Todas as 8 diferenças entre Boba Fett em Star Wars Legends e Canon

Livro de Star Wars com lendas de Boba Fett

O icônico caçador de recompensas Boba Fett é um dos personagens mais populares da franquia Star Wars, com as continuidades do cânone e das Lendas retratando diferentes versões do famoso antagonista que se tornou anti-herói. A franquia Star Wars, de quase 50 anos, teve uma continuidade única durante seus primeiros 37 anos, composta pelos seis filmes principais da saga e pelos vários materiais derivados do Universo Expandido que foram oficialmente canônicos. 2014 viu o Universo Expandido renomeado como Legends e descontinuado, embora continue sendo uma continuidade alternativa que inspira elementos da versão canônica moderno de Star Wars. Boba Fett exemplifica isso, já que sua tradição canônica moderna compartilha muitas semelhanças com sua encarnação original de Legends.

Após sua estreia na tela no Star Wars Holiday Special exclusivo de Legends, Boba Fett apareceria em The Empire Strikes Back e Return of the Jedi (que pertencem ao cânone e às Legends). Fett se tornou um favorito instantâneo entre muitos espectadores, que não apenas se interessaram por seu traje blindado distinto, mas também por sua aura palpável de mistério e confiança, mesmo quando enfrentava Darth Vader. Embora a derrota de Fett em Jedi seja popularmente vista como decepcionante, trabalhos posteriores, como Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones e vários cânones e propriedades derivadas de Legends explorariam a história de Boba Fett, resultando em duas iterações diferentes do personagem.

8 Boba Fett não é mais um Mandaloriano no Star Wars Canônico

O livro de Boba Fett
Divulgação

As primeiras incursões na história de Boba Fett seriam encontradas na novelização O Império Contra-Ataca e nos quadrinhos clássicos de Star Wars da Marvel. As lendas revelaram que Boba Fett é um Mandaloriano e membro do Clã Fett. O serviço de Boba como Protetor Journeyman e mais tarde como Mand’alor seria explorado posteriormente em materiais posteriores da era Legends, como os quadrinhos Blood Ties e os vários romances de Karen Traviss. O Mandaloriano e O Livro de Boba Fett, no entanto, estabeleceriam que Boba Fett do cânone moderno pode usar a armadura de seu pai, Jango Fett (um verdadeiro Mandaloriano em ambas as linhas do tempo), mas ele próprio não é um Mandaloriano.

7 Boba Fett se tornou um senhor do crime no cânone de Star Wars

Boba Fett está sentado em seu trono com uma armadura Mandaloriana completa.

Tanto no cânone quanto em Legends, Boba Fett escapa do sarlacc e eventualmente faz a transição de um vilão implacável para um anti-herói, embora a forma como ele faz isso seja diferente entre as duas continuidades. Em Legends, um idoso Boba Fett se aposenta de sua carreira de caçador de recompensas e sucede Fenn Shysa como o Mand’alor, tragicamente depois de matar Shysa como um de seus últimos trabalhos como caçador de recompensas. No cânone, Boba Fett se esforça para substituir Bib Fortuna como o líder do império criminoso do falecido Jabba the Hutt, o que ele faz apenas alguns anos após o Retorno dos Jedi.

6 Star Wars Canon e Legends diferem sobre como Boba Fett tentou matar Mace Windu

Sem surpresa, ambas as iterações de Boba Fett tentaram vingar Jango Fett matando Mace Windu, e ambas as tentativas não tiveram sucesso. No romance da era Legends Boba Fett: Pursuit, de Elizabeth Hand, Boba Fett tentou matar Mace Windu no final das Guerras Clônicas, tendo se estabelecido como um caçador de recompensas em ascensão durante a guerra. Fett confronta Windu em Coruscant e quase morre antes que o próprio Palpatine intervenha e termine a luta. Em Star Wars: The Clone Wars, da Canon, Fett encena uma trama muito antes na guerra, reunindo uma equipe de caçadores de recompensas e se passando por um cadete clone, embora sua trama seja frustrada por Plo Koon e Ahsoka Tano.

5 Boba Fett foi orientado por Aurra Sing & Bossk em Star Wars Canon

Bosk e Boba Fett em Guerras Clônicas

Conforme mostrado nos três primeiros romances de Boba Fett da era Legends, de Terry Bisson e Elizabeth Hand, Boba Fett teve um relacionamento adversário com a caçadora de recompensas Aurra Sing na continuidade original. Em trabalhos posteriores da era Legends, Fett teria uma rivalidade acirrada com outro caçador de recompensas, Bossk. No cânone, Fett dificilmente era inimigo de qualquer um dos mercenários, com Aurra Sing e Bossk servindo como mentores do jovem Boba e ajudando-o na tentativa de matar Mace Windu. Enquanto Aurra Sing abandonou Fett para escapar da captura, Bossk permaneceu um aliado próximo de Fett durante as Guerras Clônicas, embora sua amizade tenha se degradado significativamente na era da trilogia original.

4 Boba Fett tinha uma família nas lendas de Star Wars

Boba Fett Sintas Vel

Boba Fett, da Canon, não tem outros membros da família além de seu falecido pai e seus muitos irmãos soldados clones. Em Legends, Fett se casou com o caçador de recompensas Kiffar, Sintas Vel, durante sua carreira como Protetor Journeyman em Concord Dawn. Os dois tiveram uma filha, Ailyn Vel, que também se tornou caçadora de recompensas, embora odiasse o pai por abandoná-la e à mãe quando Fett deixou Concord Dawn para se tornar um caçador de recompensas novamente. Ailyn teve uma filha, Mirta Gev, com o soldado Mandaloriano Makin Marec. Mirta cresceu e se tornou uma Mandaloriana e uma caçadora de recompensas, embora fosse próxima de seu avô, ao contrário de sua mãe.

3 Boba Fett, da Star Wars Canon, não tinha naves além da Slave I

Boba Fetts Slave One em Star Wars O Império Contra-Ataca

A única nave estelar de Boba Fett no cânone moderno de Star Wars é a Slave I, uma perseguição especial Firespray-31 que anteriormente pertencia a Jango Fett, Aurra Sing e Hondo Ohnaka. Em Legends, a história do Slave I é mais extensa e o navio foi substituído pelo navio de execução da classe Pursuer Slave II na série de quadrinhos Dark Empire. O Slave II seria brevemente sucedido por navios conhecidos como Slave III e Slave IV, embora Boba Fett continuasse a usar o Slave I como seu navio principal até a linha do tempo das Lendas, até os romances Fate of the Jedi.

2 Boba Fett e Han Solo tornaram-se aliados nas lendas de Star Wars

Han Solo e Boba Fett se enfrentam em Jubilar em Star Wars Legends.

Embora Boba Fett e Han Solo ainda não tenham interagido após os eventos de O Retorno de Jedi no cânone, os dois permaneceram rivais muito depois da trilogia original em Legends. Conforme mostrado no conto de Kevin J Anderson, “The Last One Standing: The Tale of Boba Fett”, Boba Fett e Han Solo finalmente encerraram sua amarga animosidade no final de um confronto em Jubilar, pouco antes de Boba Fett se aposentar da caça de recompensas. Como Mand’alor, Fett se tornaria um aliado não apenas de Han, mas também de Lando, Chewbacca, Leia e Luke. Fett treinaria até a filha de Han e Leia, a Jedi Jaina Solo, em técnicas de combate Mandalorianas.

1 Boba Fett fez jus à sua reputação lendária em Star Wars Legends

Em geral, Boba Fett não faz jus à sua reputação lendária no cânone de Star Wars. Embora retratado como um dos melhores caçadores de recompensas da galáxia, Fett, do cânone, sofre derrotas embaraçosas, como um encontro inicial com Luke Skywalker e R2-D2 nos novos quadrinhos de Star Wars da Marvel. Um veterano Fett também é facilmente superado por Cad Bane em The Book of Boba Fett inicialmente. Em Legends, no entanto, Boba Fett tem uma infinidade de feitos que tornam seu status de melhor caçador de recompensas da galáxia bem merecido. Tendo derrotado o Jedi fugitivo, o impostor Jodo Kast, e defendido Mandalore dos Yuuzhan Vong, Boba Fett é verdadeiramente formidável em Star Wars Legends.

Confira também: Warner Bros. empurrando para a sequência do Edge of Tomorrow após o acordo com Tom Cruise

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.

Criado e liderado por Marco Victor Barbosa, jornalista formado pela UniAcademia (antigo CES/JF), o site Jornada Geek foi fundado em 2012 sob o nome de Cinefagia. Em 2016 seu nome foi alterado, e ao longo de todos estes anos foi atualizado constantemente com notícias e textos sobre filmes, séries e games.