Dead or Alive 6 | Mantendo a essência da série

A sexta edição da série de jogos de luta da Team NINJA, finalmente chegou, com a KOEI TECMO GAMES como distribuidora. Mantendo a essência próxima à ultima edição da franquia, lançada em 2015, Dead or Alive 6 chama a atenção já de cara, com visuais deslumbrantes e um gameplay com lutas rápidas, mas com ênfase em estratégia e conhecimento do oponente.

Neste novo título, são introduzidos dois novos combatentes: O lutador de rua Diego, que entra no torneio para conseguir dinheiro em benefício da mãe doente, e a cientista NiCO, que utiliza ataques elétricos durante suas batalhas. Ambos se juntam aos personagens já introduzidos para somar o total de 27, sendo três deles disponíveis apenas por DLC, incluindo a ninja da série The King of Fighters, Mai Shiranui.

Ataque rápido, defenda rápido, pense rápido

Mantendo a tradição da franquia, Dead or Alive 6 envolve os personagens em arenas tridimensionais. Como a maioria dos jogos dessa categoria, os combatentes têm acesso a socos, chutes e agarrões, além de diferentes técnicas únicas, que refletem seu estilo de luta. Ninjas, como Kasumi e Hayabusa se utilizam de golpes rápidos e mágica de ninjutsu para atacar, enquanto praticantes de luta livre, como Tina e Bass usam golpes mais lentos, porém fortes e sequencias de arremessos especiais.

O grande diferencial da série são os Holds, ou golpes de contra-ataque. Ao apertar o botão de Hold, o personagem assume uma postura defensiva, que ira bloquear e contra-atacar imediatamente o golpe do oponente, revertendo o fluxo da partida. Porém, para que a técnica funcione corretamente, é necessário apetar uma direção correspondente ao golpe do oponente. Ou seja, além de prever que o inimigo vá atacar naquele momento, também é preciso desvendar qual tipo de golpe ele vai usar. Isso estimula o jogador a conhecer o estilo do personagem usado pelo adversário, além de observar o próprio jeito de jogar do jogador oponente, tudo isso em meio à alta velocidade em que as batalhas do jogo acontecem.

Dead or Alive 6
Diego é um dos novos lutadores da franquia (Foto: Divulgação)

Conhecer arenas também é parte importante da estratégia de luta. Muitas possuem “Danger Zones”, locais que desencadeiam cenas especiais quando um jogador é golpeado dentro de seu espaço. Esses eventos criam desvantagens ao lutador atingido, que recebe dano extra e fica aberto, temporariamente a ataques adversários. Por isso, também é necessário conhecer cada estágio e os perigos que ele apresenta.

Dead or Alive 6 apresenta uma nova ferramenta ao gameplay na forma do Break Gauge, uma barra que pode ser gasta para desbloquear manobras especiais de maneira tanto ofensivas quanto defensivas. Com metade da barra, é possível executar o Break Hold, um contra-ataque que defende qualquer golpe e deixa o inimigo vulnerável a um combo. Se optar por gastar todo o estoque do Break Gauge, o jogador obtém acesso ao Break Blow, um movimento ofensivo que causa grande quantidade de dano ao oponente. Dessa forma, adiciona-se mais um elemento de estratégia aos combates.

Dead or Alive 6
Armadilhas que podem mudar o rumo da batalha estão presentes nas arenas (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de tornar o game mais acessível a novatos, também foi implementado o Fatal Rush, uma sequência de combo automática que é feita apenas usando um botão especial.

De forma geral, o gameplay faz justiça ao que tornou a série popular com combates intensos e emocionantes que podem se reverter em apenas uma jogada correta.

Estrutura quase completa

Dead or Alive 6 oferece uma grande variedade de modos de jogo. Indo do modo Story, que conta os eventos do sexto torneio pelo ponto de vista de todos os personagens, que complementam a história um do outro com seus capítulos individuais, ao Arcade, Time Attack e Survival, comuns no gênero de luta. Há também o DOA Quest, que dá aos jogadores desafios especiais com cada personagem. Vencer batalhas confere dinheiro virtual, que pode ser gasto na customização dos lutadores, sendo a primeira vez que essa opção existe na franquia.

O título também conta com uma grande quantidade de tutoriais, disponíveis para cada combatente, ensinando combos básicos e avançados e navegando pela lista de golpes. Uma boa iniciativa para atrair novos entusiastas para a série.

Dead or Alive 6
Os gráficos foram atualizados e destacam golpes especiais (Foto: Divulgação)

Porém, enquanto a experiência offline está completíssima, o online peca. Há apenas a opção de batalha ranqueada, faltam opções básicas, como batalha local e lobby. O que machuca a qualidade da experiência. A desenvolvedora já afirmou que mais opções estarão disponíveis no final de março, mas não deixa de ser um erro grave.

Veredito

Dead or Alive 6 é um jogo que se esforça para manter a qualidade das edições anteriores. A essência do jogo permanece a mesma, com inovações interessantes que beneficiam ainda mais o elemento estratégico do gameplay, em meio à velocidade das lutas, que são a marca da franquia.

No entanto, há de se notar algumas faltas. Primeiramente na falta de um online completo. Com apenas uma modalidade disponível atualmente, em uma época em que a experiência é primordial nos jogos de luta. Também é possível observar questões sobre os personagens. Apesar do número satisfatório, nota-se a ausência de alguns lutadores que estavam presentes em vários dos jogos anteriores, como Leon, Gen Fu e Ein, além dos personagens das séries Virtua Fighter, Ninja Gaiden e Samurai Warriors, que fizeram participações especiais no game anterior. Resta verificar o que futuros DLCS trarão.

Dead or Alive 6 | Mantendo a essência da série

Dead or Alive 6 está disponível para PlayStation 4Xbox One e PC, via Steam, com o preço variando de acordo com a plataforma e a versão escolhida. Mídias físicas também chegaram para os consoles.

*Review elaborado usando a versão de PS4 do jogo. Cópia fornecida pela desenvolvedora.