10 documentários sobre crimes famosos para assistir na Netflix

Plataforma de streaming conta com uma coleção de títulos do gênero que merece atenção.

Conversando com Ted Bundy é um dos documentários sobre crimes famosos mais conhecido da Netflix
Divulgação

Mesmo com muitos filmes e séries constantemente em alta, os documentários de vez em quando surgem entre os grandes destaques da Netflix. Tal feito, inclusive, tem se tornado cada vez mais frequente e interessante por suas abordagens.

No meio de tantos temas, os documentários sobre crimes famosos acabam conseguindo uma atenção maior do público. Entre casos como Ted Bundy, a misteriosa morte de Elisa Lam no Hotel Cecil, ou até mesmo o desaparecimento da pequena Madeleine McCann, a plataforma de streaming tem conseguido apresentar de forma constante materiais de qualidade.

Confira abaixo uma lista com 10 documentários sobre crimes famosos para assistir na Netflix

Cena do Crime – Mistério e Morte no Hotel Cecil

Do diretor Joe Berlinger (Conversando com um serial killer: Ted Bundy, Paradise Lost), Cena do Crime – Mistério e Morte no Hotel Cecil é a primeira temporada de uma nova série documental que desconstrói a mitologia e os mistérios em torno de locais infames de crimes contemporâneos.  Há quase um século, o Hotel Cecil, no centro de Los Angeles, é associado a algumas das mais notórias atividades da cidade, de mortes prematuras a hóspedes serial killers. E

m 2013, a universitária Elisa Lam estava hospedada no Cecil quando desapareceu, iniciando um frenesi na mídia e mobilizando uma comunidade global de detetives internéticos ansiosos para solucionar o caso. O desaparecimento de Lam, mais recente capítulo na complexa história do hotel, oferece uma visão arrepiante e cativante de um dos locais mais nefastos de LA.

Talvez você também queira ler: Elisa Lam | As teorias sobre a morte da jovem no Hotel Cecil

Night Stalker

A minissérie documental da Netflix Night Stalker: Tortura e Terror conta a fascinante história real da caçada a um dos mais famosos serial killers da história dos EUA para entregá-lo à justiça. No sufocante verão de 1985, uma onda de calor tomou conta de Los Angeles, junto com uma série de assassinatos e agressões sexuais que, a princípio, não pareciam ter relação entre si.

As vítimas eram homens, mulheres e crianças entre seis e 82 anos, vindas de bairros, etnias e classes sociais diferentes. Era a primeira vez na história do país que um mesmo assassino cometia crimes tão cruéis. Correndo contra o tempo para capturar este monstro noturno estavam o jovem detetive Gil Carrillo e o lendário investigador de homicídios Frank Salerno. Enquanto trabalhavam incansavelmente para resolver o caso, a mídia acompanhava cada passo e o pânico tomava conta da Califórnia.

Contada por meio de tensas entrevistas, imagens de arquivo e fotos originais, esta série em quatro partes conta a versão definitiva desta história de terror da vida real e mostra como era viver com medo, pois qualquer um poderia ser a próxima vítima. Night Stalker: Tortura e Terror é dirigida por Tiller Russell, com produção executiva de Russell, Tim Walsh, Eli Holzman e Aaron Saidman.

O Caso Gabriel Fernandez

Em 2013, o menino Gabriel Fernandez, de 8 anos, teve uma morte horrível, fruto do abuso prolongado pela mãe e pelo namorado dela. Na esteira da tragédia, um movimento em busca de justiça ganhou força em Los Angeles.

A série documental em seis partes do premiado documentarista Brian Knappenberger (Nobody Speak: Trials of the Free Press) revela bastidores do julgamento e investiga os sistemas públicos que fracassaram na missão de proteger Gabriel, a despeito de múltiplos relatos e sinais de alerta. Além de jogar luz sobre uma história importante, O Caso Gabriel Fernandez serve como um aviso para a necessidade do reestudo das estruturas criadas para proteger crianças em perigo.

O Desaparecimento de Madeleine McCann

O Desaparecimento de Madeleine McCann aborda de forma detalhada o caso da desaparição da pequena Madeleine McCann, que tinha três anos quando sumiu de um resort na Praia de Luz, no sul de Portugal, durante as férias com a família. A história repercutiu no mundo todo e colocou em ação coordenada a polícia portuguesa e a Scotland Yard numa grande investigação que se tornaria o caso mais famoso de criança desaparecida da história do Reino Unido.

The Keepers

Do diretor Ryan White (Prop 8: O Casamento Gay em Julgamento, Nossa Querida Freda – A Secretária dos Beatles), The Keepers é uma envolvente série documental em sete capítulos sobre o assassinato não solucionado de uma freira de Baltimore e os segredos terríveis que perduram por quase cinco décadas após a sua morte. A série começa retratando a história da irmã Cathy Cesnik, uma amável freira e professora de um colégio católico que desapareceu em 7 de novembro de 1969.

Seu corpo foi encontrado cerca de dois meses depois, mas seu assassinato continua sem solução até hoje. O caso retornou às manchetes nos anos 90, quando uma das ex-alunas da irmã Cathy, cujo nome nunca foi divulgado, decidiu revelar os terríveis abusos sexuais que sofreu nas mãos do capelão da escola. Inacreditavelmente, ela disse que foi levada ao local onde estava o corpo da irmã Cathy e ouviu a seguinte frase: “Veja o que acontece quando você fala mal das pessoas”.

Apesar disso e das declarações de outras vítimas e testemunhas de abuso, ninguém foi processado e a história é praticamente desconhecida fora de Baltimore. Conversas com dezenas de amigos, parentes, jornalistas, oficiais do governo e cidadãos de Baltimore determinados a descobrir a verdade dão a White fios de uma história que vai além da morte de uma querida professora de colégio.

Ela chega a suspeitas de abuso sexual por membros da igreja, memórias reprimidas e instituições religiosas e governamentais que ele afirma que, “no mínimo, ignoram o caso há 45 anos — ou, pior ainda, o acobertam”.

O Monstro ao Lado

O Monstro ao Lado é a história real de John Demjanjuk, um metalúrgico americano de origem ucraniana que vivia a pacata rotina de aposentado com a família nos subúrbios de Cleveland, Ohio (EUA), nos anos 1980.

Isso até sobreviventes do Holocausto o identificarem em uma foto como “Ivan, o Terrível” – um guarda de campo de concentração nazista particularmente cruel, responsável pela tortura e morte de cerca de 1 milhão de prisioneiros judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

Demjanjuk desperta de seu sonho americano e é extraditado para Israel, onde é levado aos tribunais, acusado de crimes contra a humanidade. O julgamento em Jerusalém agita a imprensa e provoca uma comoção nacional. O país mergulha no trauma e no fascínio do “julgamento do século”. O caso expõe cantos sombrios da memória e dos horrores da guerra e se torna uma corrida contra o tempo entre Demjanjuk e as vítimas.

Elize Matsunaga – Era Uma Vez Um Crime

Em um crime que chocou o Brasil, Elize Matsunaga mata e esquarteja o marido. Agora, ela dá sua primeira entrevista nesta série documental dividida em 4 capítulos que explora o caso.

Conversando com um Serial Killer: Ted Bundy

“Conversando com um serial killer: Ted Bundy” coloca pela primeira vez sob os holofotes a mente doentia do assassino Ted Bundy. O inquietante documentário apresenta de forma inédita entrevistas assustadoras com o criminoso apelidado de “Jack, o Estripador dos Estados Unidos”.

A série documental gira em torno de um homem cuja personalidade, boa aparência e simpatia desafiaram o estereótipo do assassino em série, o que lhe permitiu se esconder à vista de todos enquanto cometia violentos crimes sexuais.

Até sua captura, em 1978, Bundy matou mais de 30 mulheres. Durante seu julgamento, ele recebeu demonstrações de adoração por parte de mulheres americanas, o que tornou os crimes ainda mais perturbadores.

Making Murderer

As cineastas ganhadoras do Emmy Laura Ricciardi e Moira Demos voltam ao Meio-Oeste americano, onde obtêm acesso exclusivo a Steven Avery e seu corréu e sobrinho, Brendan Dassey, às suas famílias e advogados. Ao longo de 10 novos episódios, Making a Murderer Parte 2 traz um olhar profundo sobre o duro processo pós-condenação, explorando o peso emocional que afeta todos os envolvidos.

O Estripador

Por cinco anos, entre 1975 e 1980, os assassinatos do Estripador de Yorkshire assombraram a vida das mulheres no norte da Inglaterra. Foi um período de histeria nacional: 13 mulheres morreram e a polícia parecia incapaz de capturar o assassino. Ninguém se sentia seguro – e todos os homens eram considerados suspeitos.

Ao contar as curiosidades e reviravoltas da maior caçada da história da polícia britânica, esta série de quatro partes reexamina os crimes na Inglaterra do fim da década de 1970: uma época de mudança radical, desindustrialização, pobreza, masculinidade e misoginia — um contexto que contribuiu para que o Estripador escapasse por tanto tempo.

Confira também:

Round 6: Sucesso da Netflix ficou 10 anos em desenvolvimento

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.

Notícias Relacionadas

Marco Victor
Marco Victor
Amante de filmes, séries e games, criou o Jornada Geek em 2011. Em 2012 se formou em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), e a partir de então passou a fazer cursos com foco em uma especialização em SEO. Atualmente é responsável por desenvolver conteúdos diários para o site com focos em textos originais e notícias sobre as produções em andamento. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC ao mesmo tempo.

Jornada Geek + Lolja

Últimas Notícias