DIGIMON NEXT ORDER | Amizades Virtuais

Digimon Next Order promocional
Fonte: Divulgação

Relembrando

Digimon Next Order é o novo game da série Digimon, inspirado e baseado no clássico Digimon World 1, para o Playstation 1. O jogo, lançado em 1999, fez parte da infância de muitos de nós. Mesmo que não fosse feito para crianças (era difícil, complexo e imperdoável), muitos jogaram e amaram, mesmo que não entendessem nada do que acontecia. Comigo, ao menos, foi assim.

Mas, agora, temos uma versão aprimorada desse clássico para jogar e, finalmente, compreender. O game está, para o bem e para o mal, dentro do que eu esperava, e é uma rendição, e homenagem fiel daquele que o inspirou.

Vamos ao que interessa!

Digimon Next Order combate
Fonte: Polygon

Começando a jornada

O começo do game é bem padrão. Escolhemos o sexo e nome de nosso personagem, colocamos um relógio digital e somos sugados para o mundo mágico dos Digimons.

Ao chegar, reencontramos dois grandes amigos: Wargreymon e MetalGarurumon. A reunião é curta, no entanto. Um Machinedramon enlouquecido ataca nosso grupo e entramos no tutorial de combate. Após uma rápida luta, nossos parceiros “morrem” e somos levados ao hub central do game, a vila de Floatia. Lá, o ancião Jijimon revive nossos amigos e nos explica que o inimigo que enfrentamos colocou a vila e todo o mundo em perigo. Ele nos pede para que investiguemos sobre e recrutemos mais digimons para ajudar o crescimento de Floatia.

A história é padrão, e um passo atrás se comparado com a trama excepcional de seu predecessor, Digimon Cyber Sleuth. Mas, tudo considerado, a trama funciona e é suficiente para nos dar objetivo e manter as coisas andando. Aliás, um aviso importante para os interessados. Esse game é muito diferente de Cyber Sleuth em trama e jogabilidade, então não podemos esperar experiências parecidas aqui.

Digimon Next Order desenho
Fonte: Divulgação

Treinando e criando

O maior foco do game não é a trama, combate ou exploração, mas sim criar, treinar e digievoluir seus Digimons. Eles tem necessidades como fome, cansaço e vontade de ir ao banheiro, e precisamos estar atentos à tudo isso se quisermos ser bons treinadores. Isso muda muito a dinâmica de jogo e a forma como enxergamos esse JRPG. Em Cyber Sleuth, por exemplo, ficávamos horas farmando experiência e itens de inimigos para evoluir. Tal qual no concorrente Pokemon, por exemplo.

Aqui, e isso mostra como o título é focado para um nicho específico de jogador, o foco é em criar e cuidar. Passamos mais horas treinando os bichinhos no ginásio do que explorando, lutando e fazendo quests, por exemplo.

Em minha experiência de jogo, posso dizer que 70% do tempo foi passado olhando a árvore de Digievolução e os status dos meus companheiros. Aqui, diferente de Digimon World, temos dois amigos na jornada, o que é bom e ruim ao mesmo tempo. O dobro de dano e ataques, mas com o dobro de gastos de recursos necessidades. Nesse aspecto, o game lembra muito aqueles tamagotchis que tínhamos quando crianças.

Digimon Next Order treinamento
Fonte: Divulgação

É importante observar isso, pois deixar os Digimons com fome ou cansaço demais pode levar a uma morte repentina. Cada um tem um tempo de vida determinado. Quando ele chega ao fim, o Digimon “morre” e retorna como um ovo, possuindo status melhores do que sua última encarnação. Isso garante que temos um crescimento contínuo e que cada versão é mais forte que a anterior.

Contudo, ver seu digimon forte e evoluído morrer é um pouco frustrante. Ainda que possamos pular fases e Digievoluir diretamente usando itens, mais para frente na história, a dor da perda é real. Somado ao fato de que a progressão da história depende de derrotar chefes, perder um Digimon forte pode ser bem frustrante e agarrar o andamento da história.

Explorando o Digimundo

Ao longo de nossas aventuras, temos de explorar várias regiões. Digimon: Next Order conta com planícies, desertos, vulcões, cidades, o padrão. É visível que o game é um port da versão de Vita, pois os gráficos são agradáveis, porém simples. Algumas texturas ruins aqui e ali, muita repetição de assets e vistas, etc. Contudo, os modelos dos Digimons são excepcionais. Temos muita variedade, ainda que alguns sejam apenas versões recoloridas de queridinhos como Agumon ou Gabumon

Digimon Next Order digimons
Fonte: Divulgação

Lutando

Assim como em Digimon World, somos coadjuvantes no combate. Os Digimons agem e se movimentam sozinhos, e nós somos responsáveis por torcer, curar e definir táticas. Usando o comando cheer ganhamos Order Points, que são usados para ordernar que o Digimon use algum ataque, use seu ataque especial ou faça um tipo de fusão. Ela gera um Digimon único, mais forte, que pode ser usado durante o combate. É bem diferente do que estamos habituados e eu, particularmente, não prefiro assim. Mas ajuda a reforçar o ponto de que somos treinadores, e que os Digimons tem suas personalidades e vontades próprias. O tema de batalha é bem legal, o que ajuda a tornar as lutas mais divertidas. Contudo, o combate é secundário, visto que ganhamos mais pontos em treinos do que lutando.

Resumindo

Digimon Next Order é uma ótima pedida para fãs da série e de RPGs com foco em criação de monstros, no geral. Com uma premissa e mecânica bem diferentes de seu concorrente, Pokemon, o game acrescenta muito ao gênero. Contudo, ele não é para todos. O foco em treinamento e gerenciamento de status e necessidades dos monstrinhos faz com que ele seja bem mais pesado e complexo, o que pode afastar alguns jogadores.

Também achei que dublagem ou legendas em português teriam sido muito boas. Isso ajuda para que todos possam aproveitar e entender bem a aventura em terras tupiniquins. Mas, tem algo muito bom aqui para aqueles que se disporem a cuidar bem de seus Digimons e encararem o desafio de lidar com o Machinedramon. Complexidades e cenários pouco trabalhados fazem pouco para tirar o brilho de Digimon Next Order, que é uma boa adição à coleção de jogos baseados na famosa série de Akiyoshi Hongo.

*Review elaborado usando a versão de PS4 do jogo. Cópia fornecida pela desenvolvedora.