Todos os atores que interpretaram o Batman (e por quanto tempo)

Kevin Conroy, o Batman de Robert Pattinson e o Batman de Michael Keaton na frente de outros heróis da DC.
Divulgação

Com o anúncio realizado há meses de que James Gunn e Peter Safran vão reiniciar o Universo DC, os fãs estão ansiosos para saber como seus super-heróis favoritos ficarão nas telas. Desde que o produtor confirmou que Batman irá ganhar um novo filme intitulado como The Brave and the Bold, os fãs já especularam diferentes atores que definitivamente poderiam assumir  o papel. E claro, eles também não podem deixar de olhar para trás e refletir sobre todos os atores que interpretaram o Batman antes.

Até 2023, 10 atores diferentes retrataram o Cruzado de Capa em filmes de live-action e na televisão. Alguns deles estrelaram suas próprias histórias, enquanto outros serviram apenas como convidados em um programa. Independentemente disso, cada atuação trouxe algo diferente para o herói. Suas performances são uma parte central do que tornou o Batman tão popular como é hoje.

E agora, logo abaixo você confere uma lista completa com esses atores.

10 – Lewis Wilson foi o primeiro ator a retratar o herói

Lewis Wilson posando como Batman
Divulgação

O ator americano Lewis Wilson é conhecido por ser o primeiro ator a interpretar o Batman na tela. Em 1943, ele estrelou Batman, dirigido por Lambert Hillyer. Ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, a série mostra Batman agindo como um agente americano tentando capturar o Dr. Daka, um agente japonês em Los Angeles.

Batman foi criticado em sua época por ser bastante ridículo, mas os fãs mais radicais agora sabem que isso foi crucial para o desenvolvimento da história de fundo do personagem. Por exemplo, apresentou Alfred, um dos aliados mais próximos do Batman, pela primeira vez. Ele também apresentou a Batcaverna, que continua sendo o covil do Cavaleiro das Trevas até hoje.

9 – O Batman de Robert Lowery não teve muito sucesso

Robert Lowery como Bruce Wayne ao lado de Robin
Divulgação

Em 1949, Robert Lowery sucedeu Lewis Wilson na segunda série do Batman, Batman e Robin. Ele estrelou junto com Johnny Duncan, que interpretou esta versão do Robin. O Batman de Lowery lutou contra o Mago (Leonard Penn), um vilão com um dispositivo elétrico interessado em pegar Batman e Robin.

Batman e Robin durou 15 capítulos, mas não teve muito sucesso. Foi amplamente criticada por seus diversos problemas, como trajes mal ajustados e erros de continuidade. A vibração óbvia de baixo orçamento da série tornou-a um grande fracasso. Como resultado, Lowery nunca foi chamado para repetir o papel.

8 – Adam West ficou famoso por seu papel como Batman

Adam West como Batman com as mãos na cintura

Quando se trata do Batman vintage, Adam West é o símbolo. Antes dos filmes e programas de TV de super-heróis estarem na moda, West estrelou um filme do Batman em 1966 e uma série do Batman de 1966 a 1968. Este programa – que colocou Batman contra seus vilões mais icônicos – teve 120 episódios e é um grande marco na carreira de West.

O ator americano já era conhecido graças a papéis como Cleander em Alexandre, o Grande e Dr. Clayton Harris em Petticoat Junction. No entanto, Batman tornou Adam West famoso internacionalmente. Após esse papel, ele foi até considerado para interpretar James Bond em Os Diamantes são Eternos.

7- Michael Keaton apresentou uma nova geração ao Cavaleiro das Trevas

michael keaton pode ser o batman principal da dceu
Divulgação: Michael Keaton como Batman

O primeiro Cavaleiro das Trevas da era moderna foi trazido à vida por Michael Keaton. O vencedor do Globo de Ouro interpretou Bruce Wayne e seu alter ego em dois filmes diferentes dirigidos por Tim Burton, Batman e Batman O Retorno. Até hoje, muitos anos depois, esses filmes são fundamentais para a história do Batman em Hollywood.

Tanto Batman quanto Batman O Retorno foram apreciados em sua época, mas não tanto quanto são hoje. O Batman de Keaton tornou-se icônico a ponto de até mesmo a última geração de fãs o reconhecer instantaneamente. Keaton também reprisou seu papel icônico no filme do DCEU, The Flash, marcando o que é provavelmente sua última aparição como o herói.

6 – Val Kilmer trouxe um toque de humor ao papel do Batman

Val Kilmer como Batman em imagens promocionais
Divulgação

Três anos depois de Batman: O Retorno, Joel Schumacher dirigiu Batman Forever. O filme serviu como uma sequência dos filmes anteriores de Burton, mas com outro Bruce Wayne. Keaton foi substituído por Val Kilmer, que interpretou um Batman diferente, desta vez lutando contra Duas-Caras e O Charada.

Felizmente, o Cruzado de Capa teve seu valioso companheiro, Robin (Chris O’Donnell). Batman Forever arrecadou mais que Batman: O Retorno, mas não foi tão bem com a crítica. Independentemente disso, a culpa nunca recaiu sobre Kilmer. Os fãs ainda concordam que ele é o Batman mais divertido, o que pode ser bom dependendo da perspectiva.

5 – O Batman de George Clooney tinha uma fantasia infame

George Clooney como Batman na Batcaverna
Divulgação

O ano de 1997 marcou a estreia de Batman e Robin, o quarto filme da primeira franquia Batman, dirigida por Joel Schumacher. Novamente, a saga teve uma mudança de elenco. Enquanto Chris O’Donnell reprisou seu papel como Dick Grayson, também conhecido como Robin, Bruce Wayne foi interpretado por George Clooney. Eles se juntaram a Alicia Silverstone no papel de Batgirl.

Embora George Clooney seja indiscutivelmente um dos atores de maior sucesso de seu tempo, seu Batman é geralmente considerado uma das piores representações do herói. Isso, combinado com o humor irreverente do filme e o hirrível uniforme do Batman (incluindo mamilos de borracha), não deu chance ao filme. Décadas depois, Clooney fez uma aparição surpresa como Bruce Wayne na cena final de The Flash, embora isso não deva levar o público a suspeitar que ele fará qualquer aparição futura na franquia em breve.

4 – Christian Bale deu vida à personalidade corajosa do Batman

Christian Bale como Batman em Batman Begins (2005)
Divulgação

Em 2005, anos após o fracasso de Batman e Robin, a Warner Bros. deu início a uma nova franquia do Batman. Escrita, produzida e dirigida por Christopher Nolan, a trilogia O Cavaleiro das Trevas logo se estabeleceu como imperdível quando se trata de filmes de super-heróis.

Isso teve muito a ver com a atuação de Christian Bale como Batman e todo o elenco envolvido nas produções. Bale foi incrível no papel porque conseguiu transmitir tanto o lado do Batman quanto a personalidade superficial de Bruce Wayne sem perder o ritmo. O ator conseguiu caminhar na linha tênue entre a escuridão e a luz que torna o Batman tão popular.

3 – Kevin Conroy dublou Batman durante anos antes de interpretá-lo no Arrowverse

Kevin Conroy em uma imagem dividida com Kingdom Come Batman
Divulgação

Kevin Conroy tem uma extensa filmografia, mas poucos trabalhos lhe renderam o amor do público como sua dublagem para Batman em dezenas de projetos diferentes. Mais tarde, ele admitiu que Batman o salvou durante um período muito sombrio de sua vida em uma história do DC Pride 2022 chamada “Finding Batman”. Conroy também retratou o personagem no Arrowverse.

Durante Crise nas Infinitas Terras, ele interpretou Bruce Wayne, inspirado no Reino do Amanhã, que veste um exoesqueleto para ajudá-lo a andar depois de passar anos lutando como vigilante. Esta performance foi o último trabalho live-action de Conroy antes de seu infeliz falecimento em novembro de 2022. Ele também deu a voz ao Batman no próximo jogo de 2024, Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça, que marca sua última atuação no papel icônico.

2 – Ben Affleck se tornou o Batman do DCEU

Ben Afflect como Batman diante das nuvens na Liga da Justiça de Zack SnyderEm 2016, Ben Affleck apareceu pela primeira vez como Batman em Batman vs Superman: A Origem da Justiça. O filme, que foi protagonizado por esses dois heróis icônicos da DC, recebeu críticas mistas, mas o desempenho de Affleck surpreendeu os críticos. Nos anos seguintes, ele reprisou o papel em outros filmes do DCEU.

O compromisso de Ben Affleck com o papel foi forte o suficiente para que ele planejasse escrever, dirigir e estrelar O Batman. Infelizmente, o astro teve que mudar suas prioridades devido a problemas pessoais. Antes de Gunn e Safran reiniciarem o DCEU, Affleck fez uma última aparição em The Flash.

1 – Robert Pattinson surpreendeu os fãs do Batman com seu desempenho sólido

The Batman é um dos filmes que serão lançados em março de 2022
Divulgação

Depois que Ben Affleck deixou o comando do filme The Batman, Matt Reeves assumiu o controle do projeto e escalou Robert Pattinson em 2019. A notícia foi recebida com dúvida e reações negativas devido ao preconceito anti-Crepúsculo nos fãs. No entanto, Pattinson provou o seu valor ao apresentar uma performance corajosa e robusta.

Como o próximo Batman do DCU será um Bruce Wayne mais velho, os fãs sabem que Pattinson não será escolhido para este papel. No entanto, Reeves já anunciou uma sequência para The Batman, e o próprio Gunn admitiu que este filme pode ser considerado um Elseworld do DCU. Dito isto, os fãs mal podem esperar para ver qual ator interpretará o Batman no futuro.

Confira também: Diretor de Palhaços Assassinos provoca série planejada para streaming

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.

Notícias Relacionadas

Jornada Geek
Jornada Geek
Criado e liderado por Marco Victor Barbosa, jornalista formado pela UniAcademia (antigo CES/JF), o site Jornada Geek foi fundado em 2012 sob o nome de Cinefagia. Em 2016 seu nome foi alterado, e ao longo de todos estes anos foi atualizado constantemente com notícias e textos sobre filmes, séries e games.

Jornada Geek + Lolja

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui