Diablo IV – Review | Vale a pena jogar?

Diablo IV imagem promocional
Divulgação

Classificação:

Diablo IV - Review | Vale a pena jogar?

Iniciada no ano de 1996, a franquia Diablo ao longo dos anos acabou se tornando um dos maiores títulos do gênero de RPG de ação para PC e Consoles. A mesma então passou a ser usada como exemplo para o desenvolvimento de novos títulos, enquanto por sua vez a Blizzard também seguiu trabalhando constantemente no lançamento de novos jogos. Agora, com um grande status para defender, e após muita espera do público ao longo dos anos mais recentes, o jogo Diablo IV foi finalmente lançado. Mas será que vale realmente a pena jogar? Descubra no texto abaixo.

A trama de Diablo IV

Ambientado 50 anos após os acontecimentos de Diablo III: Reaper of Souls, Diablo IV começa com a evocação de Lilith, a Filha do Ódio, de volta ao reino mortal de Santuário. As terras de Santuário estão infestadas de criaturas horrendas, e somente as almas mais corajosas poderão enfrentar a ameaça do caos.

Diablo IV abriga um vasto mundo aberto, que os jogadores podem explorar como uma de cinco classes: os Druidas, mestres da metamorfose, os ágeis Renegados, os Magos elementais, os violentos Bárbaros e os ritualistas Necromantes. Contudo, uma coisa é certa: não existe um caminho ideal.

Os jogadores escolhem como avançar, seja perseguindo Lilith obstinadamente ou explorando os cantos escuros de cada região enquanto desenvolvem as habilidades. As terras de Santuário são diversas, com diferentes ecossistemas e feras demoníacas, e os jogadores testarão a própria coragem atravessando cinco regiões com mais de 120 masmorras e dezenas de missões secundárias ao mesmo tempo que enfrentam Chefes do Mundo e libertam Fortalezas invadidas em um mundo aberto compartilhado e cooperativo.

Novos gráficos e uma mecânica de gameplay conhecida

Os gráficos e Gameplay de Diablo IV se destacam
Divulgação

Como a própria descrição acima já destaca, o jogo Diablo IV chega ao público tendo uma trama de história além de todo um universo para ser explorado. Entretanto, seguir ou não essa trama certinha dependerá apenas daquele que estiver guiando o seu personagem nesta jornada. A diversão disso tudo, é claro, envolve o fato de que cada um levará um tempo muito específico para terminar o jogo. Para se ter uma ideia, isso pode variar entre 34 e 150 horas.

Os gráficos de Diablo IV também merecem uma atenção quando falamos sobre o que foi entregue ao público pela Blizzard, já que o mesmo mantém características dos jogos anteriores, sendo o maior destaque aqui o posicionamento da sua visão em relação ao personagem. Contudo, obviamente, temos também evoluções sendo apresentadas através dos muitos detalhes de personagens e do mapa.

A verdade é que a empresa soube muito bem aproveitar o legado que construiu ao longo dos anos com a franquia em questão, reciclando os formatos necessários enquanto também trazia inovações para os seus personagens. A mecânica de gameplay, por exemplo, segue um modelo muito similar dos títulos anteriores. Sem grandes mudanças, mas ainda assim extremamente eficiente pela para a sua proposta.

5 classes e muitas builds para serem construídas

As 5 classes que você pode escolher em Diablo IV
Divulgação

Entre ajustes e também apostas em situações clássicas, Diablo IV trouxe para o público 5 classes que podem ser escolhidas. São elas: Mago, Necromante, Bárbaro, Renegado e Druida. Cada uma delas, obviamente, possui também características próprias em seu modo de jogo. E mais: é muito comum você também conseguir encontrar 2 ou mais personagens de uma mesma classe com jogabilidades totalmente diferentes.

O motivo principal para isso, obviamente, envolve a construição das builds que os jogadore e jogadoras vão construindo ao longo da sua trajetória. A minha experiência mais detalhada neste momento foi com o Druida utilizando uma build conhecida como Lobisomem-Tornado. Até fiz algumas modificações ao longo da minha história, mas no geral esta me agradou na classe escolhida.

É interessante ainda destacar dois pontos neste tópico: o primeiro é que você não pode trocar de classes ao longo da sua história, a não ser que crie um outro personagem e faça tudo do início. O segundo é que caso não consiga fazer a build que está construindo funcionar, você tem a possibilidade de retomar a sua construção do 0 redistribuindo os seus pontos de habilidade. O custo para isso são uma quantidade de moedas de ouro que será determinada pelo jogo, mas que também não afeta tanto sua decisão sobre este aspecto pelo fato de que é simples farmar mais moedas.

 Outro ponto que merece MUITO ser citado aqui é: tente não vender as armaduras e armas que você encontra ao longo do jogo. A melhor solução neste caso é a de reciclar as mesmas, já que assim você terá material para melhorar o equipamento que está usando.

Diablo IV consegue divertir em campanhas solo ou multiplayer

Montarias em Diablo IV
Divulgação

Enquanto muitos jogos atualmente focam somente em campanhas solo ou no modo multiplayer, e quando contam com os dois formatos algum deles sempre saí prejudicado, Diablo IV consegue entregar de forma justa os dois formatos. Por muito tempo da minha campanha, por exemplo, acabei jogando sozinho e me diverti po muitas horas.

Por sua vez, o modo multiplayer também não deixa nada a desejar. Jogar com amigos conseguiu ainda revigorar o meu interesse em no futuro criar personagens de outras classes. Além disso, em caso de jogar com amigos e em um clã você ainda tem um bônus interessante de XP para aqueles que não tem muita paciência para subir o nível de seus personagens de forma mais lenta.

Ao final da experiência, o que posso certamente afirmar é que Diablo IV consegue agradar em todas as suas propostas apresentadas.

Vale a pena jogar DiabloIV?

A build do lobisomem-tornado em Diablo IV
Divulgação

Seja você um fã antigo da franquia, ou alguém que está tendo curiosidade por ela somente neste momento, o que posso declarar é que Diablo IV vale sim o investimento do seu tempo e dinheiro. Sim, é um jogo com um valor elevado de investimento, principalmente se você for pegar a versão mais cara, mas devemos levar em consideração o conteúdo entregue.

A história tem um volume de horas interessante, o mapa é grande o suficiente para muitas explorações, o modo multiplayer compensa, e além de tudo expansões já estão em desenvolvimento. Diablo IV é aquele tipo de jogo que será alimentado pela Blizzard possivelmente por anos, o que faz o investimento valer a pena. Além disso, o seu primeiro passe de batalha está chegando em breve.

Toda essa questão de custo benefício, somadas com as característiccas positivas de Diablo IV que citamos ao longo do texto fazem com que ele acabe valendo muito a pena. A Blizzard acertou em cheio mais uma vez no desenvolvimento do novo título de uma das suas principais franquias, conseguindo apresentar uma grande evolução ao lado de pontos já tradicionais.

A minha única reclamação aqui envolve justamente os servidores, já que se você quiser jogar com amigos de outras plataformas irá perceber alguns travamentos mais frequentes. No mais, os aspectos deste novo jogo são todos muito positivos já em seu lançamento, e isso já faz com que ele se apresente também como um dos melhores do ano até aqui. Então o mais indicado, ao meu ver, é se preparar para a batalha em Santuário com ou sem aliados.

*Texto escrito através da experiência em um Xbox Series X com código enviado pela distribuidora.

Confira também: Starfield: Bethesda revela diversos detalhes do jogo no Xbox Showcase

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.

Amante de filmes, séries e games, criou o Jornada Geek em 2011. Em 2012 se formou em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), e a partir de então passou a fazer cursos com foco em uma especialização em SEO. Atualmente é responsável por desenvolver conteúdos diários para o site com focos em textos originais e notícias sobre as produções em andamento. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC ao mesmo tempo.