Knightfall 1ª temporada | Crítica

Imagem da série Knightfall, do canal History
Divulgação: imagem promocional da série Knightfall

Classificação:

Nota ótimo

No meio de grandes produções e muito sucesso de diversas séries, aos poucos as séries de época vão se fazendo cada vez mais presentes na programação. E com isso, o History Channel também vai se aproveitando da sua vertente, e do sucesso de Vikings, justamente para a criação de todos títulos que possam chamar atenção do público. E assim, no meio de tantas possibilidades, a série Knightfall surgiu apresentando justamente sua trama através de uma das irmandades históricas mais famosas de guerreiros ligados a igreja católica: os cavaleiros templários.

Ambientada na Idade Média, a série acompanha a Ordem dos Cavaleiros Templários anos após a perda da cidade sagrada de Jerusalém. Contudo, ainda cercados por poderes e riquezas, o templo de Paris é o grande foco da trama, além da busca envolvendo a localização do Santo Graal. O responsável por tal missão é Landry Du Lauzon, um membro experiente do grupo que acaba assumindo o posto de mestre templário após a trágica morte do seu mento Godfrey. Acontece que no meio de tudo isso, histórias de poder, cobiça, traição e muitas desavenças começam a surgir durante o reinado de Felipe IV, resultando em grandes momentos de ação, descobertas e batalhas sangrentas envolvendo os guerreiros sob a liderança do seu protagonista.

Um dos primeiros pontos que merecem ser citados sobre Knightfall é justamente o seu roteiro. E não somente por uma qualidade que se mostra cada vez mais presente ao longo dos episódios, mas também pela sua velocidade de desenvolvimento. Assim como Vikings, a série tem o seu próprio tempo para certos acontecimentos, mostrando aos poucos uma longa linha de construção através deles até o momento em que começa a apresentar diversas reviravoltas com escalas ainda maiores. A ambientação também é outro ponto positivo, com cenários muito bem construídos, assim como seus figurinos, fotografia e uma direção realizada com grandes cuidados.

Por sua vez, o elenco da série pode ser um dos seus principais problemas em seu início. Isso porque demora com que você simpatize com algum deles, com um destaque ao protagonista Landry, interpretado por Tom Cullen. A questão é que o mesmo é aquele tipo de personagem que irrita no começo. E talvez, muito por isso, alguns desanimem. Contudo, a evolução da trama vai fazendo com que você aceite o mesmo aos poucos, criando até uma certa empatia por ele justamente também por ser cercado por situações injustas, traições, ou até mesmo pelo seu desenvolvimento maior de um grande senso de justiça. Aliás, isso também parece se aplicar para tantos outros nomes presentes na trama, sejam “mocinhos” ou “vilões”, mas algo que acaba sendo compreendido por conta das suas visões dos acontecimentos.

Com tudo isso destacado, ainda que faltando alguns pontos para acertar completamente sua produção, Knightfall já se mostra sim digna de atenção daqueles que são apaixonados pelo gênero. Tudo na série parece evoluir com o tempo, mesmo que alguns pontos demorem mais que outros. Além disso, a mesma segue ainda cercada por diversos mistérios que parecem ser pequenos através das atitudes de seus personagens, mas que podem acabar se revelando como outras grandes reviravoltas no que está por vir através da sua 2ª temporada já garantida há algum tempo.

Outro ponto que também merece ser citado é a sua qualidade de investimentos e desenvolvimentos de batalhas. Isso é algo muito evidente dentro da sua abordagem, começando por cenários, até o momento de grandes confrontos que vão começando a se desenrolar através da sua trama. A última delas, no episódio final e recheada de tensão, é um excelente exemplo do seu crescimento impactante através de um grande confronto envolvendo duas forças do programa. Tudo é muito bem coreografado, os efeitos são bem aplicados, além de que a fotografia é utilizada com eficiência pela direção para guiar os olhos do espectador realmente para aquilo que é necessário.

Ao final de todos os seus momentos de impactos e reviravoltas, o gosto que fica na última cena é de que estamos apenas no início do que parece ser mais um capítulo envolvendo a presença dos Cavaleiros Templários na história da humanidade. E que venha mais, pois com certeza valerá a pena esperar.

Confira também: KNIGHTFALL | Revelado o visual de Mark Hamill na 2ª temporada da série

Tom Cullen (The Five, Downton Abbey) vive o protagonista Landry. Além disso, Sabrina Bartlett (Da Vinci’s Demons, The Passing Bells)Olivia Ross (War and Peace)Julian Ovenden (Downton Abbey, Person of Interest)Sarah-Sofie Boussnina (Bron/Broen, 1864)Padraic Delaney (Legend, The Tudors)Simon Merrells (Dominion, The Tomorrow People, Spartacus) Jim Carter (Downton Abbey) também estão no elenco do primeiro ano. Além disso, Mark Hamill também estará no novo ano do programa.

Don Handfield, Richard Rayner e Jeremy Renner (Vingadoressão os produtores executivos do programa.

Ainda não existem informações sobre a data de estreia da nova temporada de Knightfall. Enquanto isso, a primeira temporada já está disponível na Netflix.

Não deixe de acompanhar todas as novidades e atualizações diárias do Jornadaa Geek no facebooktwitter e instagram.

Amante de filmes, séries e games, criou o Jornada Geek em 2011. Em 2012 se formou em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), e a partir de então passou a fazer cursos com foco em uma especialização em SEO. Atualmente é responsável por desenvolver conteúdos diários para o site com focos em textos originais e notícias sobre as produções em andamento. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC ao mesmo tempo.