O Último Ato da Greve: Como Hollywood Será Redefinida Pelo Conflito Encerrado

Letreiro de Hollywood
Imagem de 12019 por Pixabay

Você provavelmente ouviu falar sobre a greve de Hollywood. Basicamente, os roteiristas estavam tendo problemas com os estúdios e decidiram parar de trabalhar. Os atores se juntaram e decidiram apoiar seus colegas.

A coisa toda acabou recentemente e durou apenas alguns meses. Apesar disso, os impactos negativos foram enormes e atingiram mais do que apenas a indústria do entretenimento. Confira os detalhes a seguir.

A greve de Hollywood

SAG-AFTRA, ou Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists, foi o sindicato que organizou a greve. A coisa começou por conta da insatisfação dos roteiristas/escritores/argumentistas de Hollywood em relação a distribuição da renda gerada por serviços de streamings e pelo medo de que a inteligência artificial poderia substituí-los.

Os atores e atrizes, as principais celebridades de Hollywood, aderiram em peso à greve. Margot Robbie, por exemplo, a estrela do filme Barbie, um dos filmes mais lucrativos de 2023, foi uma das celebridades que se juntou à greve.

Ela é uma das atrizes mais bem pagas de Hollywood, mas decidiu parar de trabalhar e se juntar à greve visto que seus colegas estavam ameaçados. Isso nos mostra o quão unidos são os profissionais de Hollywood.

O acordo que pôs um fim na greve: quem ganhou?

Como Hollywood será redefinida pelo conflito encerrado
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay

O acordo definiu novos valores para a distribuição dos lucros dos streamings, aumentando a participação da classe que estava em greve, e também definiu limites para o uso da inteligência artificial na criação de conteúdo.

Ferramentas como ChatGPT podem ser usadas pelos redatores, mas seu potencial de substituir os escritores de Hollywood é bem mais baixo agora.

Dessa forma, podemos dizer que os grevistas venceram a batalha. Se olharmos os números e valores das reivindicações iniciais, notamos que eles não foram totalmente aceitos pelos estúdios.

Em vez disso, um meio termo foi alcançado, o que é comum e também já era esperado para essa greve.

Os impactos negativos da greve

A greve dos atores e escritores de Hollywood tem um impacto negativo não só na própria indústria cinematográfica, mas também em outros negócios relacionados.

  • Turismo: A greve resultou no cancelamento ou adiamento de muitos festivais e estreias de cinema, impactando negativamente o turismo em Hollywood e outras regiões relacionadas com a indústria cinematográfica.
  • Equipamento de produção: A greve também poderá levar a uma diminuição na procura de equipamento de produção cinematográfica, afetando negativamente os fabricantes e fornecedores de tais equipamentos.
  • Vendas de licenças: A greve pode levar a uma diminuição nas vendas de licenças de filmes e programas de TV, afetando negativamente as empresas que vendem essas licenças.
  • No geral, uma greve de atores e roteiristas de Hollywood prejudica diretamente a economia. Causa perda de empregos, receitas e investimentos.

Em comparação com essa situação instável, até mesmo um nicho tão difícil como o negócio de jogos de azar parece ser uma ilha de estabilidade. Ele não depende do setor cinematográfico e continua a se desenvolver apesar de quaisquer fatores externos. Tanto mais que foi atingido um novo recorde de receita do jogo online em Portugal. De acordo com o relatório do SRIJ, houve 340.000 novos jogadores registrados em cassinos legais. Se você já está familiarizado com jogos de azar, percebe que esse negócio on-line está mais estável do que nunca.

Mas todos esperamos que Hollywood recupere o juízo após a representação e que os anos dourados voltem para isso.

O futuro de Hollywood

A inteligência artificial põe medo em muitos profissionais. Mas, no caso de Hollywood, os profissionais que trabalham nessa indústria são tão unidos que é praticamente impossível substituí-los.

A menos que os estúdios estejam dispostos e capazes para substituir quase todos os profissionais de suas produções por máquinas, Hollywood vai seguir em frente com seu modelo atual onde pessoas são necessárias e a parte mais importante da indústria.

É claro, é necessário um debate entre todas as partes envolvidas para que ninguém saia perdendo à medida que a indústria vai mudando. Um dos principais motivos da greve foi a falta de um acordo justo sobre os serviços de streamings.

Isto é, uma tecnologia nova chegou que resultou em um aumento de receita para as produções de cinema e TV. Os estúdios viram nisso a oportunidade de lucrar ainda mais sem compensar as outras partes envolvidas (atores, escritores e etc.). Dessa forma, a greve explodiu.

Hollywood, em especial os estúdios, deve aprender com esse caso e tentar negociar de forma mais transparente com todas as partes envolvidas.

Considerações finais

Podemos dizer que os grevistas venceram dessa vez. Um meio termo foi alcançado e os estúdios cederam. Mas não há dúvidas de que novas tecnologias vão surgir e será necessário repensar o modelo de negócios.

Resta para nós, os fãs, torcer para que uma nova greve não ocorra tão cedo. A greve de 2023 já atrasou várias produções e eventos importantes. Vários filmes, séries e programas de TV tiveram suas produções adidas e a audiência vai ter que se contentar com as reprises por algum tempo.

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games no Jornada Geek. Aproveite para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitterinstagram e também no Google News.

Amante de filmes, séries e games, criou o Jornada Geek em 2011. Em 2012 se formou em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), e a partir de então passou a fazer cursos com foco em uma especialização em SEO. Atualmente é responsável por desenvolver conteúdos diários para o site com focos em textos originais e notícias sobre as produções em andamento. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC ao mesmo tempo.