Viúva Negra | Crítica

Filme já está em exibição nos cinemas e disponível no Disney+ com Premier Access.

Imagem do filme Viúva Negra
Divulgação

Classificação:

Nota ótimo

Iniciado em 2008 com o lançamento de Homem de Ferro, o Universo Cinematográfico da Marvel Studios vem desde então conquistando os fãs através do seu crescimento, personagens e muito sucesso. A prova disso são as enormes bilheterias conquistadas, com o seu grande destaque sendo justamente o evento mostrado ao público em Vingadores: Ultimato. E agora, após ter passado por diversos adiamentos por conta da pandemia de coronavírus, o filme Viúva Negra foi recentemente lançado nos cinemas. Mas afinal, ele consegue seguir a fórmula usada por tantos anos com sucesso? Isso é o que vamos detalhar ao longo deste novo texto aqui no Jornada Geek.

A história do filme Viúva Negra

Ambientado entre os eventos de Capitão América: Guerra Civil e Vingadores: Guerra Infinita, este novo thriller de espionagem da Marvel Studios acompanha uma aventura solo de Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), também conhecida como Viúva Negra, enquanto ela é considerada uma foragida do governo dos EUA por quebrar o Tratado de Sokovia.

Na ocasião, Romanoff deve então confrontar as partes mais sombrias da sua história quando surge uma conspiração perigosa ligada ao seu passado. Perseguida por uma força que não irá parar em nada para derrubá-la, Natasha deve lidar com sua história como espiã e os relacionamentos quebrados que a deixaram muito antes de se tornar uma Vingadora.

Viúva Negra tem problemas, mas alguns deles são compartilhados pelo MCU

Viúva Negra com uniforme branco
Divulgação

Um ponto extremamente válido a ser citado logo de início é o fato de que Viúva Negra realmente tem uma abordagem de thriller de espionagem. A ação está presente desde o seu início, além de que a sua trama desde o início é desenvolvida através de revelações sobre a protagonista.

É neste contexto que aos poucos vamos descobrindo alguns fatos sobre Natasha Romanoff, em uma evolução que nos mostra também as falhas da protagonista, além da necessidade da mesma em deixar todas as questões para trás e tentar levar uma nova vida. Desta vez, como é de conhecimento, como uma Vingadora. É também justamente neste contexto que conhecemos Yelena Belova (Florence Pugh), a sua “irmã” mais nova.

Com questões estabelecidas, a partir de então também começam a surgir os problemas da produção. Mas que, de fato também são compartilhados em boa parte com o restante do MCU. O principal deles, e que claramente merece mais destaque pela repercussão alcançada, envolve um dos principais antagonistas do filme.

Sim, estamos falando do Treinador. Para todos aqueles que assistiram o filme, o personagem em 80, 90% dos comentários é citado como o ponto mais decepcionante do projeto. Ele não é bem explorado, a revelação da sua identidade causou raiva aos fãs do personagem nas HQs, e o mesmo praticamente não tem uma história própria.

Isso, como é de conhecimento, é uma falha constante de filmes da Marvel Studios ao longo dos anos. Seja em Homem de Ferro 3, Thor: O Mundo Sombrio, ou no filme da Capitã Marvel, a empresa já vem apresentando falhas neste aspecto. Se pararmos para pensar, acabam que alguns poucos nomes surgem como exceção.

Viúva Negra tem um elenco de estrelas, mas Yelena Belova é o seu grande destaque

Florence Pugh vai estrelar em The Wonder
Divulgação

Além de contar com o retorno de Scarlett Johansson no papel de Natasha Romanoff, o filme Viúva Negra também acabou contando com diversas adições ao universo do MCU. Entre elas estão nomes como David Harbour (Alexei) e Rachel Weisz (Melina). Contudo, é a jovem Florence Pugh que acaba sendo o grande destaque do projeto como a intérprete de Yelena Belova.

Independente da dinâmica proporcionada pelo roteiro, a jovem atriz entrega ao público uma performance de destaque. E isso, é claro, já vem gerando comentários nas diversas redes sociais. E se não bastasse, a sua química com Scarlett Johansson é evidente em tela, o que facilita ainda mais a sua chegada ao MCU como a possível nova Viúva Negra deste universo de heróis.

Viúva Negra – Vale a pena assistir?

Se você acompanha o MCU desde o seu início, então o filme Viúva Negra acaba se tornando uma obrigação na sua agenda de lançamentos. Afinal, este é um projeto que por muito tempo foi solicitado pelo público, assim como também a provável despedida de uma das primeiras personagens deste universo nos cinemas.

Além disso, por mais que Viúva Negra tenha os seus problemas, o salto ainda assim é extremamente positivo. Este é o gênero certo da personagem, envolvendo diretamente questões de espionagem e deixando de lado atos extremamente heróicos. A própria Yelena, em um certo momento, compara justamente o fato de que Natasha não tem poderes. E que se mexer com ela poderia acabar gerando uma reação dos “grandões” (Thor ou Hulk) com quem ela anda.

No final das contas, Viúva Negra é um filme de herói mais próximo do que poderia ser normal neste universo construído pela Marvel Studios. Trata-se de um longa com excelentes cenas de ação, perseguições de carro, mas que poderia ser melhor se não estivesse preso a fórmula Marvel.

Confira também: Viúva Negra | Quando o filme poderá ser visto sem custo adicional no Disney+?

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games de super-heróis no Jornada Geek e Universo Heroico. Aproveite também para seguir a nossa página no Google News.

Notícias Relacionadas

Marco Victor
Marco Victor
Amante de filmes, séries e games, criou o Jornada Geek em 2011. Em 2012 se formou em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), e a partir de então passou a fazer cursos com foco em uma especialização em SEO. Atualmente é responsável por desenvolver conteúdos diários para o site com focos em textos originais e notícias sobre as produções em andamento. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC ao mesmo tempo.

Jornada Geek + Lolja

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui