Star Wars: Squadrons | Review – Vale a pena jogar?

Imagem do jogo Star Wars: Squadrons
Divulgação

Classificação:

Star Wars: Squadrons | Review - Vale a pena jogar?

Tendo sido iniciada durante a década de 70 nos cinemas, a franquia Star Wars desde o seu início conseguiu conquistar fãs ao redor de todo o mundo. Altos e baixo vieram desde então através dos seus filmes, mas a sua expansão para os games e tantos outros formatos sempre chamou atenção. Evoluções aconteceram, novas histórias foram apresentadas ao lado de tantos personagens em um universo extenso, e claro sucessos acabaram se tornando consequência. E agora, após o excelente Star Wars: Fallen Order, chegou o momento de conhecermos o seu novo capítulo com Star Wars: Squadrons.

A trama de Star Wars: Squadrons

Em Star Wars: Squadrons, você ira se alistar para pilotar caças estelares, entrando em cockpits de frotas icônicas tanto da Nova República quanto do Império. Planejarão estratégias com seus esquadrões na sala de operações antes de decolar para batalhas espaciais pela galáxia.

A trama principal ocorre é ambientada após os eventos da Batalha de Endor, quando a Aliança Rebelde conseguiu destruir a Estrela Da Morte II. Ao longo dos seus acontecimentos, aos poucos o jogador ou jogadora vai descobrindo o que significa pilotar um caça estelar, sob uma das duas perspectivas diferentes: servindo a Nova República no heroico Esquadrão Vanguarda ou lutando pelo temível Esquadrão Titã do Império Galáctico. Uma história autêntica que traz diversos personagens originais, além de participações especiais de alguns rostos familiares da galáxia de Star Wars. 

Você é o piloto, então prepare-se para a batalha

Um dos pontos mais claros que podemos destacar sobre Star Wars: Squadrons é: o jogo é totalmente em primeira pessoa. Ou seja, não espere nada além realmente do fato que você será jogado em missões, com algumas situações de briefing intercalando as mesmas. O propósito aqui foi deixado bem claro desde o início, então não existem enrolações em seu roteiro.

Dito isso, é válido destacar que esta colocação também cria uma certa nostalgia e emoção por estarmos novamente envolvidos em uma história da franquia Star Wars. Desta vez, é claro, controlando personagens inéditos e também customizados até certo ponto. No mais, os gráficos representam bem todos os aspectos da franquia com detalhes voltados principalmente para o interior das naves em que você controla ou de tantas outras que vão aparecendo na sua frente durante as suas missões.

Um estilo de jogo que será melhor aproveitado com o VR, mas diverte mesmo sem

Por conta de toda a sua ambientação e foco em primeira pessoa, é claro que Star Wars: Squadrons é um grande atrativo para aqueles que usam o VR. Afinal, com a tecnologia em questão você se sentirá extremamente mais imerso dentro da campanha que será realizada ao longo das fases que estão por vir. Entretanto, não ter ele também não é o final do mundo.

Squadrons está longe de ser perfeito. Entre as muitas ações, briefings e tudo mais, o jogo também uma perda de ritmo em certos momentos. Contudo, também acerta perfeitamente em outros. O ponto mais contagiante aqui é simples: trata-se de uma história de Star Wars, o que estimula a sua busca por respostas.

Vale a Pena Jogar Star Wars: Squadrons?

Esta é uma resposta complicada de ser entregue, já que acredito que o jogo consegue dividir o público em certos aspectos. Além disso, a limitação de primeira pessoa pode incomodar alguns usuários. Eu mesmo, por exemplo, teria gostado muito mais de Star Wars: Squadrons com uma opção de terceira pessoa, estilo a famosa franquia Ace Combat. E claro, também vale destacar os controles complexos que vamos conhecendo aos poucos. Uma coisa eu posso dizer: tudo na sua nave tem uma função que será usada em algum momento.

Contudo, se você é um fã da franquia Star Wars, com certeza terá vontade de comprar o jogo e aproveitar as muitas batalhas da Nova República contra o Império. Ao final de tudo, elas compensam realmente a experiência ao ponto de tornar esse jogo um título que agrada uma boa parcela de fãs da franquia. Aqueles que não gostam…bem, Fallen Order, Battlefront e tantos outros títulos que já foram lançados ou serão continuam por aí para conseguir agradar a todos.

*Texto escrito a partir da experiência no PlayStation 4, com o código fornecido pela EA Games.

Confira também: 

Xbox Series X | S ganha vídeo promocional para o seu lançamento

Cyberpunk 2077 é adiado para 10 de dezembro

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games do Jornada GeekAproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter e instagram.

Amante de filmes, séries e games, criou o Jornada Geek em 2011. Em 2012 se formou em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), e a partir de então passou a fazer cursos com foco em uma especialização em SEO. Atualmente é responsável por desenvolver conteúdos diários para o site com focos em textos originais e notícias sobre as produções em andamento. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC ao mesmo tempo.