LEGO MARVEL SUPER HEROES 2 | Velhos bloquinhos com novos heróis!

LEGO Marvel Super Heroes 2 chegou no dia 14 de novembro trazendo mais um jogo da franquia para consoles e PCs. Porém, desta vez, temos novos recursos, como um gigantesco mundo aberto para ser explorado pelos diversos heróis do universo Marvel. Publicado pela Warner Bros. Interactive Entertainment, o título foi desenvolvido pela TT Games, LEGO Group e Marvel Entertainment e chega totalmente em português.

E como foi essa nova aventura dos super-heróis mais queridos do universo Marvel? Junte-se a nós e confira mais um super-review no Jornada Geek!

A história

Kang, O Conquistador, é um vilão clássico dos quadrinhos, e está aqui para fazer jus ao seu nome, dando a missão aos Vingadores e os demais heróis de não permitir que isso ocorra. Ele tem o poder de distorcer o tempo e dimensões, e isso é ótimo para a narrativa. Podemos ver diversas áreas como Asgard, Manhatan, Wakanda, tudo em um único jogo! Com diversos personagens transitando entre mapas que não estão habituados, como por exemplo, os Guardiões da Galáxia nos mapas de Nova Iorque, ou o Homem Aranha no universo de Thor!

LEGO Marvel Super Heroes 2
Foto: Divulgação

Com 20 cenários e diversos personagens, alguns conhecidos e outros novos, para colecionar e explorar, e ainda aprender algumas curiosidades sobre eles no menu bônus, LEGO Marvel Super Heroes 2 possui uma narrativa simples, de fácil entendimento para qualquer usuário não habitual desse universo de super-heróis, mas ao mesmo tempo, interessante por possuir um ritmo um pouco acelerado, com muitas batalhas, puzzles e diálogos.

Bloquinhos

Sempre fui fã dos jogos da franquia LEGO. Jogo desde os primeiros jogos de Star Wars para o Game Boy Advanced, passando por Senhor dos Anéis, Batman, Hobbit, Harry Potter entre outros, e nisso vi um ponto muito positivo que acompanha todos os jogos. Todos os jogos consistem em apresentar um grande leque dos personagens em seus respectivos universos, todos graficamente representado por bonecos de LEGO.

LEGO Marvel Super Heroes 2
Foto: Divulgação

A jogabilidade é a mesma para todos. Cada personagem possui sua habilidade correspondente e será utilizado ou requisitado pelo jogo em um certo momento. Assim o jogo praticamente força o jogador a utilizar todos, ou a maioria, dos personagens, tirando o papel de apenas um personagem do inicio até o final do jogo. É ainda mais divertido!

E o ponto alto de todos os jogos de LEGO está no humor e na fidelidade com a o universo com que o jogo foi inspirado. LEGO Marvel Super Heroes 2 tem um ótimo trabalho de dublagem, que fica ainda mais rico e divertido para jogar. Mesmo em uma situação de perigo, o game mostra-se bem leve com aquilo, graças aos gráficos, liberdade criativa que os desenvolvedores tiveram para o jogo e o público alvo, dando a clara impressão de que é como brincar de LEGO no ambiente digital.

LEGO Marvel Super Heroes 2
Foto: Divulgação

Veredito

Além do universo lúdico de LEGO, com toda a suas peças, bonecos, totalmente fiéis com os brinquedos físicos reais, o jogo trouxe uma outra experiência para o meio digital. O jogador, não apenas explora e joga o universo LEGO, mas também brinca de com seus personagens preferidos das franquias existentes nos jogos. Não é um jogo apenas para o publico infanto-juvenil, mas sim, um jogo casual que pode ser jogador sozinho, e contando um forte modo multiplayer cooperativo, tornando-o também um título familiar.

LEGO Marvel Super Heroes 2
Foto: Divulgação

Ao contrário de LEGO City Undercover e LEGO NINJAGO O Filme Videogame, todos os demais títulos LEGO são sempre sustentados por uma narrativa pré-existente da cultura cinematográfica. Isso é um atrativo a mais para que os amantes dessas franquias migrem ou experimentem esses jogos, colocando-os personagens em uma situação de humor, como se tudo fosse uma grande brincadeira com bonecos em bloco.

Porém, há uma faca de dois gumes nisso: o jogador sempre encontrará “o mesmo jogo”, com o visual adaptado a outra história. Os puzzles, as habilidades dos personagens, o jeito de derrotar os inimigos, são sempre padronizados. Isso pode ser bom, pois há jogadores que gostam das mesmas mecânicas, atualizando apenas mapas e DLCs, mas também pode ser ruim, por não apresentar novidades, sem arriscar em fazer algo ousado ou diferente do conhecido. Vejo isso como algo positivo e negativo ao mesmo tempo.

Nota bom

LEGO Marvel Super Heroes 2 está disponível em versões digitais para Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One e PC, via Steam, totalmente em português. No Brasil, o game também recebeu versões físicas publicadas pela WB Games Brasil para PS4 e Xbox One. No Metacritic, o título está com média de 73 pontos na versão avaliada.

*Review elaborada usando a versão de PS4 do jogo. A cópia física foi gentilmente cedida pela WB Games Brasil, para a realização dessa análise.