ROGUE TROOPER REDUX | A remasterização vale a pena?

Rogue Trooper é um jogo originalmente de 2006 que foi remasterizado para a geração atual de consoles. Desenvolvido pela Rebellion, o game chegou com o nome de Rogue Trooper Redux e aproveita os recursos gráficos atuais, proporciona aos jogadores a oportunidade de experimentar esse título de tiro em terceira pessoa, com alguns elementos de furtividade.

Mas Rogue Trooper Redux é tão bom quanto o original? Descubra o que achamos do jogo em mais um review no Jornada Geek!

A guerra

Rogue Trooper é ambientado no planeta Nu-Earth, no qual uma guerra civil entre Norts e Southers ocorre há décadas. Durante o confronto, armas químicas e biológicas foram usadas para matar milhares de seres e envenenar esse planeta. Para sua sobrevivência, as pessoas necessitam de trajes especiais para conseguir respirar no ambiente tóxico que foi criado.

Então os Southers, criaram uma nova tecnologia por meio da pesquisa genética: uma raça de soldados que são imunes a essa toxina do planeta, chamados de Genetic Infantry, ou G.I. Em uma missão, esses soldados foram surpreendidos por um G.I traidor que se uniu as tropas do Norts e apenas um soldado sobrevive, Rogue. Então, você busca por vingança como sua missão e motivação pessoal. É bom citar: a campanha de Rogue Trooper foi indicado ao prêmio BAFTA em 2006.

Rogue Trooper Redux
Foto: Divulgação

Rogue Trooper Redux é um shooter em terceira pessoa com algumas características de espionagem e stealth. E um detalhe que deixa o jogo mais difícil por isso. Ao derrotar um inimigo, eles não deixam munição ou algum item de cura. Somos obrigados a coletar algumas peças de objetos que são usadas depois para produzir armamentos, melhorias e mesmo os remédios para a cura. É similar ao que ocorre em The Last of Us, exceto que não encontramos itens nos inimigos. É necessário saber administrar bem seu inventário de itens, para dar espaço a outros na hora certa.

Remasterização

Lançado em 2006 para a PlayStation 2 e Xbox, o que vemos agora é um upgrade do jogo, feito com alguns ajustes para a geração atual, como texturas em alta definição e uma melhora na jogabilidade. O jogo não foi apenas atualizado. Todo o trabalho visual e sonoro foi refeito e muito bem executado, com muitos polígonos, oferecendo um realismo mais condizente com os jogos atuais.

Basicamente, Rogue Trooper Redux funciona bem, mantendo as mecânicas de movimento com as versão original, um pouco lenta. Você controla o personagem principal, realiza missões especificas e segue em frente. A liberdade de encarar os inimigos é bem interessante e depende da escolha do jogador em  calcular e armar uma estratégia eficaz, ou simplesmente chegar e atirar como se não houvesse o amanhã. Tudo isso com diferentes possibilidades de armamentos. Por fim, a versão remasterizada ainda traz dois modos cooperativos online, que podem ser jogados por até quatro jogadores.

Veredito

Dito tudo isso, é hora das considerações finais. Por mais que Rogue Trooper Redux seja um bom jogo, funcionaria melhor se fosse um arcade em primeira pessoa. Com uma estética bem peculiar e uma movimentação um pouco rígida, seria covardia comparar Rogue Trooper Redux aos jogos feitos especificamente para essa geração, com a mesma filosofia e gênero. Porém, sem dúvida, é um jogo respeitável para a época que foi lançado, e uma boa possibilidade para joga-lo novamente, principalmente pelo preço que se encontra. É um jogo bem divertido, rápido e interessante!

Nota bom

Rogue Trooper Redux foi lançado digitalmente para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC, via Steam, no dia 17 de outubro. Uma edição física também foi lançada para PS4 pela Sony Music no Brasil.

*Review elaborado usando a versão de PS4 do jogo. Cópia fornecida pela desenvolvedora.