Séries e produções de conteúdo esportivo vão marcar o streaming?

Para quem está mais atento, junto das plataformas de streaming, já notou que, com cada vez maior regularidade, é possível compreender que as produtoras estão investindo mais e mais em séries e até filmes que estão abordando diferentes esportes e ainda acontecimentos que resultaram do esporte.

É precisamente devido a essa popularidade que o investimento e demanda por esses tipos de conteúdos estão aumentando. Porém, será que esse tipo de conteúdo não poderá acabar ficar muito sobrecarregado?

Um pouco como acontece com corrida de cavalos, também as principais plataformas de streaming querem investir em produções que tenham uma elevada probabilidade de sucesso. Por isso mesmo é que, em muitos casos, se percebe que existem séries e filmes muito semelhantes ao que acabam abordando um pouco os mesmos temas e narrativas. Ora, acaba sendo um pouco esse o fenômeno que também se está registrando nas séries esportivas.

Como se irá perceber pelos exemplos abaixo, assistir a um jogo de futebol ao vivo poderá agora não ser suficiente para os torcedores. Com o aumento da influência das plataformas de streaming, melhoria na tecnologia e maior investimento, conhecer os bastidores e outras perspetivas dos acontecimentos é algo que está sendo cada vez mais buscado por quem gosta de assistir as diferentes plataformas de streaming. Será que essa tendência será para manter?

The Last Dance pode ter aberto muitas portas ao conteúdo esportivo

Michael jordan em The Last Dance, um dos documentários esportivos do ano
Fonte da imagem: Pixy Org

De fato, juntar uma grande produção e aquele que é, considerado por muitos, um dos melhores esportistas da história, teria tudo para resultar. No entanto, nem mesmo as perspetivas mais otimistas poderiam pensar que “The Last Dance”, uma série tipo documentário que acompanha de início ao fim da carreira de Michael Jordan, pudesse agarrar tanto o público, tendo sido, por um longo período de tempo, uma das sérias mais assistidas em sua plataforma de streaming exclusiva.

Com várias premiações e sendo até proclamada como a “melhor série documental esportiva da história”, a partir dessa produção, ficou provado que esse tipo de conteúdo, mesmo em plataformas de streaming, poderá realmente funcionar. Após isso, muitas outras grandes produções, abordando outros esportes, acabaram dando lugar a outro tipo de conteúdos mais ficcionais, por exemplo. Poderemos ter a própria Netflix não arriscando tanto em grandes produções, para dar preferência a esse tipo de séries esportivas que, supostamente, seriam mais seguras?

Drive to Survive provou que as próprias séries podem alavancar esportes inteiros

Drive to Survive é uma das séries de conteúdo esportivo do momento
Divulgação

Para que se tenha uma noção a força que uma série esportiva tem, a F1, comprovadamente, acabou ganhando milhões de novos torcedores por causa das 4 temporadas de “Drive to Survive”. Em uma aposta que, há 4 anos era muito inovadora, ela acabou fazendo não só que o público ficasse conhecendo as regras, circuitos e times, mas sobretudo a personalidade dos diferentes pilotos, criando uma ligação emotiva.

Sem dúvida alguma que essa produção – que acabou sendo renovada por mais anos – ajudou muito a que esse esporte tivesse conseguido, finalmente, chegar a gerações mais jovens. Ou seja, essa acabou sendo uma parceria que outros esportes também podem acabar pensando ser proveitosa, especialmente aqueles que têm um público que está envelhecendo. Mas será que essa estratégia vai funcionar em mais esportes?

Ted Lasso é a prova que séries de ficção esportivas também funcionam?

Ted Lasso 2ª temporada
Divulgação

Ao contrário do que se poderia pensar, não só séries documentais podem ser a receita perfeita entre plataformas de streaming e produções que estejam relacionadas com esporte. Bastará analisar o enorme sucesso que foi a produção da Apple, chamada “Ted Lasso”, para se perceber que também histórias originais, relacionadas com futebol e futebol americano, pode ser um enorme sucesso, a todos os níveis.

Até porque, para além de ter conseguido carimbar milhões de pessoas que assistiram a essa série, Ted Lasso ainda foi nomeado para vários prêmios muito importante, tendo conquistado vários, sobretudo relacionados a comédia. Será que esse é mais um exemplo de que o esporte, mesmo nas produções de elevado investimento, podem fazer algum sentido? Por exemplo, já existem negociações para plataformas de streaming transmitirem em exclusivo jogo de futebol ao vivo, bem como outros esportes em “ppv”, como é o caso do boxe, por exemplo. De certo que essa é uma nova era.

Não deixe de acompanha todas as notícias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitterinstagram e também no Google News.

Notícias Relacionadas

Marco Victor
Marco Victor
Amante de filmes, séries e games, criou o Jornada Geek em 2011. Em 2012 se formou em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), e a partir de então passou a fazer cursos com foco em uma especialização em SEO. Atualmente é responsável por desenvolver conteúdos diários para o site com focos em textos originais e notícias sobre as produções em andamento. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC ao mesmo tempo.

Jornada Geek + Lolja

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui