Resident Evil: qual é a melhor ordem para jogar os games da franquia?

Resident Evil 2
Foto: Divulgação

Simplesmente, um dos maiores clássicos da história dos games, Resident Evil é sem dúvidas um dos jogos mais famosos do gênero de terror. Mesmo que não tenha sido o pioneiro do tipo, uma vez que Alone In The Dark veio à tona em 1992, não há dúvidas de que a franquia Resident Evil se tornou a queridinha e mais famosa dos jogos de terror.

Produzida pela empresa japonesa Capcom e criada por Shinji Mikami, designer de games, a franquia teve seu primeiro jogo produzido em 1992 e lançado em 1996. Os grandes diferenciais do jogo foram o inventário limitado, as animações de carregamento do jogo e a visão de câmera fixa, que se altera de acordo com a posição da personagem.

De um modo geral, o enredo conta a história da investigação da Equipe Bravo, do departamento policial de Raccoon City, a respeito de acontecimentos macabros que assolam a cidade. A equipe, no entanto, desaparece de maneira misteriosa, e outro time, intitulado ‘Alpha’, é acionado para o resgate deles. Ao encontrarem o helicóptero da Bravo caído, a equipe Alpha é atacada e os personagens Chris Redfield, Jill Valentine, Albert Wesker e Barry Burton fogem para se abrigar em uma mansão. Lá, eles descobrem que a empresa Umbrella Corporation, de biomedicina, faz experimentos dentro de um laboratório secreto na mansão.

O primeiro jogo da franquia fez um sucesso estrondoso, vendendo mais de 2,75 milhões de unidades para PlayStation 1. O jogo conquistou o público, e não era difícil de encontrar fãs da série vestindo camisetas personalizadas de Resident Evil – coisa que perdura até os dias de hoje. Com tanto sucesso, logo um segundo jogo começou a ser produzido, e hoje a franquia já tem mais de 20 jogos disponíveis para serem jogados em consoles – desde PlayStation até Nintendo.

Qual a melhor ordem para jogar Resident Evil?

Na prática, não há uma ordem exatamente correta para se jogar Resident Evil, mas é recomendável que você siga a ordem cronológica do próprio jogo, isto é, seguindo a ordem da história. Por isso, a sugestão de ordem para que você comece a jogar Resident Evil é a seguinte.

Resident Evil 0 (23 de julho/1998);

Foca na missão da equipe Bravo antes dos acontecimentos do primeiro jogo, na Mansão Spencer. A equipe é enviada para investigar a recente onda de crimes canibais que estava acontecendo nas montanhas Arklay, na periferia de Raccoon City, momento em que Rebecca Chambers e Billy Coen precisam cooperar entre si para sobreviverem.

Resident Evil (24 de julho/1998);

Começa quando a equipe Alpha dos S.T.A.R.S., Serviço de Táticas Especiais e de Resgate da cidade de Raccoon, parte à procura da equipe Bravo, que perde o contato durante as investigações na floresta de Arklay. Depois de serem atacados,a  equipe busca refúgio em uma mansão tenebrosa, cheia de segredos e horrores.

Resident Evil 3 – Nemesis parte I (28 de setembro/1998);

Acompanha Jill Valentine em sua fuga das ruínas de Raccoon City, enquanto é perseguida pela implacável arma biológica Nemesis – que tem como objetivo caçar e eliminar os membros restantes dos S.T.A.R.S.

Resident Evil 2 (29 de setembro/1998);

Conta a saga da dupla Leon S. Kennedy, um policial novato a caminho de seu primeiro dia de trabalho em Raccoon City, e Claire Redfield, uma jovem que está na cidade à procura de seu irmão Chris, um dos heróis do primeiro game, que não dá notícias há um tempo.

Resident Evil 3 parte II (1 de outubro/1998);

Mostra os eventos que acontecem logo após o final de RE2.

Resident Evil Code Veronica (30 de dezembro/1998);

Começa três meses depois da destruição de Raccoon City, quando Claire vai até Paris em busca de seu irmão. Os eventos a levam a uma prisão na Ilha Rockfort, da Umbrella, seguido por um ataque à ilha que libera o vírus e transforma todos os seus habitantes em zumbis.

Resident Evil 4 (2004);

Volta a acompanhar Leon Kennedy, seis anos após os acontecimentos em Raccoon City. Agora, trabalhando como um agente do serviço secreto norte-americano, ele precisa resgatar Ashley Graham, a filha do presidente, que foi sequestrada por uma organização desconhecida.

Resident Evil 5 (2008-2009);

Chris Redfield continua na batalha contra a proliferação de armas biológicas e é levado à África, onde encontra seu maior inimigo, Albert Wesker.

Resident Evil 6 (2012-2013);

Marca o encontro de Leon S. Kennedy e Chris Redfield, que assumem a trama em conjunto com outros dois protagonistas, Jake Muller e Ada Wong, com quatro campanhas que se entrelaçam.

Resident Evil 7 (2014-2017);

Ambientado em uma cidade interiorana dos Estados Unidos após os eventos de Resident Evil 6, a história segue a busca do civil Ethan Winters por sua esposa Mia, que o leva a uma mansão agrícola aparentemente abandonada e habitada pela família Baker.

Note que há a indicação cronológica na qual a história se passa, para que você possa se guiar pela história. É importante ressaltar também que existem outros jogos considerados capítulos do jogo e que não foram considerados para a lista cronológica, pois são complementos dos acontecimentos da franquia.

Resident Evil Village (2021);

Após passarem pelos eventos traumáticos em Louisiana, Ethan e Mia vivem com sua filha, Rosemary Winters, em uma localidade misteriosa na Europa. Entretanto, essa vida pacata é abalada pelo surgimento de Chris Redfield, levando Ethan a uma misteriosa vila em busca de Rose.

Note que há a indicação cronológica na qual a história se passa, para que você possa se guiar pela história. É importante ressaltar também que existem outros jogos considerados capítulos do jogo e que não foram considerados para a lista cronológica, pois são complementos dos acontecimentos da franquia.

Confira também:

Xbox Game Pass: Microsoft anuncia jogos que chegarão em novembro

Não deixe de acompanha todas as notícias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitterinstagram e também no Google News.

Criado e liderado por Marco Victor Barbosa, jornalista formado pela UniAcademia (antigo CES/JF), o site Jornada Geek foi fundado em 2012 sob o nome de Cinefagia. Em 2016 seu nome foi alterado, e ao longo de todos estes anos foi atualizado constantemente com notícias e textos sobre filmes, séries e games.