Maior evento de cultura geek do Nordeste já possui data para sua edição de 2024

Sana acontece este final de semana
Créditos: Portal Sana

Um dos maiores eventos do universo geek e pop do Nordeste, a Super Amostra Nacional de Animes, ou SANA, terá em 2024 uma nova edição. O evento, que terá três dias de duração, do dia 26 ao dia 28 de janeiro, acontecerá no Centro de Eventos do Ceará e contará com diversas atrações nacionais e internacionais já confirmadas. E, assim como sua edição de 2023, será dividida em duas partes.

A primeira parte é realizada em janeiro, e a segunda, em meados de julho, sempre em Fortaleza. A edição anterior já contou com a ampliação de um dia de evento, que saltou de cinco para seis dias ao todo. Totalizando, já são mais de 20 edições: a primeira, em 2001, foi idealizada por 15 amigos apaixonados pela cultura nerd e contou com a participação de 250 pessoas.

A última edição da SANA recebeu quase 80 mil visitantes na sua segunda parte. O espaço recebeu atrações como Pitty, Massacration, Cauê Moura, dubladores consagrados como Wendel Bezerra e Fábio Lucindo, o youtuber Muca Muriçoca, entre outros. Além das atrações, cerca de 45 expositores e lojas levaram seus produtos e itens temáticos.

O evento também conta com tradicionais concursos de cosplay e campeonatos de games como Free Fire, Valorant, Just Dance, entre outros. A última edição contou também com salas temáticas e espaço para adoção de animais de estimação.

Para Ricardo Busgaib, presidente da Fundação Cultural Nipônica Brasileira (FCNB), realizadora da SANA, o sucesso do evento se deve a diversidade de atrações, já que ela não se restringe somente aos fãs de cosplay e anime.

Para Busgaib, a pluralidade é a chave do sucesso e do crescimento do evento. “A Sana é um evento que atrai fãs de quadrinhos, a audiência de séries, quem gosta de videogame, mangás, dubladores, k-pop, cosplayers, cultura oriental e música pop”, afirma. Completa ainda que a longevidade do evento faz com que os visitantes das primeiras edições hoje compareçam com os seus filhos.

Já são mais de 1 milhão de visitantes quando somadas todas as edições. Há até mesmo parcerias com a Secretaria da Educação da cidade para que escolas visitem o espaço, com o objetivo de fomentar o acesso às diversas expressões artísticas e tecnológicas. O impacto para a comunidade também se faz sentir na geração de empregos e na economia local.

Ricardo Busgaib estima que cerca de 8 milhões de reais sejam movimentados a cada evento, que, projetados nos 20 anos de realização, somam mais de 160 milhões de reais. Além disso, são cerca de 200 empregos gerados diretamente e cerca de 2 mil gerados indiretamente por ano. Entre eles, 50% são ocupados por minorias.

A edição de 2024 já conta com vários nomes de peso. Acompanhando o grande sucesso atual, os dubladores do anime e também do live-action de One Piece estão entre as atrações principais: juntos, Carol Valença, Glauco Marques e Adrian Tatini possuem um canal no YouTube no qual conversam sobre sobre animes e cultura nerd.

Wendel Bezerra, dublador do Goku de Dragon Ball, estará presente novamente nesta edição. Já o destaque para a Vila dos Artistas, espaço dedicado para incentivar ilustradores, será a artista Luana Dantas, que vai para sua quinta participação no evento. Daniel Braga, diretor da SANA, afirma que anualmente um instituto é contratado para pesquisas de opinião dentro do evento, levantando os desejos para as próximas edições.

Como resultado, a SANA deste ano contará com atrações internacionais japonesas como Hiroaki “Tommy” Tominaga e a banda Burnout Syndromes, intérpretes de canções de abertura de animes famosos, que fecharão o evento. No segundo dia, é a vez dos brasileiros do Switch Stance e do CPM 22.

Além de toda a aderência do público entusiasta, ainda há um forte trabalho social realizado em conjunto ao evento. Há arrecadação de alimentos – mais de 12 toneladas na edição de 2023 -, arrecadação de ração para cães e gatos e adoção consciente de pets. O valor do evento também é bastante acessível, a fim de proporcionar acessibilidade para jovens de situação mais vulnerável.

Para curtir este evento, que visa não dever nada para os grandes como a CCXP, realizada em São Paulo, basta se programar e comprar passagens de ônibus com antecedência. ara quem deseja aproveitar os três dias de evento, que começa na sexta e vai até domingo, é importante garantir a hospedagem também. Os ingressos são vendidos por meio da plataforma Sympla.

Confira também: TOP 10 de hoje: Os filmes em destaque nesta sexta-feira na Netflix (26/01)

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.

Amante de filmes, séries e games, criou o Jornada Geek em 2011. Em 2012 se formou em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), e a partir de então passou a fazer cursos com foco em uma especialização em SEO. Atualmente é responsável por desenvolver conteúdos diários para o site com focos em textos originais e notícias sobre as produções em andamento. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC ao mesmo tempo.