Matrix: 10 personagens mais inteligentes da franquia, classificados

Morpheus, Neo e Agente Smith em Matrix

No final da década de 1990, as Wachowski lançaram uma das trilogias de filmes mais populares, envolventes e instigantes de todos os tempos, a trilogia Matrix. O primeiro filme Matrix foi uma aventura de ficção científica que desafiava os espectadores a questionar tudo sobre a realidade, a inteligência artificial e o significado da vida humana. Foi um filme intelectualmente estimulante, e as duas sequências também foram muitas vezes assim. Até os personagens principais, como Morpheus, pensaram muito nisso.

Para combinar com os temas sofisticados dos filmes Matrix, eles apresentavam alguns personagens inteligentes que usam suas habilidades arduamente conquistadas e inteligência para progredir. Os personagens humanos confiaram em suas mentes astutas para sobreviver à guerra contra a raça das máquinas, enquanto as máquinas ostentavam uma poderosa inteligência artificial para remodelar dois mundos diferentes de acordo com seus projetos. Outros personagens foram considerados inteligentes, graças às suas notáveis ​​​​habilidades em heróis coadjuvantes, como Neo e Trinity.

10 – Mifune liderou a resistência de Sião contra as sentinelas invasoras

O cidadão de Sião, Mifune, pode não ter sido um filósofo, hacker ou conspirador, mas mostrou a sua inteligência de outras formas. Ele era o comandante da Unidade de Pessoal Blindado de Sião, o que o tornou responsável pela defesa de Sião quando o exército de máquinas finalmente chegou em The Matrix Revolutions, de 2003.

Algumas cenas da trilogia Matrix original estabeleceram Mifune como um líder militar apaixonado e inteligente que preferiria morrer a ver Sião cair. Ele não foi escrito como um gênio tático, mas tinha as habilidades estratégicas necessárias para organizar uma defesa adequada e dar à humanidade uma chance de lutar quando o temido enxame de Sentinelas invadiu a caverna de Sião. Isso faz com que Mifune tenha uma classificação um pouco baixa entre os personagens mais inteligentes da franquia Matrix, mas ele ainda sabe o que está fazendo.

9 – Cypher vendeu habilmente sua própria equipe em Matrix, mas pagou por isso

Em Matrix, de 1999, o personagem chamado Cypher não se destacou muito no início, sendo apenas um dos vários tripulantes a bordo do navio de Morfeu, o Nabucodonosor. Cypher foi razoavelmente amigável com Neo quando eles se conheceram, mas então Cypher mostrou sua verdadeira face com seu esquema traidor.

Cypher vendeu sorrateiramente a tripulação de Morpheus ao Agente Smith em troca de uma vida felizmente ignorante na Matrix, e quase funcionou. Cypher pegou toda a tripulação de surpresa e matou a maioria deles até que os heróis o despachassem. Cypher tinha uma mente inteligente, mas a desperdiçou em traição a sangue frio.

8 – Niobe poderia sobreviver contra os agentes e navios pilotados com grande habilidade

A heroína coadjuvante Niobe fez sua estreia em The Matrix Reloaded, de 2003, como aliada de Morpheus. Ela foi escrita como uma personagem moderadamente inteligente e altamente habilidosa tanto no mundo real quanto na Matrix, começando com seu impressionante histórico de combate na Matrix. Somente um herói astuto poderia sobreviver lutando contra Seraph, os clones de Smith e outros Agentes.

No mundo real, Niobe era uma piloto experiente em várias naves, e claramente era preciso muita habilidade e inteligência para lidar com tais veículos. Ela poderia até manobrar uma nave pesada como o Mjolnir em terrenos apertados para escapar da ira das máquinas perseguidoras, enquanto qualquer outro piloto teria caído ou ficado preso. Claramente, Niobe estudou cuidadosamente os meandros dos navios avançados antes mesmo de se voluntariar para uma missão.

7 – Tank era o operador quando Neo se juntou à tripulação

Tank sorrindo em Matrix

Tank era um dos vários membros da tripulação de Morpheus quando Neo se juntou a eles no primeiro filme Matrix. Tank não causou uma forte impressão naquele filme, mas ainda era um membro simpático e competente da equipe de Morpheus, pelo menos. Como operador, era função de Tank supervisionar as aventuras da tripulação na Matrix e tomar decisões difíceis por eles se as coisas dessem errado.

Tank desempenhou bem suas funções durante o treinamento de Neo com Morpheus, e ele estava no comando quando a próxima missão na Matrix deu errado. Tank até lutou contra a traição de Cypher para salvar o que restava da tripulação, mas infelizmente ele teve que deixar o cargo de operador depois disso. Então, ele morreu antes dos eventos de Matrix Reloaded, encerrando para sempre o arco desse personagem inteligente.

Link chocado em Matrix

Em Matrix Reloaded, Neo conheceu o novo operador do Nabucodonosor, um homem animado chamado Link. Na verdade, ele tinha uma ligação pessoal com seu antecessor, sendo cunhado de Tank, tendo se casado com a irmã de Tank, Zee. Então, quando a trama do filme começou, Link se saiu bem como operador ao supervisionar as aventuras de Neo, Trinity e Morpheus no mundo digital.

Assim como Tank, Link provou o quão inteligente ele era com seus movimentos cuidadosos e precisos como operador. Ele ajudou a coordenar as ações dos heróis quando eles foram separados enquanto lutavam contra Agentes e a tripulação do Merovíngio, e também provou sua lealdade a Morpheus ao concordar em supervisionar o arriscado plano de rodovia de Morpheus. Tudo isso fez com que Link tivesse uma classificação moderadamente alta entre os personagens mais inteligentes da trilogia Matrix, embora os verdadeiros mentores ainda fossem mais inteligentes do que ele.

5 – O agente Smith continuou encontrando novas maneiras de caçar Neo

agente ferreiroO inimigo mortal de Neo, o Agente Smith, não era apenas um lutador poderoso que poderia ameaçar até mesmo pessoas como Morpheus. Ele também era um conspirador astuto que tinha todos os recursos e planos certos para encurralar os heróis uma e outra vez. Ele fechou um acordo com Cypher para derrubar a tripulação de Morpheus, quase conseguiu os códigos de Sião de Morpheus e encontrou uma maneira de retornar à vida digital em Matrix Reloaded.

O Agente Smith sofreu contratempos contra Neo e os outros heróis, mas sempre encontrou uma maneira de voltar mais forte e inteligente do que nunca, usando todos os recursos que podia na Matrix para acompanhar os planos de Morpheus. Ele até usou pressão psicológica e dispositivos de rastreamento contra Neo desde o início, antes de prosseguir para planos ainda mais sinistros.

4 – Neo era um hacker habilidoso e poderia traçar planos ousados

Neo em Matrix
Divulgação

O próprio protagonista, Thomas Anderson/Neo, foi o lutador mais forte dos filmes Matrix e também um dos mais inteligentes. Para começar, Neo era um hacker habilidoso que vendia programas ilegais para seus clientes duvidosos, e apenas um agente como Smith poderia descobrir a verdade. Nem mesmo o chefe de Neo sabia de sua vida dupla.

Neo acompanhou todas as ideias e planos sofisticados que outros personagens lhe contaram, desde a exposição do Arquiteto até a palestra de Morfeu sobre o deserto do real. Neo também poderia criar missões de resgate simples, mas eficazes, como quando salvou Morpheus de Smith. Além do mais, Neo poderia manipular a Matrix de maneiras únicas como The One, como o modo “Superman”.

3 – Morpheus comandou uma nave e compreendeu a filosofia avançada

Morpheus na trilogia matrix
Divulgação

O popular personagem Morpheus foi o guia e mentor de Neo durante os primeiros dias dos filmes Matrix. Morpheus não aborreceu os espectadores com sua exposição sobre filosofia e natureza humana – ele manteve Neo e o público envolvidos com seu diálogo redigido, mas profundo, sobre o deserto do real, a mente humana e muito mais.

Morfeu não era só conversa, no entanto. Além de suas palestras fascinantes, ele também apresentou algumas cenas de combate interessantes, onde provou que era um herói perspicaz e engenhoso. Ele poderia lutar contra muitos inimigos poderosos apenas com os punhos, armas de fogo básicas e uma katana. Morfeu também comandou sua própria nave, a Nabucodonosor, e sempre pôde tomar a decisão certa para sua tripulação, tanto na Matrix quanto no mundo real.

2 – O Oráculo viu tudo e sabia tudo

Matrix: 10 personagens mais inteligentes da franquia, classificadosNo primeiro filme Matrix, Morpheus levou Neo a um apartamento onde morava um programa especial: o Oráculo. O Oráculo era um programa altamente avançado até mesmo em comparação com os Agentes, tendo uma visão incrível da psicologia humana a ponto de prever o próprio futuro. O Oráculo ajudou a projetar a Matriz, depois foi para o exílio e começou a ajudar humanos libertados como Morpheus e Neo.

O papel único do Oráculo e a poderosa mente mecânica fizeram dela, de longe, uma das personagens mais inteligentes da série. Ela entendia perfeitamente a natureza do mundo e podia observá-lo fluir com um olhar magistral, mas não agia de forma presunçosa, ao contrário do Arquiteto. O Oráculo se apresentava como uma figura gentil e de avó que distribuía sabedoria, discernimento e palavras encorajadoras sem pedir nada em troca.

1 – O arquiteto poderia projetar mundos inteiros

O Arquiteto em Matrix
Divulgação

No meio de Matrix Reloaded, Neo conheceu um de seus maiores inimigos, o Arquiteto. Ele foi um programa altamente especializado que projetou toda a Matrix e, claro, apenas uma inteligência artificial verdadeiramente extraordinária poderia fazer tal coisa. O Arquiteto examinou de forma inteligente a psicologia humana para criar uma prisão virtual mais ideal para toda a raça humana.

Ao contrário do Oráculo, que era caloroso e acessível como um programa/personagem de elite, o Arquiteto era um programa frio, calculista e indiferente que proporcionava exposição a Neo com um vocabulário avançado. Não foi fácil acompanhar o que o Arquiteto dizia, mas seu papel impressionante no cinema e seu diálogo deixaram claro que ele não era o personagem mais forte da trilogia Matrix, mas definitivamente o mais inteligente e um dos mais importantes.

Confira também: O diretor do Esquadrão Suicida, David Ayer, fala sobre o público ‘torcendo pelas falhas’

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.

Criado e liderado por Marco Victor Barbosa, jornalista formado pela UniAcademia (antigo CES/JF), o site Jornada Geek foi fundado em 2012 sob o nome de Cinefagia. Em 2016 seu nome foi alterado, e ao longo de todos estes anos foi atualizado constantemente com notícias e textos sobre filmes, séries e games.