Harry Potter: Por que Snape foi chamado de Príncipe Mestiço?

Snape (Alan Rickman) segura sua varinha em um pôster de Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2

Severus Snape é um dos personagens mais importantes da franquia Harry Potter. À medida que a série começou a mergulhar em seu passado e como isso o moldou, os fãs entenderam que havia muito mais no Professor de Poções de Hogwarts do que aparentava. Em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Harry se viu de posse de um livro de poções incrivelmente preciso que o levou ao primeiro lugar da classe do Professor Slughorn.

Até mesmo Hermione ficou perplexa com o sucesso repentino de Harry com poções, uma aula na qual ele nunca havia se destacado antes. Para grande alívio de Hermione, não era Harry quem parecia ter dominado poções. O livro pertenceu a um estudante que apenas se referia a si mesmo como o Príncipe Mestiço.

À medida que a história se aproximava do clímax, Harry descobriu que o Professor Severus Snape havia se dado o apelido de “Príncipe Mestiço” quando era estudante em Hogwarts, na mesma época que a mãe e o pai de Harry, Lílian e Tiago. É claro que os livros se aprofundam mais em sua história, mas os filmes, compreensivelmente, cortaram muito e percorreram sua história. No entanto, embora o motivo desse título auto-dado nunca tenha sido mostrado nos filmes, os livros se aprofundam na figura trágica de Snape.

Quem é o Príncipe Mestiço de Harry Potter?

Os jovens Lily Evans e Severus Snape em Harry Potter

Severus Snape é o Príncipe Mestiço. Harry descobre sobre o Enigma do Príncipe durante o sexto episódio da franquia Harry Potter, onde encontra o antigo livro de Poções de Severus Snape, marcado como propriedade de “O Enigma do Príncipe”. Embora Harry tenha desenvolvido uma profunda admiração pelo Príncipe Mestiço devido aos seus conselhos precisos e inteligentes para fazer poções, mais tarde ele descobriu que havia um lado mais sombrio do Príncipe quando tentou usar um de seus feitiços, Sectumsempra.

No final da sexta parte da série, apropriadamente nomeada em homenagem ao infame apelido de Severus Snape, Snape reconhece que é o Príncipe Mestiço. Depois que Snape mata Alvo Dumbledore na Torre de Astronomia, Harry o persegue, tentando pegá-lo ou matá-lo, e tenta amaldiçoar Snape com seu próprio feitiço, Sectumsepra. Neste momento, Snape diz a ele que ele é o Príncipe Mestiço, para espanto de Harry.

O que significa o apelido do Príncipe Mestiço?

Alan Rickman como Severus Snape em Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1

O apelido que Snape deu a si mesmo não era apenas um nome gerado aleatoriamente, mas um nome impregnado de verdade. Mestiço se referia a uma bruxa ou bruxo nascido de uma linhagem mágica e par de trouxas, então Snape estava claramente se referindo à sua própria árvore genealógica. O nome era correto, pois ele era de linhagem mestiça. Muito parecido com Lord Voldemort, Snape era filho de uma mãe bruxa e um pai trouxa.

A mãe de Snape era uma bruxa chamada Eileen Prince, enquanto seu pai era Tobias Snape, um trouxa. Em termos de propósito de escrita de histórias, traça um paralelo com Harry, que também era mestiço porque sua mãe, Lily, nasceu trouxa. O apelido de Príncipe Mestiço também é irônico porque Snape mais tarde se torna um Comensal da Morte de alto escalão, o grupo de bruxos de sangue puro de Voldemort que discrimina todos os outros tipos de bruxos.

Engraçado, tanto Snape quanto Lord Voldemort são bruxos mestiços com tendência às artes das trevas que acabaram criando um pseudônimo para si mesmos. Na verdade, os dois personagens tinham pai trouxa e mãe bruxa. Esta questão da identidade e das relações familiares é provavelmente um dos temas mais importantes da série Harry Potter, que é claramente explorado no icônico apelido de Snape.

Por que Snape é o Príncipe Mestiço?

Alan Rickman como Severus Snape na série Harry Potter

No entanto, ainda podemos nos perguntar por que, apesar de não pertencer à realeza, Snape se deu o apelido de “Príncipe”. Como mencionado anteriormente, o nome de nascimento da mãe de Snape era Prince, então foi uma homenagem a ela e uma chance de se distanciar de seu pai enquanto enfatizava sua linhagem mágica.

Quando criança, Snape foi negligenciado pelo pai e era muito mais próximo da mãe. Quando ele era um adolescente cheio de angústia, ele escreveu esse nome em seu livro como uma forma de abraçar sua herança bruxa e superar seu pai trouxa. Os livros também implicavam que Snape cresceu pobre e que possivelmente estava tentando esconder o máximo possível de seu passado, parecendo ser um “príncipe”.

A maneira como Snape se via também combina com o quão poderoso Severus Snape era, já que seus livros e feitiços sugerem que ele estava acima da maioria dos outros bruxos, incluindo os de sangue puro. Embora os filmes de Harry Potter nunca tenham explicado como Snape surgiu com o nome, os livros, que se aprofundam em sua história, tornam sua decisão muito mais clara.

A explicação simples é que Snape era um adolescente cheio de angústia que se deu um pseudônimo baseado em sua própria linhagem oculta, ao mesmo tempo que se retratava como alguém muito mais poderoso do que realmente era. Para Snape, que teve uma infância difícil e foi intimidado pelos próprios colegas, esse nome foi provavelmente uma forma de se distanciar de sua verdadeira identidade e criar uma identidade mais reconfortante para si mesmo.

O Enigma do Príncipe no sexto filme de Harry Potter

Durante As Relíquias da Morte Parte 2, um jovem Severus Snape fica na frente de uma árvore e sorri

A sexta parcela da série Harry Potter, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, traz Severus Snape para o primeiro plano da história. Ao longo do livro e do filme, Harry conhece Snape através do antigo livro de poções do Enigma do Príncipe. No filme anterior, Harry já havia descoberto que Snape havia sido intimidado pelos Marotos. Agora, Harry se aproxima da personalidade de Snape no ensino médio ao obter um de seus livros escolares.

O Enigma do Príncipe melhorou o livro de poções para incluir melhores maneiras de criar poções, o que ajudou Harry durante todo o seu sexto ano em Hogwarts. Além disso, Snape costumava escrever neste livro alguns feitiços originais que ele criava em seu tempo livre, como Levicorpus e a Maldição Sectumsempra. Harry tentou esses dois feitiços.

O primeiro acabou sendo inofensivo, mas o segundo foi incrivelmente letal, e Harry atacou Draco Malfoy com ele. Enquanto Harry Potter e a Ordem da Fênix retratava Snape como uma vítima, o Príncipe Mestiço mostra seu lado mais sombrio. O adolescente Snape tentou se associar mais ao nome de sua mãe bruxa e se distanciou do sobrenome trouxa de seu pai. Além do mais, Snape estava mexendo nas Artes das Trevas. Esta informação sobre Snape explica porque Harry desconfiava tanto dele e esperava que ele fosse um Comensal da Morte.

No final das contas, o pseudônimo de Severus Snape, o Príncipe Mestiço, era claramente uma pessoa que ele inventou para si mesmo como estudante de Hogwarts para lidar com sua difícil vida familiar e escolar. Esse pseudônimo poderia até ter surgido da criação de uma identidade própria, já que os Marotos já haviam inventado o apelido de “Snivellus” para zombar dele. No entanto, ao contrário de Voldemort, não se tornou sua única personalidade. Eventualmente, Snape saiu de sua fase de Artes das Trevas e ódio aos trouxas e dedicou toda a sua vida para redimir seus erros e impedir Lord Voldemort de destruir o mundo bruxo.

Confira também: Mais de 25 filmes e séries que vão deixar a HBO Max em breve

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games no Jornada Geek. Aproveite para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitterinstagram e também no Google News.

Notícias Relacionadas

Jornada Geek
Jornada Geek
Criado e liderado por Marco Victor Barbosa, jornalista formado pela UniAcademia (antigo CES/JF), o site Jornada Geek foi fundado em 2012 sob o nome de Cinefagia. Em 2016 seu nome foi alterado, e ao longo de todos estes anos foi atualizado constantemente com notícias e textos sobre filmes, séries e games.

Jornada Geek + Lolja

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui