JOGADOR Nº1 | Filme pode ser elegível ao Oscar de melhor animação

Imagem de Tye Sheridan
Divulgação: Tye Sheridan como Parzival / Wade Watts.

Após uma campanha promocional intensa, o filme Jogador Nº1 finalmente chegou aos cinemas na última quinta-feira. E desta vez, as notícias mais recentes já começam a colocar o mesmo no caminho das premiações.

Segundo informações do site The Hollywood Reporter, o longa liderado por Steven Spielberg estaria, inclusive, elegível a uma vaga na categoria de melhor animação ao Oscar.

A regra da Academia diz o seguinte:

“A animação não deve aparecer em nada menos que 75% do tempo de duração do filme. Além disso, um filme de animação narrativa deve ter um número significativo de personagens principais animados”.

Como se sabe, a adaptação do livro de Ernest Cline tem uma boa parte da sua narrativa animada, assim como também diversos personagens. Entretanto, isso seria inédito na premiação. Para se ter ideia, filmes como Mogli – O Menino Lobo e Avatar poderiam concorrer na categoria em questão, mas seus responsáveis não os consideravam animação. E com isso, é claro, não concorreram ao prêmio desta forma.

Entretanto, é interessante ressaltar que essa tal possibilidade sobre Jogador Nº1 surgiu por conta de outro filme da Walt Disney: o remake em CGI de O Rei Leão, já que este será lançado em 2019 e não deve contar com nenhum personagem humano na trama.

Agora, com o sucesso claro, só nos resta esperar para ver se Jogador Nº1 chegará ao grande prêmio do cinema com força para concorrer nas principais categorias e, até mesmo, na de animação.

Confira também: JOGADOR Nº1 | CRÍTICA

Na trama, o ano é 2045 e, como o resto da humanidade, o adolescente Wade Watts (Tye Sheridan) prefere mil vezes o jogo do OASIS do que o mundo real. Ele garante que esconde as peças de um puzzle diabólico cuja resolução leva à riqueza incalculável. A chave para o quebra-cabeça são baseadas na cultura do final do século XX e, por anos, milhões de seres humanos têm tentado encontrá-los, sem sucesso. De repente, Wade consegue resolver o quebra-cabeça e ganha o prêmio, e, posteriormente, deve competir contra milhares de jogadores para conseguir o troféu. A única maneira de sobreviver é ganhar, mas para isso terá que abandonar sua existência virtual e lidar com a vida e o amor no mundo real, que sempre tentou fugir.

A atriz Olivia Cooke (Bates Motel) irá interpretar Samantha Evelyn Cook/Art3mis na adaptação, enquanto o ator Ben Mendelsohn (Rogue One: Uma História Star Wars) viverá Nolan Sorrento, o vilão da adaptação. Simon Pegg viverá Orgen Morrow, co-criador da Oasis. T.J. Miller interpretará i-R0k, troll irritante que frequenta os fóruns do mundo virtual conhecido como Oasis. Mark Rylance (James Donovan Halliday)Hannah John-Kamen (F’Nale Zandor)Olivia Simone Kirby (Loretta) também estão no elenco.

Além de dirigir o longa, Steven Spielberg também assumirá a produção ao lado de Donald De Line, Kristie Macosko Krieger e Dan FarahZak Penn (X-Men 2, O Incrivel Hulk) será o responsável pelo roteiro da adaptação em parceria com Ernest Cline.

O Jogador nº 1 já está em exibição nos cinemas brasileiros.

Não deixe de acompanhar todas as novidades e atualizações diárias do Jornada Geek diariamente no facebooktwitter e instagram.

Amante de filmes, séries e games, criou o Jornada Geek em 2011. Em 2012 se formou em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), e a partir de então passou a fazer cursos com foco em uma especialização em SEO. Atualmente é responsável por desenvolver conteúdos diários para o site com focos em textos originais e notícias sobre as produções em andamento. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC ao mesmo tempo.