhecido por seu papel na série da Apple TV, See. O pai de Mardenborough é interpretado por Djimon Hounsou, conhecido por seus papéis como Juba em Gladiador e o mago no elenco de Shazam! Fúria dos Deuses. Sua mãe, Lesley Mardenborough, é interpretada por Geri Halliwell, mais conhecida como “Ginger Spice” das Spice Girls.

Enquanto crescia, Mardenborough foi um jogador ávido da série de jogos de corrida Gran Turismo para PlayStation. As suas proezas como jogador de Gran Turismo acabaram por levá-lo a uma carreira como piloto profissional de carros de corrida quando chegou à GT Academy. Em entrevista com The Guardian em 2014, Mardenborough disse que gostou dos jogos de simulação de corrida Gran Turismo porque eles lhe deram a chance de “dirigir carros que provavelmente nunca, jamais dirigiria”. Ele acrescentou que seus anos jogando eventualmente lhe permitiram viver seu “sonho de infância”, que ele considerou “muito gratificante”.

Jann Mardenborough venceu a competição GT Academy em 2011

Jogadores na GT Academy do Gran Turismo
Divulgação

O GT Academy, também conhecida como Nissan PlayStation GT Academy, estava empenhada em dar aos melhores jogadores do Gran Turismo a oportunidade de levarem as suas habilidades de corrida de videojogos para uma pista de corrida da vida real, com o objectivo de lançar uma carreira de piloto profissional.

A academia foi financiada pela Nissan e pela Sony Interactive Entertainment de 2008 a 2016. Os jogadores do Gran Turismo que venceram uma série de competições de jogos para provar o seu valor foram então admitidos na academia para aprenderem a conduzir um carro de corrida real, com a oportunidade de ganhar um lugar na equipe de corrida da Nissan.

Depois de vencer uma série de competições com as suas habilidades de jogo no Gran Turismo, Jann Mardenborough conquistou um lugar na GT Academy. Em 2011, Mardenborough derrotou 90.000 outros participantes para se tornar o terceiro e mais jovem vencedor da competição GT Academy. Esta vitória lhe deu a oportunidade de conduzir pela Nissan na corrida de 24 horas do Dubai. Antes de ingressar na GT Academy aos 19 anos, Mardenborough não tinha experiência em corridas nem qualquer interesse sério em carros de corrida de verdade, fora dos jogos Gran Turismo. Isso torna sua história uma raridade no mundo do automobilismo – e uma base única para uma cinebiografia esportiva.

Darren Cox fundou a GT Academy

Orlando Bloom com os braços cruzados no filme Gran Turismo
Divulgação

A GT Academy foi concebida pelo empresário britânico e executivo de marketing do automobilismo, Darren Cox. Ele começou sua carreira na Renault e, após 10 anos, mudou-se para a Nissan. Dois anos depois, mudou-se para a Nissan Europa (via Auto Sport). Cox teve a ideia da GT Academy pela primeira vez em 2005, quando era gerente geral da Nissan Europa (via O jornal New York Times), mas a ideia só foi implementada quando a Sony e a Nissan se associaram para formar a Nissan GT Academy em 2008. Dos 23 formandos da academia de Cox, tanto Jann Mardenborough como Lucas Ordóñez alcançaram pódios na corrida das 24 Horas de Le Mans.

O papel de Cox na formação da GT Academy e no lançamento da carreira de Mardenborough é abordado no filme Gran Turismo. No entanto, enquanto no filme Mardenborough mantém seu nome verdadeiro, o personagem Cox é ficcional o suficiente para que os roteiristas mudem seu nome para Danny Moore, interpretado pelo ator Orlando Bloom (O Legolas, de O Senhor dos Anéis).

Durante o seu mandato na Nissan, após o sucesso da GT Academy, Cox também liderou o Nissan Deltawing, o recorde elétrico do Nissan ZEOD em Le Mans, o protótipo Juke R, os programas de motores LMP2 e LMP3 e o programa Nissan LMP1. Em 2016, depois de deixar a Nissan, Cox permaneceu no mundo dos jogadores que se tornaram pilotos e fundou a primeira equipe profissional de corridas de e-sports, eSPORTS+CARS (via AutoHebdo).

Leah ou os outros pilotos da GT Academy são pessoas reais?

Josha Stradowski em Gran Turismo
Divulgação

Embora grande parte da história esteja enraizada na realidade, vários personagens foram adicionados ao filme que não são reais. Leah Vega, por exemplo, não é uma verdadeira piloto da GT Academy. Há rumores, porém, de que o personagem é vagamente baseado no piloto da GT Academy da vida real, Lucas Ordóñez.

No filme Gran Turismo, Mardenborough é visto em rivalidade com Matty Davis, interpretado por Darren Barnet de Eu Nunca… Davis não é uma pessoa real, mas de acordo com Slashfilm, o personagem poderia ter sido baseado no companheiro de corrida de Mardenborough, Bryan Heitkotter. O personagem Nicholas Capa também não é uma pessoa real e não foi baseado em ninguém.

Jack Salter do Gran Turismo não é uma pessoa real

David Harbour como Jack Salter caminhando no pit lane no Gran Turismo
Divulgação

Além dos colegas pilotos de Mardenborough no Gran Turismo, Jack Salter também não é uma pessoa real. O personagem provavelmente é baseado em Gavin Gough, um praticante de PNL e hipnose esportiva que Mardenborough conheceu na academia.

Mardenborough tem falado abertamente sobre o quanto Gough impactou sua jornada nas corridas, até mesmo dizendo em um tweet que uma conversa com ele criou um efeito cascata que acabou resultando em seu desempenho melhorado. Salter também poderia ser baseado em Ricard Divila, que foi o verdadeiro mentor de Mardenborough que o guiou no início de sua carreira.

Mardenborough teve uma grande carreira em corridas

Jann em um traje de corrida no Gran Turismo
Divulgação

Depois de se formar na GT Academy e entrar no mundo real do automobilismo com uma vaga na equipe Nissan nas 24 Horas de Dubai, Jann Mardenborough passou a desfrutar de uma ativa carreira de piloto (via Driver DB). Ele competiu em competições como o Campeonato Europeu de Fórmula 3, a Série GP3 e a Série GP2, e até competiu na lendária corrida de resistência 24 Horas de Le Mans.

Quando fez sua estreia em Le Mans em 2013, Mardenborough terminou em terceiro na classe LMP2. Em 2012, ele ganhou uma corrida, três pódios e uma pole position pilotando pela RJN Motorsport no Avon Tires British GT Championship.

Em 2014, Mardenborough venceu três corridas, sete pódios, uma pole position e duas voltas mais rápidas dirigindo pela Giles Motorsport na Toyota Racing Series New Zealand, e também venceu uma corrida, dois pódios e duas voltas mais rápidas dirigindo pela Arden International no Série GP3.

Em 2016, ele venceu uma corrida, dois pódios e duas voltas mais rápidas correndo pela NDDP Racing no Super GT Japan, e também venceu quatro corridas, 12 pódios, seis pole positions e seis voltas mais rápidas correndo pela B-MAX Racing Team com NDDP no Campeonato Japonês de Fórmula 3. Esse é um recorde de corrida na vida real bastante impressionante para um jogador de Gran Turismo.

Como Gran Turismo mudou pontos da verdadeira história de Jann Mardenborough

Gran Turismo imagem oficial do filme
Divulgação

Como a maioria das cinebiografias, Gran Turismo tomou algumas liberdades criativas ao adaptar a história para a tela. Gran Turismo acabou mudando a história de Jann Mardenborough de várias maneiras, mas, no final das contas, o filme foi capaz de manter sua essência. Um grande elemento que mudou foi que o Gran Turismo mostrou que Mardenborough foi o vencedor do primeiro lugar da GT Academy quando, na realidade, ele terminou em terceiro lugar.

A chocante cena do acidente foi muito realista em relação ao que aconteceu com Jann na vida real, mas o momento foi alterado no filme. Na vida real, o acidente aconteceu em 2015, quatro anos após o início da carreira de Jann. O filme fez parecer que foi muito cedo em sua carreira para torná-lo um momento mais inspirador para o público.

O grande momento do filme em Le Mans também foi alterado para criar uma história melhor. Gran Turismo mostrou Mardenborough quebrando o recorde de volta de Le Mans durante a etapa final da corrida e com o tempo recorde de volta abaixo de 3 minutos e 15 segundos. Isto é três segundos mais rápido do que o recorde estabelecido quando Jann correu na vida real.

Confira também: Tobin Bell merece um Oscar pela performance de Jogos Mortais X, afirma o roteirista

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.

Notícias Relacionadas

Marco Victor
Marco Victor
Amante de filmes, séries e games, criou o Jornada Geek em 2011. Em 2012 se formou em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), e a partir de então passou a fazer cursos com foco em uma especialização em SEO. Atualmente é responsável por desenvolver conteúdos diários para o site com focos em textos originais e notícias sobre as produções em andamento. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC ao mesmo tempo.

Jornada Geek + Lolja

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui