MARCO POLO | PRIMEIRAS IMPRESSÕES – CCXP

Marco Polo
Marco Polo

Mesmo que se comparada com outros gêneros ainda sejam poucas, as séries de época estão cada vez mais constantes com o passar dos tempos. Dois títulos atuais que garantem um bom destaque ao gênero são Game of Thrones e Vikings, que agora ganharão a companhia de um projeto desenvolvido pela Netflix. Como primeiro projeto de época do serviço de streaming, Marco Polo chega com a promessa de manter o alto nível de suas concorrentes, além de não contar com nenhum ator americano em seu elenco. É claro, não é preciso afirmar que o título desenvolverá também fatos reais. Como o nome já diz, a trama acompanhará um dos maiores exploradores que já existiu. Se apresentará momentos de ficção misturados com fatos? Isso pode ser provável, mas apenas o tempo dirá.

Mentira. Traição. Guerra. Estes são apenas alguns obstáculos que esperam pelo lendário Marco Polo (Lorenzo Richelmy) em sua passagem pela corte do Kublai Khan (Benedict Wong) na China do século 13. Dos canais de Veneza aos perigos da Rota da Seda, da suntuosa Cidade Imperial aos brutais campos de batalha da China, Marco Polo é um épico de aventura e ação que começa mostrando o jovem explorador sendo abandonado pelo seu pai, passando por momentos de mudança na sua vida sob a tutela de Kublai Khan. Desde os primeiros momentos, o aprendizado é constante na vida do protagonista, que passa a mostrar uma grande evolução, inteligência e conhecimento com o passar dos tempos. Uma trama recheada de expectativas, choques culturais e muitas intrigas.

A proposta da ambientação de Marco Polo é apresentada desde os primeiros momentos, quando o jovem chega ao império Mongol na companhia de seu pai. A ambientação é perfeita, mostrando desde o começo que os cenários foram muito bem elaborados para o desenvolvimento da proposta em questão. Aos poucos personagens também vão surgindo e sendo apresentados ao público com o passar do tempo, mostrando momentos distintos para cada um deles. Para o jovem protagonista, o momento ainda é de adaptação após ter sido abandonado pelo seu pai. Muito é mostrado em cima disso, desde sua agonia, até momentos de aprendizados envolvendo costumes ou o Kung-Fu. Entretanto,  logo fica claro uma coisa: sua inteligência é indescritível para diversos assuntos, mostrando sua utilidade desde o começo do programa, até os primeiros passos de sua evolução.

É claro, seguindo os caminhos de um episódio inicial, o primeiro capítulo é elaborado em um clima crescente. Após a apresentação de personagens, logo as decisões também começam a ser tomadas pelo imperador, assim como também existem o nascimento das intrigas criadas no convívio do mesmo. Situações em que citam batalhas e explorações já são trabalhadas desde o começo, mostrando guerreiros, parentes e até mesmo sucessores ao trono em momentos que são abordadas. Discórdias começam a nascer em laços de sangue, demonstrando também que a evolução do projeto será rápida e direta. Agora, quando o protagonista estará realmente pronto para encarar suas jornadas? Elas demorarão a surgir? O explorador será completamente fiel ao Kublai Khan? São perguntas que serão respondidas com o tempo.

Uma coisa é certa: um caminho começou a ser construído desde o primeiro capítulo, ainda mais envolvendo uma questão de confiança entre Marco Polo e aquele que ele deverá servir. O jovem já demonstrou capacidade de resistências, provando assim que pode ser digno de confiança no primeiro capítulo. Até onde isso vai ser explorado na série? Isso ainda é desconhecido. Entretanto, além de sua convivência, outro fato que promete chamar atenção é o desenvolvimento de valores daquela cultura sendo empregados na tela, assim como possíveis envolvimentos amorosos que podem surgir com o tempo. Um programa que chegou prometendo grandes expectativas com a Netflix, que agora parece não ter medo de arriscar em qualquer questão ou gênero.

De tal forma, após assistirmos o primeiro episódio na Comic Con Experience, hoje, 12 de dezembro de 2014, é o dia em que o canal de streaming disponibilizará a primeira temporada aos seus espectadores. Aproveite o fim de semana para assistir, mas fique avisado: se o clima construído for o mesmo do primeiro episódio, você não vai querer parar de assistir até o término da temporada.

Ibis_BANNER-WEB_PAULISTA_705x90

Amante de filmes, séries e games, criou o Jornada Geek em 2011. Em 2012 se formou em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), e a partir de então passou a fazer cursos com foco em uma especialização em SEO. Atualmente é responsável por desenvolver conteúdos diários para o site com focos em textos originais e notícias sobre as produções em andamento. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC ao mesmo tempo.