Funko POP: como as miniaturas colecionáveis mudaram a cultura geek

Bonecos cabeçudos e com olhões são sucesso; saiba como eles surgiram e entenda por que são tão famosos.

Imagem do Funko Pop
Divulgação

Se você acompanha criadores de conteúdo na internet, principalmente os que falam sobre cultura pop, já deve ter visto alguns bonecos com cabeça e olhos grandes na decoração do cenário de fotos e vídeos. São os famosos Funko POP, miniaturas de personagens de filmes e séries e outras figuras da vida real. Mas você sabe como eles se tornaram essa febre?

A origem dos Funko POP

Os Funko foram criados por Mike Becker, um amante de brinquedos, em 1998, nos Estados Unidos. A ideia do americano surgiu após perceber que poderia vender réplicas fabricadas na China para colecionadores, cobrando os mesmos altos preços, comuns desse mercado.

Só que no início as coisas eram bem diferentes. Os Funko como conhecemos hoje apareceram a partir de 2005, quando a empresa de Becker foi vendida para Brian Mariotti. Os primeiros Funko POP foram bonecos do Batman, Batgirl, Lanterna Verde e Coringa – personagens da DC Comics –, lançados em 2010, na New York Comic Con.

Desde então, o atual CEO expandiu os licenciamentos da marca com diversas empresas – entre elas, Disney, Marvel, DC Comics, Lucasfilm, Sony Pictures, Paramount Pictures, DreamWorks, Hasbro, CBS, Warner Bros, Netflix, e por aí vai.

Em 2018, as vendas cresceram 33%, levando ao faturamento de US$ 686 milhões, de acordo com o site Vox. É uma das companhias mais valiosas do mundo neste ramo.

Como os Funko POP mudaram a cultura geek

O grande diferencial das miniaturas que atraem fãs do mundo todo vai além do design. O sucesso está ligado, principalmente, à rapidez com a qual os produtos são licenciados, criados e enviados às prateleiras das lojas. Para os bonecos inspirados em personagens de séries, por exemplo, todo esse processo é realizado enquanto a produção está sendo filmada.

O preço também é menor em relação a outros brinquedos queridinhos de colecionadores, já que o custo de produção é mais baixo. Além disso, parte dos mais de oito mil brinquedos, disponíveis em mais de 25 mil lojas no planeta, é rara. A empresa fabrica uma tiragem limitada de personagens diferentes, como metalizados ou que brilham no escuro. Isso deixa os fãs ainda mais interessados em comprar.

Um Funko POP para chamar de seu

Mesmo que você não seja adepto da cultura geek, é possível encontrar Funko POP inspirados em outros universos, como drag queens, cantores, atletas, além dos tradicionais super-heróis e personagens de séries e filmes.

Apesar de serem mais baratos que outros itens colecionáveis, o preço nem sempre cabe no bolso dos brasileiros, já que é um produto importado. Nesse caso, é interessante ficar de olho em períodos de promoção em sites e lojas, como a Black Friday.

Confira também:

Power Rangers: Novos filmes e séries serão lançados pela Netflix

Não deixe de acompanha todas as notícias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitterinstagram e também no Google News.

Notícias Relacionadas

Marco Victor
Marco Victor
Amante de filmes, séries e games, criou o Jornada Geek em 2011. Em 2012 se formou em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), e a partir de então passou a fazer cursos com foco em uma especialização em SEO. Atualmente é responsável por desenvolver conteúdos diários para o site com focos em textos originais e notícias sobre as produções em andamento. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC ao mesmo tempo.

Jornada Geek + Lolja

Últimas Notícias