Os 5 Filmes de Futebol Mais Inspiradores

Gol é um dos filmes sobre futebol
Divulgação

O típico fã de brasileirão Série A de hoje em dia não liga muito para filmes sobre futebol. Pense bem, quando falamos em filmes sobre esportes, o que vem na cabeça? Filmes como Rocky Balboa, Creed e etc.

A verdade é que o futebol nunca foi o tema de sucessos de bilheteria, mas isso não quer dizer que não há bons filmes sobre o esporte. Na verdade, há várias obras cinematográficas incríveis sobre o tema e algumas delas são bastante inspiradoras.

Gol!: O sonho impossível

Não vamos entrar nos detalhes sobre a trama deste filme de 2005. Mas o que vamos destacar aqui é o fato desta obra realmente ter conseguido colocar a dinâmica incrível dos jogos de futebol dentro do formato cinematográfico.

Há várias cenas de jogos de futebol com algumas lendas reais do esporte. É provavelmente o mais próximo que um filme sério sobre futebol chegou de um grande sucesso arrasa quarteirão do cinema.

Na prática, talvez ele não tenha animado tanto a crítica ou o público em geral, mas os fãs de futebol provavelmente vão amar este filme.

Ronaldo (2015)

Cristiano Ronaldo é um dos jogadores de futebol mais competitivos do mundo. Mas o seu talento dentro de campo não é o único motivo para ele ser tão famoso. Seu carisma fora das partidas é um dos fatores cruciais para ele ser um dos atletas mais famosos da atualidade.

Com este documentário de 2015, você vai ver como ele é no dia a dia. Fãs do Real Madrid, Manchester United e do futebol em geral provavelmente vão amar este filme.

Pelé Eterno

Agora que já entramos nos documentários, temos que mencionar esta obra feita em homenagem ao melhor jogador de todos os tempos. Pelé foi um ícone do esporte, mas poucas pessoas tiveram a sorte de ver ele jogando.

Inclusive, muitos de seus feitos incríveis no futebol não chegaram a ser registrados com câmeras. Portanto, este documentário é uma boa forma de aprender mais sobre Pelé e entender porque ele é considerado o melhor jogador de todos os tempos.

Becoming Zlatan

Zlatan Ibrahimović nunca venceu uma Liga dos Campeões ou uma Copa do Mundo, apesar disso, ele é considerado um dos melhores dos anos 2000. É claro, seus feitos dentro de campo contribuíram para sua fama, mas o seu carisma e sua confiança inabalável fazem parte importante do seu sucesso.

Becoming Zlatan é um documentário que mostra como ele foi de um jogador bom para uma verdadeira lenda do esporte.

Brasil 2002: Os Bastidores do Penta

20 anos se passaram desde a conquista do pentacampeonato mundial, mas ainda lembramos desse evento com orgulho e alegria. A essa altura alguns brasileiros, fãs de futebol, eram jovens demais para se lembrar da Copa de 2002 ou sequer eram nascidos.

Este documentário é perfeito para essas pessoas. Com ele você vai conferir os bastidores do penta, a conquista mais importante da seleção brasileira nos últimos anos.

E claro, se você teve sorte o bastante para conferir este jogo pessoalmente, você vai adorar relembrar o que aconteceu.

Porque há poucos filmes sobre o futebol?

Parte disso é por causa de Hollywood e os EUA. Os Estados Unidos é um dos maiores mercados da indústria cinematográfica. O sucesso de um filme nesse país é um dos fatores mais importantes para os estúdios de cinema.

O problema é que o futebol não é muito popular entre os americanos. Esportes como basquete, futebol americano e boxe são muito mais populares entre eles. Inclusive, há muitos dramas sobre basquete, futebol americano e boxe. Quem não se lembra dos filmes de Rocky Balboa?

Um filme sobre futebol dificilmente se tornaria um sucesso de bilheteria nos Estados Unidos da América. Levando isso em conta, há um certo desânimo por parte da indústria em relação a criação de filmes desse tipo. Em compensação, os documentários sobre jogadores, equipes e etc. fazem muito mais sentido e existem aos montes.

Considerações finais

Bom, agora você conhece alguns filmes legais sobre futebol e até entende melhor como a indústria cinematográfica funciona. Esperamos que você tire algum tempo para conferir alguns desses times. As chances são altas de que você vai amar alguns deles.

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games no Jornada Geek. Aproveite para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitterinstagram e também no Google News.

Amante de filmes, séries e games, criou o Jornada Geek em 2011. Em 2012 se formou em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), e a partir de então passou a fazer cursos com foco em uma especialização em SEO. Atualmente é responsável por desenvolver conteúdos diários para o site com focos em textos originais e notícias sobre as produções em andamento. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC ao mesmo tempo.