Conheça os principais torneios de e-sports para acompanhar ainda em 2023!

Os torneios de e-sports para acompanhar ainda em 2023
Foto: Banco de Imagens Gratuito

O ano de 2023 já entregou muito para o universo dos e-sports, principalmente com as fases classificatórias em grandes cidades e até finais já disputadas com taças distribuídas. A temporada também provocou alguns traumas dolorosos, como a queda da LOUD após uma péssima campanha no Valorant Masters Tokyo 2023. Porém, apesar de muita coisa já ter rolado, 2023 ainda está apenas na metade e reserva ótimos torneios para os fãs das modalidades; confira os principais para se planejar!

Como acompanhar o calendário de e-sports?

Em primeiro lugar, são muitos games diferentes para acompanhar ao longo da temporada, como Valorant, League of Legends, CS:GO e por aí vai. Dessa maneira, pode ser um pouco complicado ficar de olho em tudo. Porém, as casas de apostas podem ajudar bastante a monitorar as datas e se planejar para não perder as grandes finais.

Inclusive, o mercado de bettting tem sido um grande parceiro da indústria de games para a expansão do cenário competitivo ao patrocinar equipes profissionais e campeonatos. Por isso, as plataformas que oferecem os e-sports em seu portfólio de modalidades esportivas estão investindo pesado para prestar um serviço cada vez melhor para o público, não apenas em relação às odds, mas também com a disponibilidade de cobertura ao vivo e com imagens em live streaming das partidas das competições.

Por mais que em alguns casos os sites não consigam a transmissão dos torneios, além da ajuda com o calendário, o ao vivo dos confrontos traz em tempo real tudo o que acontece nas partidas. Geralmente, outras plataformas como as próprias donas dos campeonatos também podem ofertar o live streaming dos jogos. Assim, os fãs da categoria não costumam enfrentar grandes problemas para acompanhar as partidas e os resultados.

Programação para os principais torneios do segundo semestre de 2023

Veja os torneios das modalidades mais populares que ainda estarão em disputa no segundo semestre de 2023:

CS:GO e LOL

Imagem da etapa de junho de 2023 do CBLOL
Foto: Etapa de junho de 2023 do CBLOL. Divulgação: CBLOL.

A temporada de League of Legends é bem longa, trazendo o LDL Chinês com disputas de fevereiro a setembro. O LCS Verão dos EUA começou agora em junho e termina só em agosto. Outros torneios de verão também merecem atenção, como o LPLoL Verão de Portugal, o Europa Pro League e o LJL Verão 2023 no Japão.

A segunda etapa do CBLoL também continua com partidas de junho até o começo de setembro, com mais de três meses de confrontos. A grande atração é o World Championship, o Campeonato Mundial de LoL, entre outubro e novembro, reunindo os principais nomes da categoria.

Por sua vez, o cenário competitivo de CS:GO também é bem forte, sendo um dos grandes responsáveis para o aumento das premiações dos e-sports no mundo. Segundo a própria ESL, o ano de 2023 ainda reserva o ESL Pro League Session 18 de agosto a setembro em Malta e o IEM Fall em outubro.

O calendário do Challenger conta com etapas na Suécia e nos EUA. As grandes atrações são o Championship IEM Cologne na Alemanha de 25 de julho a 6 de agosto e a temporada 2 do ESL National Championship 2023 de outubro até dezembro com jogos na Europa, Ásia e América do Norte.

As etapas do BLAST também ocorrem em 2023, com o Premier Fall Groups começando as prévias em julho e com as finais mundiais de 13 a 17 de dezembro. Assim, os fãs de CS:GO podem ficar tranquilos que há muito pela frente.

Valorant, Free Fire e Call of Duty

O calendário da Riot tem as qualificatórias chinesas de 3 a 16 de julho. A temporada de Ascension também se encerra no mesmo 16 de julho. Já o grande torneio do Champions Los Angeles terá a rápida disputa de 6 a 26 de agosto, reunindo ótimos confrontos para os fãs da modalidade. O grande torneio da temporada de Free Fire será o FFWS, disputado em novembro com 18 equipes divididas em três grupos.

O World Series of Warzone 2023 é o Campeonato de COD que acontece durante o ano inteiro, com etapas em várias partes do mundo. As grandes finais estão marcadas somente para setembro, valendo a pena a atenção dos fãs da modalidade e dos apostadores esportivos.

Cartaz promocional de WSW de COD
Foto: Divulgação do cartaz promocional de WSW de COD.

Outros games

Além das principais modalidades, a temporada de e-sports ainda oferece bons campeonatos para os fãs e para os apostadores, como as competições de FIFAe. O The Bali Major de DOTA 2 está agendado para o final de junho, enquanto os torneios asiáticos da competição. O IESF World Championship é um dos maiores da categoria, agendado para agosto de 2023.

Outros torneios como o EVO Championship Series de luta acontece em agosto, igual o PUBG Mobile Global Championship de novembro a dezembro de 2023. A Copa do Mundo de Overwatch ainda acontece em junho.

O Mobile Legends: Bang Bang é um game mobile que figurou na lista dos 5 jogos mais assistidos ao longo de 2022 segundo a Esports Charts, sendo um verdadeiro fenômeno e criando o seu próprio cenário competitivo. O M5, Campeonato Mundial da temporada 2023, acontece entre novembro e dezembro.

O que esperar do futuro do cenário competitivo de e-sports?

O crescimento do cenário competitivo dos e-sports se dá com o fortalecimento das ligas organizadoras dos torneios. Atualmente, o League of Legends continua como o grande líder do streaming e ainda se coloca como a principal potência da modalidade. A Riot Games, dona dos direitos do LoL opera e regulamenta os campeonatos ao redor do planeta.

A empresa, inclusive, também é detentora da marca Valorant, que tem expandido o cenário competitivo nos últimos anos. O Valorant Champions Tour é a série global administrada pela Riot. O controle próximo da empresa sobre suas competições ajuda a centralizar as estratégias e favorecer a organização das ligas.

Campeonato mundial de lol na edição 2022
Foto: Campeonato Mundial de LoL, edição 2022. Divulgação: Riot Games

A ESL Gaming GmbH, responsável pelos torneios de CS:GO, também realiza um trabalho firme para expandir a marca ao redor do planeta. E a tendência é justamente a formação de grandes ligas pelas empresas detentoras dos jogos, criando etapas de diferentes níveis de profissionalização ao redor do planeta.

Como tornar-se um pro player?

Em primeiro lugar, o fã de e-sports que sonha em tornar-se um jogador profissional precisa escolher o game para buscar a carreira. Há histórias de pessoas que conseguem manter o alto nível em diferentes modalidades, mas o indicado é desenvolver as habilidades em League of Legends ou em CS:GO, por exemplo.

Nesse sentido, a captação de novos talentos também vai depender da franquia escolhida. O cenário competitivo de LoL, por exemplo, conta com profissionais focados em buscar bons nomes pela internet em partidas ranqueadas e em competições amadoras nos principais servidores.

Divulgação da equipe profissional da VIVO.
Foto: Divulgação da equipe profissional da VIVO.

O jogador que se destaca por certas habilidades ou mesmo pelos números de vitórias pode ganhar espaço na comunidade e ser notado pelos ‘olheiros’ das equipes nacionais. O CBLoL Academy é o espaço para a formação de novos atletas, e chegar até lá não é fácil, mas é um sonho completamente possível.

Para isso, desde o nível amador, é preciso ter dedicação e treinar continuamente para desenvolver as habilidades e se destacar. Conhecer pessoas e estabelecer bons contatos também é uma forma de conseguir chamar a atenção e pedir uma oportunidade em uma grande equipe brasileira, independentemente da modalidade.

Além disso, é importante ficar de olho no mercado e observar as mudanças e movimentações. De uma temporada para outra pode surgir uma nova franquia buscando atletas pelo mundo e criando seu próprio cenário competitivo. Por isso, a principal dica é seguir acompanhando o mercado dos e-sports!

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.

Amante de filmes, séries e games, criou o Jornada Geek em 2011. Em 2012 se formou em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), e a partir de então passou a fazer cursos com foco em uma especialização em SEO. Atualmente é responsável por desenvolver conteúdos diários para o site com focos em textos originais e notícias sobre as produções em andamento. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC ao mesmo tempo.