O que acontece com Peeta Mellark em Jogos Vorazes – e por que isso é importante

Peeta Mellark contra um céu nublado em Jogos Vorazes: Em Chamas.

Jogos Vorazes está repleto de personagens sofredores, mas poucos passaram por tanto quanto o protagonista secundário da série, Peeta Mellark. Filho de um humilde padeiro escolhido por um ato do destino como “Tributo” para os 74º Jogos Vorazes, Peeta representa seu distrito natal ao lado do outro personagem principal da franquia. De todos os amigos e aliados de Katniss Everdeen, ninguém entende tão bem o que ela passa quanto ele. Em muitos aspectos, os dois compartilham um destino, e nenhum deles pode chegar ao fim da jornada sem o outro.

A sobrevivência de Peeta é importante, não apenas para Katniss, mas para a própria história. Os Jogos Vorazes enfatizam a esperança e a sobrevivência como armas contra a tirania, sendo o que aconteceu com Peeta um exemplo visceral do triunfo da vontade humana. Peeta Mellark lembra Katniss disso quando ela precisa, além de provar seu amor por ela através das mais horríveis torturas. Ele incorpora a mensagem central da história quase tanto quanto Katniss.

Peeta Mellark antes dos Jogos Vorazes

Interpretado pelo ator Josh Hutcherson no cinema, Peeta Mellark estreou (ao lado de Katniss Everdeen) no primeiro livro e adaptação cinematográfica de Jogos Vorazes. Antes de a história começar oficialmente, ele e Katniss só interagiram uma vez. Isso aconteceu quando Peeta e Katniss tinham 11 anos, com Peeta queimando intencionalmente um pouco do pão de seu pai para alimentar Katniss. Este último estava morrendo de fome, e como o incidente resultou na surra de Peeta por seu pai, Katniss sentiu que devia ao menino.

No entanto, os dois nunca mais se falaram depois disso, com a obstinada Katniss sendo incapaz de enfrentá-lo. Crescendo juntos no abandonado Distrito 12, os dois estudaram na mesma escola e ocasionalmente trocavam olhares. Mais tarde, Peeta Mellark afirmou ter uma queda por Katniss desde que eram jovens, mas não se sabe se isso era realmente verdade ou apenas algo dito para irritar o público. Infelizmente, essa paixão escolar anterior estava muito longe do que aconteceu com Peeta nos Jogos Vorazes.

Peeta é um dos grandes inocentes perdidos dos Jogos Vorazes

Katniss Everdeen e Peeta Mellark, dos Jogos Vorazes, cumprimentam ao lado de Effie Trinket

Enquanto Katniss se oferece como voluntária para servir como tributo em substituição a sua irmã Prim, Peeta simplesmente tem o azar do sorteio e todos presumem que ele será morto rapidamente. Ele sobrevive aos Jogos, em grande parte graças a manter a cabeça fria, e ele e Katniss conseguem desafiar a regra do “único vencedor” devido à inépcia do gerente dos Jogos. Como Victors, eles são forçados a fingir um romance para agradar o público, demonstrando os sentimentos que Peeta tem, mas Katniss não. Isso constitui seu próprio tipo de tortura, pois eles devem dançar ao som da música da Capital, até o momento em que são colocados juntos no Quarter Quell. Esta situação angustiante para Peeta Mellark ocorre durante os eventos de Jogos Vorazes: Em Chamas.

A Capital captura e tortura Peeta depois que Katniss escapa de The Quarter Quell, e embora ele tenha sido resgatado na conclusão de Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1, seu personagem mudou quase irrevogavelmente. Até mesmo Katniss não estava preparada para o que aconteceu com Peeta em Mockingjay – Parte 1, com o jovem tendo sofrido uma lavagem cerebral para tratar Katniss como uma ameaça existencial. Apesar disso, ele supera sua programação nos atos finais da história, aprendendo a amá-la novamente e finalmente vendo-a responder genuinamente. A saga termina com os dois vivendo pacificamente em um mundo pós-guerra e criando os filhos juntos.

É importante notar que Peeta Mellark não era o único interesse amoroso de Katniss, já que ela também aparentemente estava fazendo par com sua amiga de infância Gale Hawthorne (interpretada por Liam Hemsworth). Esses dois tinham um relacionamento muito diferente daquele que Peeta e Katniss tiveram juntos.

Da mesma forma, Gale foi fundamental no contra-ataque contra o Capitólio. Infelizmente, foi isso que acabou separando os dois aliados próximos, com uma das bombas de Gale sendo usada em um momento inesperado. Isso resultou na morte da irmã de Katniss, Primrose Everdeen, e quer ela admitisse ou não, ficou claro que ela culpou Gale por isso. Percebendo como seu amigo se sentia, Gale deixou o Distrito 12 e a vida de Katniss após a queda do Capitólio. Isso a deixou abraçar o amor que sentia por outra pessoa que sempre lutou ao seu lado durante os Jogos Vorazes.

A sobrevivência de Peeta e o amor por Katniss incorporam os temas dos Jogos Vorazes

Katniss conforta Peeta em Jogos Vorazes: A Esperança Parte 2.

O par romântico em Jogos Vorazes diz mais sobre Katniss Everdeen do que Peeta Mellark, que a ama desde o início e nunca muda. Ela vem para compartilhar o amor dele, com os dois eventualmente se casando depois do que aconteceu com Peeta em Mockingjay – Parte 1. Os dois até têm uma família juntos, com o epílogo da série mostrando-os como tendo um menino e uma menina juntos. É sugerido no texto que foi Peeta quem quis ter filhos primeiro, com Katniss só concordando com isso depois que o mundo de Panem foi suficientemente reconstruído.

Infelizmente, o que aconteceu com Peeta nas mãos da Capital ainda o afetou, com sua extensa lavagem cerebral fazendo-o ver sua esposa como uma inimiga em certos pontos. No entanto, os dois são capazes de construir uma vida pacífica juntos, com a franquia Jogos Vorazes terminando com Katniss meditando sobre o quão milagrosa é sua sobrevivência mútua.

Assim, ela conseguiu finalmente encontrar a paz que Peeta Mellark representava, já que ele sempre possuiu um senso de inocência maior que Katniss. Da mesma forma, ela agora ofereceu a ele a mesma base de tranquilidade após o que aconteceu com Peeta em Tordo, fazendo de seus arcos mútuos um exemplo de ironia poética.

Nesse sentido, Peeta não apenas se torna um símbolo do que Katniss passou, mas também oferece alguém em sua vida que realmente entende. Suas experiências compartilhadas são horríveis, mas eles têm um ao outro em quem se apoiar enquanto processam tudo e, no final, são capazes de criar um canto do mundo onde possam se curar. Katniss precisa desse tipo de apoio para encerrar seu próprio trauma, e Peeta – seu colega sobrevivente – é o único em toda a saga Jogos Vorazes que pode realmente dar isso a ela. Certifica o amor que sentem um pelo outro e traz conforto e sabedoria.

Confira também: 3 séries e 7 filmes em destaque no Prime Video neste fim de semana (30/12)

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.

Notícias Relacionadas

Jornada Geek
Jornada Geek
Criado e liderado por Marco Victor Barbosa, jornalista formado pela UniAcademia (antigo CES/JF), o site Jornada Geek foi fundado em 2012 sob o nome de Cinefagia. Em 2016 seu nome foi alterado, e ao longo de todos estes anos foi atualizado constantemente com notícias e textos sobre filmes, séries e games.

Jornada Geek + Lolja

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui