Nas asas da diversão: games que têm aviões como protagonistas

Games que tem aviões como protagonistas
Imagem de Freepik

Paixão confessa da humanidade, os aviões são protagonistas de diversos games. Tal a força desse protagonismo que o primeiro arcade que iniciou a corrida do mercado dos jogos eletrônicos – o Computer Space, lançado em 1971 – coloca o jogador no controle de uma aeronave para eliminar dois discos voadores.

Desde o Computer Space, os desenvolvedores deram muita força ao tema para oferecer variedade de experiências aéreas emocionantes, já então com o uso de tecnologia mais avançada. E hoje, eles estão dentro até mesmo das plataformas de entretenimento virtual.

Um dos jogos mais famosos é o Aviator, que opera no princípio de “crash game”. Se você não conhece essa modalidade, esse tipo de jogo se baseia unicamente em timing. No Aviator, a cada rodada o aviãozinho aposta com os usuários, com base no tempo de permanência do voo. Enquanto ele estiver no ar, o prêmio se multiplica. Quando ele escapar da tela, a rodada acaba. Cabe ao usuário decidir o momento certo de apertar o botão e recolher o maior prêmio possível. Uma mecânica simples, e por isso mesmo envolvente, que faz do Aviator um dos títulos mais procurados nas plataformas de entretenimento.

Mas na lista de títulos de avião mais famosos de todos os tempos, o topo é ocupado pelo Flight Simulator, lançado pela Microsoft em 2020, com a versão 2024 anunciada para chegar ao Brasil já nos primeiros meses do próximo ano. A experiência de voo proporcionada pelo Microsoft Flight Simulator é altamente precisa, permitindo que os jogadores pilotem uma ampla gama de aeronaves, em ambientes detalhados e reais.

Os que apreciam ações de combate aéreo podem optar por Ace Combat, série de games que oferece emocionantes ações apoiadas por envolventes narrativas. Os jogadores assumem o controle de aeronaves e participam em aventuras que causam muita adrenalina. Já o War Thunder é um jogo de combate veicular que, além de aviões, inclui tanques e navios. Os usuários podem utilizar desde biplanos até os mais avançados modelos da era moderna.

Imagem 2 de games que tem aviões como protagonistas
Imagem de Freepik

Por falar em simuladores, é impossível deixar de fora o IL-2 Sturmovik. Os games dessa série oferecem alto grau de realismo e precisão histórica e, dessa forma, permitem aos jogadores reviverem batalhas épicas pilotando aeronaves icônicas. Igualmente bem realista é o DCS World, que utiliza modernas máquinas de combate. Os usuários podem curtir a sensação de pilotar avançados caças a jato e participar em missões complexas.

Para experimentar um jogo de combate somado com arcade, a pedida é o Tom Clancy’s H.A.W.X. Trata-se da combinação de ação frenética com tecnologia, possibilitando aos gamers pilotar aeronaves futuristas em empolgantes missões. Já uma experiência de voo mais acessível pode ser encontrada no Aerofly FS 2 Flight Simulator, com belos gráficos e boa seleção de aeronaves. É um jogo que atrai seja o entusiasta de simulação ou o usuário com diferentes paixões, mas que aprecia adrenalina.

Agora, relembramos um pouco da nostalgia que remete a um início que avançou no tempo para continuar a conquistar gamers até os dias atuais – o Atari, videogame que chegou oficialmente ao Brasil em 1983. A grande popularidade desse console estimulou a marca a lançar a maior variedade de games até hoje disponível. Dois dos Ataris com sucesso perene têm aeronaves por protagonistas. Um dos mais populares é o Demon Attack, que leva o jogador a controlar uma nave atacada por inamistosos seres alados. O segundo lugar fica com HERO, sigla para Helicopter Emergency Rescue Operations. Nele, é possível controlar um agente que usa trajes com hélices e enfrenta diversos perigos nos interiores de grandes cavernas. Ok, não é exatamente um avião, mas o jogo é ótimo.

Como se pode perceber, não faltam opções para quem quer se colocar no cockpit, ou para quem quer apenas ver o aviãozinho voar. Com mais ou menos tecnologia, a diversão com asas é uma constante no mundo virtual. Afinal, o sonho dos gamers de pilotar um avião é quase tão antigo quanto o lendário sonho de Ícaro.

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games no Jornada Geek. Aproveite para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitterinstagram e também no Google News.

Amante de filmes, séries e games, criou o Jornada Geek em 2011. Em 2012 se formou em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), e a partir de então passou a fazer cursos com foco em uma especialização em SEO. Atualmente é responsável por desenvolver conteúdos diários para o site com focos em textos originais e notícias sobre as produções em andamento. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC ao mesmo tempo.