MULHER-MARAVILHA: As mudanças no uniforme da heroína

Mulher-Maravilha
Divulgação: Mulher-Maravilha

Basta tocar no nome Mulher-Maravilha e qualquer um se lembra rapidamente das cores azul e vermelho do uniforme da heroína. Mas, se ao longo das décadas presenciamos mudanças no jeito com que simples mortais se vestem, no jeito de se vestir em diversas profissões e até no jeito como esportistas de diferentes nichos.

Por exemplo: um jogador de futebol usa caneleira para se proteger de contatos na perna. Um jogador de futebol americano usa capacetes para proteção. Ainda, no caso de outros esportes como o poker, há um código de vestimenta – óculos escuros, por exemplo – que nos contam como os profissionais se vestem para ter vantagem ante seus oponentes. Para os super-heróis, não poderia ser diferente no mundo DC Comics. E a Mulher-Maravilha está entre os personagens da Marvel que passaram por diversas mudanças no seu uniforme, em 76 anos de existência da heroína.

Um dos filmes mais esperados de 2017, Mulher-Maravilha terá seu primeiro longa mundialmente lançado nos cinemas em junho. O primeiro pôster do filme, liberado em 2016, mostrou que novamente o uniforme da heroína passou por mudanças, especialmente feitas para o cinema.

Entre o famoso uniforme dos anos 70, da série de TV onde a personagem era interpretada pela atriz Lynda Carter, e o uniforme para o longa-metragem de 2017, as diferenças são grandes. Para o longa, o vermelho e o azul da roupa ficaram mais escuros. Nos pôsteres e trailers do filme, é possível observar que os detalhes da roupa e acessórios em ouro e prata  estão maiores e mais vibrantes, como pode ser visto nos braceletes, na águia e no W em seu cinto. As botas estão mais longas e agora aparecem acima dos joelhos.

Michael Wilkinson, que desenhou o novo uniforme da heroína, explicou ao site Comicbook.com que mudanças foram feitas mais com o objetivo de tornar o traje confortável e útil para as coreografias que a atriz Gal Gadot, que interpreta a Mulher-Maravilha, faz dentro das cenas do filme. Segundo Wilkinson, o vermelho ficou um pouco mais forte para representar séculos de sangue de inimigos congelados no tecido do uniforme. Ainda, de acordo com Wilkinson, o Laço da Verdade, acessório indispensável da heroína, também continua como parte do traje.

Esta não é a primeira mudança no uniforme da personagem. O traje oficial da Mulher-Maravilha já passou por dezenas de mudanças desde a sua criação, a primeira delas em 1942, apenas um ano após a heroína aparecer no universo da DC Comics.

Nos anos 1940, devido a uma sociedade mais conservadora, a Mulher-Maravilha vestia longos shorts. Já nos anos 1990, com a queda nas vendas dos quadrinhos da heroína, a solução – um tanto quanto questionável para os padrões atuais – foi colocá-la num pequeno biquíni: cada vez que o biquíni diminuía, as vendas aumentavam consideravelmente, o que manteve a personagem de biquíni por uma década inteira.

As clássicas botas vermelhas também já sofreram diversas mudanças. Em 1949 foram substituídas por sandálias do tipo gregas. Em 1959 a heroína apareceu de scarpins vermelhos. Em 1995 as botas, sempre de cano longo, foram substituídas por botas de cano curto. E em 2010 foram simplesmente retiradas, mas voltaram a aparecer no ano seguinte e continuam até hoje.

As longas e lindas pernas a mostra da Mulher-Maravilha também já foram alvo de mudanças radicais: em 1974, 2010 e 2015 a heroína apareceu vestindo leggings. Principalmente em relação a mudança de 2010, houve reações diversas sobre o novo figurino da personagem. Na época, o jornal New York Times especulou que o novo uniforme tinha a intenção de criar uma heroína mais globalizada, já que não dava tanto destaque ao azul e vermelho, as cores da bandeira dos Estados Unidos, e assim seria mais fácil conquistar públicos estrangeiros. Quem colocou a moça de leggings em 2015 foi Jenn Rahardjanoto, provavelmente a primeira mulher a remodelar o traje da Mulher-Maravilha para a DC.

O filme tem sido esperado com muita ansiedade pelos fãs e também por parte da mídia. O site Deadline.com, por exemplo, especula que o primeiro final de semana do lançamento terá arrecadação de cerca de US$ 65 milhões, se igualando a filmes como Thor e Capitão América: o Primeiro Vingador. Já o Thewrap.com, aposta numa arrecadação de US$ 100 milhões. Saberemos quem está certo em breve.

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Criado e liderado por Marco Victor Barbosa, jornalista formado pela UniAcademia (antigo CES/JF), o site Jornada Geek foi fundado em 2012 sob o nome de Cinefagia. Em 2016 seu nome foi alterado, e ao longo de todos estes anos foi atualizado constantemente com notícias e textos sobre filmes, séries e games.