Wandinha 1ª temporada | Crítica

Imagem da série Wandinha
Divulgação

Classificação:

Nota ótimo

Criada inicialmente como tiras de quadrinhos na década de 1930 pelo cartunista Charles Addams, ao longo dos anos A Família Addams foi conquistando um grande destaque na mídia ao ponto de ganhar adaptações para TV, cinema e teatro. Os maiores sucessos, como é de conhecimento, são os filmes da década de 1990 que tinham Raul Juliá e Anjelica Huston como os intérprete de Goméz e Mortícia. E agora, anos depois, esses personagens estão voltando a se destacar na mídia através do lançamento da série Wandinha.

A trama de Wandinha

Wandinha é uma série de mistério com toques sobrenaturais que acompanha a trajetória de Wandinha Addams (Jenna Ortega) sendo obrigada por seus pais, Gomez e Mortícia, a frequentar a Escola Nunca Mais após um novo incidente em seu antigo colégio.

Enquanto se muda para este novo local, que segundo sua família terá pessoas mais parecidas com ela, Wandinha tenta dominar suas habilidades psíquicas, acabar com uma monstruosa onda de assassinatos que aterroriza a cidade e resolver o mistério sobrenatural que envolveu seus pais 25 anos antes. E claro, além de tudo isso, ela ainda tem que lidar com relacionamentos complicados na Nunca Mais.

Wandinha expande o universo de A Família Addams

Enid e Wandinha em imagem da série da Netflix
Divulgação

Contando uma história nova, e tendo obviamente como foco a personagem Wandinha Addams, a série original da Netflix nos entrega diversos elementos interessantes através de detalhes da sua produção. E claro, tudo isso começa justamente pelo fato de que esta abordagem escolhida expande todo o universo conhecido por aqueles que são fãs de A Família Addams.

Ao longo dos 8 episódios da 1ª temporada, a série Wandinha nos leva para um reencontro com todos os membros de A Família Addams com muito cuidado e carinho. Suas características são mantidas, o seu humor está presenta através de cada uma das cenas, e a protagonista está incrível como sempre.

O roteiro da série é muito bem trabalhado em cima dessas abordagens clássicas envolvendo todos os personagens já conhecidos pelo público, e consegue ainda assim se aprofundar ainda mais em torno dos acontecimentos relacionados a Wandinha Addams.

Sua presença na Escola Nunca Mais é extremamente interessante, com o roteiro sabendo extamente o que desenvolver na personagem através da sua convivência com novos nomes no local e o grandioso mistério que gira em torno dos seus 8 episódios. E claro, alguns pontos acabam se destacando, sendo os principais deles suas relações com alguns colegas e também com outro personagem clássico: Mãozinha.

Vale ainda citar que o roteiro da série soube trabalhar também a introdução destes novos nomes que fazem parte do cotidiano de Wandinha neste novo ambiente, e que foi acompanhado brilhantemente por toda uma estética de figurino, criação de cenário, direção e fotografia para criar uma ambientação mais próxima o possível do que estamos acostumados em ver com A Família Addams.

Wandinha: uma escolha certa de elenco e personagens

Gomez, Mortícia e Wandinha em imagem oficial da série
Divulgação

Além de conseguir entregar uma ambientação certeira para este universo, a série Wandinha também conseguiu nos entregar persoangens que são extremamente interessantes através das atuações do seu elenco. E tudo isso começa justamente com Jenna Ortega, que parece ter simplesmente nascido para interpretar a filha de Gómez e Mortícia Addams.

Por falar nos seus país, o ator Luis Guzmán e a atriz Catherine Zeta-Jones entregam ao público suas próprias versões destes personagens clássicos de forma muito interessante. No caso de Guzmán, ele é muito mais parecido com o clássico Gómez do que o galanteadoe de Raúl Julia, enquanto Zeta-Jones bebe claramente nas diversas fontes das sua personagem embora tenha um ar mais dramático. Entretanto, assim como as atuações de Fred Armisen como Tio Chico e Isaac Ordonez como Feioso, eles fazem apenas participações especiais.

Além de Ortega, o grande destaque de Wandinha gira em torno do elenco que está presente no núcleo que cerca a Escola Nunca Mais. E todos eles, embora interpretando novos personagens, estão realmente excelentes em uma mistura de personagens e diversas classes como Lobisomens, Sereias, Vampiros, Metamórfos, e até mesmo Medusas. É realmente uma escolha no melhor estilo Addams, embora a protagonista ainda consiga ser mais estranha que todos ao seu redor.

Os destaques, neste ponto, ficam principalmente com Gwendoline Christie (Game of Thrones, Sandman) como a diretora Larissa Weems, Christina Ricci como Marilyn Thornhill, Joy Sunday como Bianca, e a carismática Emma Myers como Enid.

Vale a pena assistir Wandinha?

Imagem oficial da série Wandinha
Divulgação

Se você é um fã de A Família Addams, e acima de tudo da própria Wandinha, então certamente gostará de acompanhar a nova série da Netflix que conta com o envolvimento direto de Tim Burton. Embora nem tudo seja perfeito, a série ainda assim consegue entregar MUITO mais acertos que erros na trajetória da sua trama.

Acima de qualquer mistério que é desenvolvido através da sua trama, os elementos envolvendo os personagens e suas características são realmente o grande ponto alto deste projeto. E o mais importante: tudo isso é claramente um primeiro passo para o que ainda pode ser aproveitado deste universo, com a complexidade dos seus personagens tendo sido apenas arranhadas em momentos certos ao longo dos episódios.

Uma aventura foi apenas iniciada envolvendo todos esses novos personagens, e agora fica entre nós uma vontade ainda maior de acompanhar o cotidiano desta jovem tão diferente que terá cada vez mais que lidar com a presença de outras pessoas na sua vida. Mistérios, perigos, amizades, e até possíveis amores estão claramente cercando a vida de Wandinha Addams.

Uma coisa é certa:os Addams estão realmente de volta em um momento que pode ser muito interessante ver saus ideias deturpadas ganhando uma nova abordagem na mídia. E ao final de 8 episódios a única coisa que consegui sentir foi o início de uma grande saudade na espera por uma possível nova aventura de Wandinha e seus amigos.

Confira também:

Wandinha: Data de estreia e hora de lançamento na Netflix

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.

Amante de filmes, séries e games, criou o Jornada Geek em 2011. Em 2012 se formou em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), e a partir de então passou a fazer cursos com foco em uma especialização em SEO. Atualmente é responsável por desenvolver conteúdos diários para o site com focos em textos originais e notícias sobre as produções em andamento. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC ao mesmo tempo.