SNK HEROINES TAG TEAM FRENZY | Surpreendentemente divertido na sua simplicidade

Quem gosta do gênero de lutas em vídeo games, provavelmente já escutou falar da SNK Corporation, empresa que ficou famosa graças a jogos como Fatal Fury, Art of Fighting e seu carro chefe, The King of Fighters, que teve sua última versão, The King of Fighters XIV, lançada em 2016.

Apesar do sucesso do título, a companhia resolveu esperar para lançar, junto à NIS America, uma próxima continuação, decidindo investir em uma iniciativa mais simples, casual e bem-humorada. Assim nasceu SNK HEROINES: Tag Team Frenzy. O jogo estará disponível para PlayStation 4 e Nintendo Switch a partir desta sexta, 7 de setembro.

O game traz as personagens femininas da SNK, que ao acordarem em um castelo misterioso, precisam lutar contra o misterioso vilão Kukri. O título passa a ideia de não levar a própria história a sério por meio de diálogos mostrados, com referências a personagens e jogos passados. Há de se observar que a caracterização das personagens, bem como o comportamento pervertido do vilão podem ser vistos como apelativos, apesar do título frequentemente tentar lidar com a questão em um tom mais ameno.

O gameplay

SNK HEROINES: Tag Team Frenzy requer que o jogador escolha duas personagens, que ocupam, respectivamente o papel de “atacante”, que serve como o personagem jogável e “apoiador” que ajuda o companheiro com itens do lado de fora da batalha. É possível trocar entre as posições a qualquer instante.

Ao contrário do que é comum em jogos de luta, é impossível terminar a batalha apenas drenando a vida do oponente, sendo necessário acertá-lo com um movimento especial chamado “finalização dos sonhos”. Tais golpes, assim como qualquer ataque especial drenam uma barra, que se enche bem lentamente, adicionando um aspecto de estratégia às lutas, já que é preciso coordenar os recursos das duas integrantes da equipe para poder causar mais dano ao inimigo.

SNK Heroines: Tag Team Frenzy
Foto: Divulgação

O arranjo de botões é simplificado. Existem botões para ataque fraco, ataque forte, golpe especial, defesa, agarrão e finalização dos sonhos. Em contraste com outras franquias da SNK, não é necessário fazer combinações complexas para acessar um movimento especial. A falta de sequer uma opção para isso, além do fato de não existirem golpes que precisem ser defendidos por baixo, como rasteiras, reforça o pensamento da empresa em criar uma atmosfera mais casual.

Não se engane, no entanto. O game possui várias ferramentas, como formas de deslocamento no ar, capacidade de entender combos com trocas de personagem e o uso de itens em meio a partida que podem dar um grau de complexidade, e de diversão surpreendente. O fato de cada lutadora possuir uma maneira de atacar diferente, cria possibilidades diferentes de sinergia na composição de duplas. Escolher uma apoiadora para complementar as técnicas da sua atacante, pode levar a combos devastadores e bonitos de ser ver.

SNK Heroines: Tag Team Frenzy
Foto: Divulgação

E vale a pena?

A jogabilidade permite chegar a resultados complexos com ferramentas simples, algo que pode agradar o jogador veterano. Ainda assim, uma opção que permitisse movimentos mais complexos e mais controle das personagens seria extremamente bem-vinda.

Existem 14 personagens disponíveis, incluindo uma versão feminina do popular Terry Bogard. E cada uma delas tem cenas e diálogos únicos no modo história ao serem colocadas de parceiras de outra lutadora específica. Isto, somado ao fato de ser possível customizar a aparência e frases ditas por elas usando dinheiro in-game, cria uma capacidade de replay notável. A arte é bem feita, e a trilha sonora animada, condizendo com o clima que o título tenta criar.

SNK Heroines: Tag Team Frenzy
Foto: Divulgação

Porém, ao se pensar que The King of Fighters XIV  foi lançado há dois anos e continha muito mais personagens, movimentos e possibilidades de estratégia, fica difícil recomendar aos usuários do PS4 SNK HEROINES: Tag Team Frenzy. Inclusive, das 14 personagens disponíveis, apenas duas não tiveram suas animações importadas diretamente do KOF XIV, sem nenhum movimento novo, o que nos leva a pensar que a companhia poderia ter se esforçado para garantir um elenco maior. Aos usuários de Switch, no entanto, essa é a única possibilidade, no momento, de curtir um título mais recente da SNK. Assim, talvez valha a pena conhecer.

Nota bom

SNK HEROINES Tag Team Frenzy estará disponível nesta sexta, 7, em versões físicas no varejo e digitais para Nintendo Switch, enquanto os donos de PlayStation 4 só poderão comprar a edição física limitada na loja online da SNK, ou a versão digital, pela PlayStation Store. O preço do jogo varia de acordo com a plataforma.

*Review elaborado usando a versão de PS4 do jogo. Cópia fornecida pela desenvolvedora.