REVERIE | Puzzles e ação

Reverie foi lançado no Brasil em maio deste ano, trazido pela EastAsiaSoft, com versões para PlayStation 4 e PlayStation Vita. Desenvolvido pelo estúdio neozelandês Rainbite, o jogo de ação-aventura nos coloca no controle de Tai, um garoto que se vê na obrigação de salvar a ilha de Toromi. Inspirado na lenda Maui e o Peixe Gigante, o título traz uma jogabilidade simples, baseada em The Legend of Zelda: A Link to the Past, com gráficos em 8 bits, mas tudo com toques de modernidade.

Mas será que é só de inspiração que vive Reverie? A resposta você confere agora, em mais um review do Jornada Geek!

Inspiração de onde?

Como citei no início dessa crítica, Reverie é um jogo de ação-aventura. No estilo top-down, assim como The Legend of Zelda: A Link to the Past, você precisa buscar um livro para o seu avô no porão de casa e acaba sendo imbuído de uma missão: salvar a ilha de Toromi de uma maldição envolvendo três irmãos, que morreram no local.

Essas referências em A Link to the Past serão visíveis na jogabilidade. Seja no HUD, na facilidade de escolher quais itens utilizar e até mesmo na resolução dos quebra-cabeças. Se você jogou Pokémon Red/Blue/Yellow também notará semelhanças na construção do mapa, das dungeons e da água. Um prato cheio para quem aprecia games em 8 bits!

Reverie
Gráficos lembram os primeiros jogos de Pokémon para Game Boy (Foto: Divulgação)

Gameplay ultrapassado ou atual?

Se as referências aos primeiros jogos de The Legend of Zelda são visíveis no campo gráfico, a jogabilidade escapa um pouco, mas não sem manter a essência. Os jogadores têm um bastão de críquete, uma pistola de dardos, um ioiô e uma pedra, cada um podendo ser equipado e com uma utilização ao longo da história, seja na história, seja para encontrar os colecionáveis espalhados pelo pequeno mapa.

A progressão é simples: ao obter cada item, o jogador também ganha novos locais para serem explorados. A máscara de mergulho, que te permite nadar, é uma das boas aquisições, já que permite explorar quase a totalidade do mapa de Reverie. Aos platinadores de plantão: os troféus são fáceis e rápidos de serem conquistados.

Reverie
O bastão de críquete vai ser sua principal arma no game (Foto: Divulgação)

Veredito

Eu poderia explorar mais o texto sobre Reverie, mas eventualmente acabaria voltando para os mesmos assuntos. O título é simples, e isso é refletido em seu preço e na sua jogabilidade. É algo que pode te prender por algumas horas, seja para terminar a previsível história ou para alcançar o troféu de platina, e só. Por sorte, com tanta inspiração em games clássicos, os jogadores irão se divertir na jornada de Tai.

Nota ótimo

Reverie está disponível somente para  PlayStation 4 e PlayStation Vita, por R$ 39,90 cada versão, sem cross-buy. No Metacritic, o game teve a média de 73 pontos.

*Review elaborado usando a versão de PS4 do jogo. Cópia fornecida pela desenvolvedora.

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem PS4, PSVR e PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, Red Dead Redemption 2 e The Last of Us completam o Top-5.